domingo, 30 de março de 2014

Corrida do (Sport Lisboa) Benfica António Leitão - 2014


A estreia deste casal, na distância de 10 Km
Adepto/simpatizante do Sporting
No dia/madrugada em que entrou em vigor, o horário de Verão, reunião da família benfiquista e não só na "Catedral"..."

Afinal o clube sempre soube respeitar todas as colectividades, vi muitos atletas com a camisola do F.C.Porto, Sporting Clube de Portugal e outros clubes, organizada pelo "glorioso" Sport Lisboa e Benfica, a Corrida com o nome do clube e de um atleta do clube, António Leitão, homenagem póstuma ao atleta que representou as cores do Benfica e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, subiu ao pódio (medalha de bronze) fizeram desta prova um fenómeno social e desportivo.

Evento este que começou no dia de ontem, dentro do recinto desportivo com a Corrida da Pequenada, onde os mais novos foram os "artistas" principais.Hoje quinze minutos depois das 11 horas, também teve início a Fun Run de 5 Km.

Apesar de não ser favorável, ao início das provas às 10H:30, muito menos compreenderia qualquer prova começar às 11H: 00, eventualmente devido à logística e sobretudo o querer reunir as casas do Benfica que vêm de todas as partes do País é uma justificação (razoavelmente) aceitável, felizmente não estava um dia quente, antes pelo contrário, um frio glaciar de rachar e uma chuva diluviana durante toda a prova.

E com mais uma semana para esquecer, uma vez mais, treinar "tá quieto", mesmo com a participação de atletas federados e não, famosos, os índices  de confiança nunca estiveram elevados, o que obrigou-me a desistir, a continuar assim é para arrumar as "botas"!

As inscrições atingiram o número impressionante de aproximadamente 15.000 atletas, estou em crer que deverá ser actualmente a prova mais participada na distância de 10 quilómetros. Uma enorme mancha invadiu as ruas da capital de vermelho.

O ponto máximo da prova ocorre ao terceiro quilómetro, onde corremos cerca de 300 metros dentro do Estádio da Luz, junto ao relvado, e é emocionante nos acessos dos túneis ouvir os cânticos a entoar e gritarem pelo Benfica...

Devido à enorme adesão, estive sempre receoso, principalmente dos abastecimentos líquidos, contudo a organização disponibilizou para os atletas ao terceiro, quinto e sétimo água, assim como no final da prova.
 
Dulce Félix, em femininos, e Rui Pedro Silva, masculinos, foram os vencedores desta nona edição e de saudar o regresso da campeoníssima Sara Moreira.

Regresso da Sara Moreira

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui

Classificações:

MASCULINOS:

1. Rui Pedro Silva (Benfica), 30.05 minutos
2. Paulo Paula (Brasil), 30.11
3. Bruno Jesus (Benfica), 30.23
4. José Moreira (Benfica), 30.49
5. Emanuel Rolim (Benfica), 30.49

FEMININOS:

1. Dulce Félix (Benfica), 34.02 minutos
2. Filomena Costa (J. Serra), 34.27
3. Sara Moreira (Maratona), 34.53
4. Joana Santos (H. Corinthia), 35.35
5. Vanessa Fernandes (Benfica), 36.30