domingo, 20 de janeiro de 2013

Corrida Luzia Dias - 2013



Esta é uma daquelas (provas) que habitualmente é para se fazer...

Não que seja por obrigação, mas pelo facto de estarem reunidas as condições que me agradam.
É a mais próxima de casa, pelo sentimento afectivo que nutro por este local, pela hora que começa,10 horas, que na minha (modesta) opinião é a melhor hora para uma prova e pela organização deste evento que prima pela qualidade.

Num passado recente esta prova decorria (sempre) em Novembro, de há uns anos para cá passou para o começo do ano em meados de  Janeiro.

A prova é organizada pela  Associação  de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, Academia Musical 1º. de Junho, Junta de Freguesia do Lumiar e a habitual colaboração técnica da Xistarca.

Corrida Luzia Dias que vai na 6ª. edição e que tem o nome de uma atleta da terra que representa o Sporting Clube de Portugal e ainda permanece no activo, percurso sempre diferente, nunca é o mesmo dois anos seguidos e devido a intempérie e vendaval de ontem que derrubaram árvores no Parque das Conchas, a organização teve que alterar o percurso previsto, ficando a prova com cerca de 9 quilómetros e meio.

Tal como no ano anterior, trajecto misto, em asfalto na partida em frente da Junta do Lumiar e quando percorremos as ruas desta freguesia e em terra batida, na meta de chegada no Parque das Conchas.

Esta semana não consegui treinar, como tal saí de casa (cedo) a correr até ao centro do Lumiar, onde foi efectuada a partida, aproximadamente 6 km, em ritmo de poupança (stand-by) de modo a fazer um treino  prolongado, sendo que o regresso já foi de carro pela Sandrinha que fez a agradável surpresa de ir esperar-me à chegada.


Voltei a sentir-me bem, apesar de durante a semana sentir "fisgadas" na perna esquerda que me deixaram um pouco desanimado e desalentado, mas nada que me impedisse de concretizar o objectivo a que me tinha proposto para este Domingo: acumular quilómetros  e fazer a totalidade do percurso em menos de 1 hora.

Abastecimento a meio do percurso e final, trânsito parcialmente condicionado, quilómetros assinalados em placas identificativas, t-shirt técnica , medalha de participação e panfletos das próximas corridas.

A minha prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

domingo, 13 de janeiro de 2013

Corrida S. Domingos de Benfica - Campeonato Nacional de Estrada ( 2013)


Começo (do ano) auspicioso...

Naquela que é por norma a (nossa) primeira prova do ano, Corrida São Domingos de Benfica, organizada pela Junta de Freguesia com o mesmo nome da prova e a valiosa colaboração técnica da Xistarca, este ano integrou o Campeonato Nacional de Estrada, com a participação dos melhores atletas nacionais masculinos e femininos e equipas consagradas como o Benfica e o Maratona os principais candidatos ao título nacional.

Infelizmente sem a participação do Sporting por opção e por outros motivos ( tristes) a extinta equipa da Comforlimpa.

Apesar do tempo nada convidativo, embora goste imenso de correr à chuva (se possível diluviana) nada que impedisse que eu e cerca de 2.000 atletas federados e não federados corressem nas ruas da capital, num percurso plano de 15 quilómetros de baixa dificuldade, praticamente plano em toda a extensão.

A prova teve início às 10H: 00 em Sete-Rios em frente ao Jardim Zoológico e meta instalada no mesmo local.

No plano pessoal a "competição" correu-me de feição, eventualmente fruto de ter conseguido treinar esta semana em  2 dias consecutivos, tendo ganho por inerência optimismo e confiança.

O mano Hamilton, como sempre esteve imparável e obteve um excelente tempo, e como é demasiado rápido teve que apanhar uma " seca" no carro.

No final a oportunidade que o atletismo e nenhuma outra modalidade oferece que é privar com as simpáticas campeãs Sara Moreira e Dulce Félix e o veterano (73 anos) que ainda corre de verde e branco Armando Aldegalega uma referência desportiva.

Campeão Armando Aldegalega
No final, foram distribuídas medalhas, t-shirt técnica, e lembranças a todos os participantes, estando a organização de parabéns pela excelente manhã desportiva que proporcionou a todos nós.

Despeço-me, prometendo que tentarei manter os treinos e até para a semana no Lumiar na Corrida Luzia Dias, que agora vou despachar-me para voltar a Benfica contudo desta vez não para correr , mas para assistir ao (sempre) empolgante clássico S.L. Benfica - F.C.Porto.

A minha prova: aqui
Classificação Geral e Equipas: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui