domingo, 20 de março de 2011

Meia-Maratona de Lisboa 2011


Há coisas que valem a pena... Meia Maratona de Lisboa competição que se orgulha de ser o maior evento desportivo em Portugal.

Percurso plano e rápido, que começa na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril, e termina frente ao Mosteiro dos Jerónimos, oportunidade única de uma vez por ano percorrer a andar , correr ou simplesmente apreciar a beleza cujo trajecto exalta o apogeu da navegação, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e o referido Mosteiro dos Jerónimos. Uma vez mais a organização presidida por Carlos Móia, à procura do recorde, objectivo este que não foi alcançado, mas o recorde mundial da distância continua a pertencer-nos.

Paralelamente ocorreu a Mini-Maratona (8 Km), cujo percurso era idêntico ao da prova rainha até Alcântara, virando depois para a direita, enquanto nós em sentido contrário viravamos à esquerda em direcção Cais do Sodré, e retorno no Campo das Cebolas, até Algés e terminar nos Jerónimos.

Neste evento que é uma verdadeira Festa, na véspera realizaram-se a Corrida Amizade, o Passeio dos Avós e Netos ( prova gratuita) e a prova Mini-campeões.

Pessoalmente a prova, não correu-me como pretendido, uma vez que fui impedido de concluir a prova devido a intensas dores gastrointestinais, mas ao menos o Hamilton foi o salvador da pátria, imparável bateu o seu recorde pessoal na distância.

Para quem não vêm participar com intenção de bater o recorde pessoal esta competição de galhardão mundial reconhecido, a organização esteve impecável, com cerca de quatro mil estrangeiros em representação de 48 países, vários pontos de animação com água e bebidas energéticas e medalha no final, aspecto menos positivo o "afunilamento" logo no início , e no final uma longa fila de espera para receber os brindes, outra coisa de salientar as pessoas que participavam na prova secundária, atravessarem as grades para se porem no corredor dos atletas da Meia-Maratona que corriam aos ziguezagues para eles poderem caminhar, sem terem qualquer tipo noção do que estavam a fazer ou alheios ao esforço dos atletas:-(

Classificação: aqui

Fotos: aqui

Percurso (incompleto): aqui

Próxima Prova: Corrida de Solidariedade APAV