Gostava de começar a correr? Eis os passos para passar à prática
O atletismo e a corrida são modalidades exigentes. Antes de começar a praticar qualquer tipo de corrida, seja um sprint ou uma corrida de fundo, precisa de muito tempo de preparação, esforço e paciência. Hoje vamos tentar explicar o processo que deve seguir passo a passo.
1.Comece por caminhar.
Antes de começar a correr, comece a caminhar. É importante aumentar a sua resistência e começar a caminhar cada vez mais rápido. Se já costuma caminhar, tente intercalar entre corrida e andar a pé. Comece com 1 minuto de corrida e 4 minutos de caminhada e vá aumentando progressivamente o tempo de corrida. O objectivo é começar a correr mais doque caminhar.
2. Ouça o que seu corpo lhe diz.
À medida que começa a ganhar resistência, ouça o que o seu corpo lhe diz. Treine os músculos pouco a pouco, em vez de esforçá-los! Não comece a correr grandes distâncias antes de se sentir preparado/a, nem mais rápido do que o seu corpo consegue aguentar.
Caso contrário, arrisca-se a ficar lesionado e a parar o seu progresso.
3. Nunca menospreze o equipamento.
Muitas pessoas tendem a desvalorizar o equipamento necessário para começar a correr. Mas quando já está numa fase em que pretende correr a sério, é indispensável investir num bom par de sapatos de corrida. Devem ter a sola imaculada (já que os sapatos gastos não dão o mesmo apoio e podem causar lesões) e fazer com que nenhuma parte da perna ou do pé esteja em esforço.
4. Encontre uma rota segura e confortável.
À medida que corre cada vez mais tempo, é importante procurar rotas que sejam confortáveis e seguras para si. Muitas vezes, a corrida em estrada tem riscos acrescidos.
Tente procurar um local onde haja uma faixa para correr e com pouco trânsito. Se estiver a correr distâncias curtas, procure um estádio com pistas próximo de sua casa.
5. Ganhe postura.
A partir daqui, o mais importante é melhorar a sua postura. Os cotovelos devem estar dobrados a 90ºC e os ombros devem estar relaxados. Evite olhar para os pés e tente olhar para o horizonte. Um personal trainer pode ajudar com esta etapa, se precisar de ajuda. Por fim, a última dica: aprenda a saber quando é que tem de parar.