quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Azores Trail Run- Triangle Adventure, o privilégio de correr uma prova única no mundo

IV EDIÇÃO DO EVENTO DECORREU NOS DIAS 5, 6 E 7 DE OUTUBRO

AZORES TRAIL RUN – TRIANGLE ADVENTURE OU O PRIVILÉGIO DE CORRER UMA PROVA ÚNICA NO MUNDO

Foto: Paulo Gabriel

As ilhas do Pico, São Jorge e Faial receberam, no passado fim-de-semana, a quarta edição do Azores Trail Run  – Triangle Adventure, prova de trail running por etapas realizada em três dias consecutivos, em ilhas diferentes, explorando da melhor forma as potencialidades das ilhas do Triângulo para a prática do trail running. O grande vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adventure foi um atleta faialense, Dário Moitoso, que completou os cerca de 100 km das três etapas da prova com um total acumulado de 09h04m50s.

Este ano um dos maiores desafios à organização e aos atletas foram as condições meteorológicas, bastante adversas na primeira etapa, na sexta-feira, levando à decisão de cancelar a subida à montanha do Pico. Mesmo sem a subida ao ponto mais alto de Portugal, os atletas enfrentaram muito frio e nevoeiro até à chegada à Casa da Montanha, onde foi fixada a meta do trail “From Vineyards to the Mountain”.

No dia seguinte os atletas enfrentaram uma durissíma viagem de ferry até São Jorge, para o "Fajãs Trail”, que deslumbrou os participantes com as paisagens características da terra das fajãs, com destaque para a mítica meta na Fajã dos Cubres, considerada uma das maravilhas de Portugal.

Foto Paulo Gabriel

No domingo o sol deu um ar da sua graça para a terceira e última etapa, no Faial, com a “Volcanoes Marathon”, ao longo de 42 km entre o Vulcão dos Capelinhos e a cidade da Horta.

No final, a organização fez um balanço muito positivo deste evento, com o diretor de prova, Mário Leal, a realçar o ambiente hospitaleiro e de camaradagem que por estes dias se viveu: “mais do que desfrutar das magníficas paisagens das ilhas do Triângulo,esta prova permite aos atletas experienciar de forma única o calor humano das gentes dos Açores, graças ao empenho extraordinário dos voluntários que prestam apoio, e viver um ambiente de grande camaradagem entre eles, pois estão juntos não apenas durante a prova, mas nas viagens de barco, nos jantares... É, verdadeiramente, uma prova única”, realça.

A Triangle Adventure é, também, um importante meio de promoção do destino Açores no mercado turístico ligado ao desporto e à natureza, e é nessa sua vertente que ela mais sucesso faz já que os 140 atletas registados vinham de 14 países diferentes. (Portugal, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, Roménia e Suécia).

O grande vencedor do Azores Trail Run – Triangle Adventure foi o atleta faialense Dário Moitoso, do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), que completou os cerca de 100 km das três etapas da prova com um total acumulado de 09h04m50s. Seguiu-se Luís Fernandes, do Clube de Praças da Armada, e José Batista, também ele do CIAIA. Nas senhoras, destaque para a disputa entre Fanny Borgström, da Salomon, e Inês Marques, com a portuguesa a levar a melhor sobre a sueca por apenas cerca de 2 minutos. O pódio feminino ficou completo com a faialense Tânia Jorge (Runners à Ventura).

A Triangle Adventure é uma prova com a chancela Azores Trail Run  , que conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores. Destacam-se ainda os apoios da Associação de Municípios do Triângulo, Atlânticoline, Click Saúde e Bem Estar e Martipereira.

Agora, o próximo desafio da marca Azores Trail Run  acontece já a 24 de novembro, com a realização do Extreme West Atlantic Trail, na ilha das Flores, que acolhe a Taça Nacional de Trail
2018.