terça-feira, 17 de maio de 2022

Ultra Runner Armando Teixeira desafia a conquistar a Estrela

 Ultra Runner Armando Teixeira desafia a conquistar a Estrela



O ultra runner e mentor do Estrela Grande Trail (EGT), Armando Teixeira, desafia todos os apaixonados pela natureza e pelo desporto a conquistar a Estrela no próximo fim-de-semana (20 a 22 de maio). Da elite às atividades para toda a família, o EGT promete dar a conhecer o que a Serra tem de melhor.





Já está tudo preparado para receber os atletas e as famílias que aceitaram o convite do ultra runner e mentor do Estrela Grande Trail (EGT), Armando Teixeira. De 20 a 22 de maio, Manteigas será o ponto de partida para dar a conhecer a região da Serra da Estrela, num programa que alia a competição ao desporto de natureza em família.

Recordando como tudo começou, Armando Teixeira partilha: “A Estrela numa parte da minha vida, foi a minha segunda casa, o local onde eu passava semanas, dias e horas a treinar. Sempre tive a ambição de partilhar com os meus amigos o local onde eu treinava, pelo que comecei a fazê-lo através da organização de Trail Camps. Mais tarde, surgiu a ambição de organizar um evento que dignificasse a Serra da Estrela, um local com um potencial enorme, pelas suas gentes, pelos seus costumes, pelas suas tradições, pela gastronomia e pela sua orografia única.”



Desta vontade, com o apoio de amigos, familiares, autarquias e parcerias, Armando Teixeira conseguiu “criar um evento de coesão territorial, no qual tem sido possível mostrar aos amantes de trail, a beleza e a imponência da Serra da Estrela e fazer deste evento uma atração nacional e internacional”. Conquistados os desportistas, que começaram a ir ao evento acompanhados pela família, a organização do EGT quis mostrar que na Estrela há lugar para todos.

Foi assim que se juntaram aos 80, aos 49 e aos 21 km, a caminhada e, mais tarde, o Kids Trail. “Este ano, a Associação Geopark Estrela irá assegurar atividades paralelas ao evento para todos”, explicou Armando Teixeira, que reforçou o facto de, nesta edição, além de os percursos passarem por locais naturais incontornáveis nesta região – como a fenda da Nave Mestra, o Poço do Inferno, a Nave Santo António e o enorme Vale Glaciar do Zêzere –, os participantes vão estar ainda em contacto com as atividades locais, passando por fábricas de borel, por exemplo.

Para quem vai competir, Armando Teixeira, deixou o conselho: “Como em qualquer outro desporto, não existem fórmulas milagrosas para o sucesso, mas sim a necessidade de treino, de toda uma preparação e estratégia e muito respeito pela própria Serra da Estrela.” Já para quem vai aproveitar o fim-de-semana em família, o organizador e ultra runner convidou: “Aproveitem o EGT para conhecer a Serra da Estrela, a natureza, os trilhos, as gentes, a cultura e, claro, a gastronomia.”


Guia de para aproveitar a Serra em anexo.