domingo, 26 de abril de 2009

IV Corrida do Sport Lisboa e Benfica












Realizou-se hoje 26 de Abril às 10H:00 a IV Corrida do Sport Lisboa e Benfica. Com partida junto ao Hospital dos Lusíadas (Avenida Lusíada), a prova de 10 quilómetros com o ponto alto a passagem junto ao relvado do Estádio da Luz, terminando junto à estátua do rei Eusébio, na "catedral".

Esta corrida, coincidiu uma das cinco mais importantes maratonas do mundo, a maratona de Londres que é uma grande celebração anual desportiva da cidade, transmitida ao vivo pela televisão para diversos países que eu e o Hamilton tanto planeamos fazer este ano, seria uma excelente oportunidade para estar com o nosso irmão mais novo que já está de regresso após férias no EUA e México e assim conhecermos a capital anglo-saxónica correndo pelo Palácio de Buckingham, Big Ben,Tower Bridge...mas segundo fiquei a saber a inscrição é difícil e chega a ser mais cara que as passagens de avião pelas low-cost ... e com a crise anunciada pode ser que seja no próximo ano.

Mas agora não vale a pena estar com lamechices, até porque também não temos preparação suficiente para fazer tamanha distância, e sendo assim fomos fazer a corrida do Glorioso, com cerca de 6000 atletas, segundo dados da organização a cargo do clube.

No post anterior, Corrida do Metropolitano, tinha referido que no ano passado a prova tinha sido decepcionante, desde o chip de cronometragem não funcionar, falta de água nos abastecimentos, enfim considerei a pior prova do calendário, este ano a qualidade já está mais de acordo com a grandeza desta instituição, mas é minha opinião que ainda têm uma boa margem para melhorar e tornar-se uma prova clássica.

Gostei do circuito citadino ligeiramente alterado , desta vez a água até sobrou, o chip de cronometragem funcionou ou não estivesse associado à Xistarca, a massa humana de corredores amadores, misturados com atletas de elite como a Vanessa Fernandes, Marisa Barros, José Ramos e o presidente Luís Filipe Vieira deram um ar de festa à competição.

Nestes moldes, no próximo ano voltarei a suar a camisola, e no final até tive direito à minha primeira massagem relaxante após terminar uma corrida e como agradecimento ofereci os dois bilhetes com desconto de 50 por cento à prestável e simpática massagista, o jogo com o Marítimo é a noite e prefiro o aconchego e o calor do sofá !

A prova correu-me de feição, evidenciando uma nítida melhoria de forma, voltei a ver os amigos de Cascais, Gregório que está em grande, João Fandango que insiste em correr lesionado e no final deu uma entrevista à televisão e o Gilberto Silva, que não perde uma, foi na sexta-feira ao G.P Rui Silva, ontem a Corrida da Liberdade e hoje a do Benfica.

Próxima corrida: 10 Km Del Monte em Caxias terra onde mora atleta/colega Lurdes Alves! O almoço já está prometido, visto que própria disse que o percurso passava à porta de casa.



domingo, 19 de abril de 2009

XVIII Corrida do Metropolitano de Lisboa





Considerada como uma das provas clássicas, já reconhecida no panorama do Atletismo Nacional, com organização a cargo dos CCD Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa e apoio técnico da Xistarca, contou com a participação de conceituados atletas nacionais e estrangeiros da especialidade, a XVIII CORRIDA DO METRO, é uma corrida pedestre, que se desenvolve em estrada numa extensão de 15.000 metros(certificado pela CNEC).

Desde a 1ª. edição desta prova citadina, o Metropolitano têm como objectivo traçar o percurso onde se localizem estações do Metro, e como cada vez vai-se alargando a dimensão das linhas que já abrange a periferia o percurso quase todos os anos altera-se, tornando a prova sempre inovadora e alternativa, onde as inscrições esgotam com facilidade.

Com partida marcada para as 10H:00, junto à estação do Metro Sete Rios, em frente do Jardim Zoológico e da Sede do Metropolitano de Lisboa o percurso realizou-se no interior da cidade das Sete Colinas, junto às estações de metro Colégio Militar, Carnide, Pontinha (linha Azul), Campo Grande (linha Verde), Entre Campos, Campo Pequeno, Saldanha, Picoas e Marquês de Pombal (linha Amarela), Restauradores (linha Azul) em direcção ao Rossio (linha Verde), com chegada na Praça D. Pedro IV.

Deixei tudo preparado na véspera com é meu hábito, para não faltar nenhum detalhe, contudo de manhã tive logo um contratempo quando parei no posto de abastecimento para comprar o jornal e folhear outros tantos...ao colocar a chave na ignição o carro insistia em não pegar, felizmente como tinha o telemóvel que considero como supérfluo e nem sempre estou com o mesmo, foi bastante útil liguei para o meu irmão que deslocava-se para o ponto de encontro, estacionamento do metro do Srº. Roubado, para ajudar-me a empurrar o carro, após este ligeiro incidente "aquecimento" o carro decidiu começar a andar e mudamos de plano, deixamos os mesmos em Telheiras, para ir ter com o Rui Gameiro que nos esperava pacientemente no Marquês de Pombal, após termos chegado atrasado.

O tiro de partida foi dado à hora marcada, trajecto acessível, com o tempo a ajudar e após uma semana incerta, o Sol resolveu cooperar, no levantamento dos dorsais assim como durante e final da prova consegui estar com amigos/atletas já habituais e conhecidos nestas andanças. Mais uma vez não consegui ter o previlégio de conhecer o Marius, o Carlos Lopes e o António Almeida pessoalmente...que através dos conselhos e carinho que oferecem e demonstram contribuem para continuar a gostar de sofrer!

Nesta corrida tinha o objectivo pessoal definido e claro, tentar melhorar substancialmente o meu tempo nesta distância, durante a semana que procedeu à Corrida dos Sinos, foi impossível treinar, mas na semana seguinte consegui efectuar 2 treinos breves e ligeiros.

No decorrer da corrida em momentos distintos, senti penso eu, a famosa dor de burro, não era intensa mas inoportuna e incómoda, que vinha e desaparecia e nem sei como surgiu, mas mesmo assim consegui melhorar a minha prestação, fiz o tempo oficioso de 01H 21:55,tendo agora estabelecido como próximo objectivo baixar para o digito 1.

Gostei bastante desta prova, boa organização e apoio, pontualidade, percurso com 2 abastecimentos e boas lembranças/ofertas como é apanágio das provas organizadas pelas entidades acima mencionadas.

Esta semana tentarei fazer alguns treinos (...de boas intenções está o inferno cheio) para correr a 4ª. Corrida do Benfica, onde no ano passado participei e sem dúvidas foi a pior prova que já corri, falta de policiamento, péssima organização e inscrições caras atendendo ao binómio qualidade/preço inclusivé chegou a faltar de água nos abastecimentos, chip de cronometragem não funcionou... espero que este ano limem estas pequenas arestas porque senão será com alguma pena minha que quase poderei garantir que será a última vez que correrei com a águia no peito!





sábado, 4 de abril de 2009

27ª. Corrida dos Sinos


Os Amigos do Atletismo de Mafra, com a colaboração da Câmara Municipal de Mafra, e apoio técnico da Sportscience realizaram pelas 10H.30 horas, a emblemática 27.ª CORRIDA DOS SINOS.

Este acontecimento contempla duas provas; uma prova principal de 15.000 metros com carácter competitivo e uma outra com cerca de 6.000 metros, designada de "Corrida dos Sininhos", com carácter participativo.

O tempo estava agradável, na véspera deixei o todo equipamento preparado, calçado, t-shirt, pulsometro e o meu inseparável mp3.
Sai de casa às 09H 10, para ir ter com o Hamilton que esperava-me à porta de casa. Decidimos ir cedo, uma vez que era a primeira vez que participavamos e não conheciamos nada em termos de logística. No trajecto falamos do trabalho, Freeport que já enjoa, família e do nosso irmão que deve estar a divertir-se á grande nas férias que está a ter na cidade dos anjos  Los Angeles.

Gostamos bastante desta prova fantástica, sem dúvida tentaremos a partir de agora marcar presença anual, percurso acessível com partida e meta no Estádio Municipal Ministro dos Santos, cerca de 1500 atletas federados e não federados, abastecimento de água aos 5 e 10 Km, muita gente simpática na rua a incentivar com palavras e palmas, inclusive um morador estava com uma mangueira a molhar quem assim pretendesse, percurso bonito um misto de citadino, que passou pelo centro de Mafra em frente ao Convento e rural na antiga estrada que vai dar a Ericeira, uma vez que a auto-estrada já está construída.

Em termos físicos correu melhor que os 15 Km das Lezírias, não fiz a prova em esforço, apesar de não ter efectuado nenhum treino durante a semana, comecei por fazer os 9/10 Km ao meu ritmo cerca de 6 minutos por Km para depois finalizar bem tendo até cortado a meta em sprint com outro atleta, durante a prova vi o José Lopes e gritei-lhe pelo nome.

Para os que chegam à meta oferecem sempre um sino que todos os anos tem cores diferentes, este ano foi vermelho da cor do Glorioso. Há amigos  que já tem verdadeiras colecções, isto a ver pelas fotos e comentários postados nos blogues dos amigos/atletas internautas,como o Marius que já possuí um belo carilhão assim como o Fernando Andrade e também aposto que igualmente o Carlos Lopes, o José Lopes e o António Almeida...quem sabe talvez eu, um dia mais tarde também consiga !

Classificação Geral: 904; Tempo final: 01:26:19

Próxima semana, como é compreensível não haverá provas, uma vez que é a semana da Páscoa, mas daqui a duas semanas vou tentar inscrever-me nos 15Km da XVIII Corrida do Metro de Lisboa, e quem sabe consiga fazer menos de 01H 20!