sexta-feira, 24 de outubro de 2014

I Trail da Festa da Montanha


Os trilhos da serra de Bornes, conhecida em tempos idos com serra de Monte Mel, vão ser palco do I Trail da Festa da Montanha. A prova, tal como o próprio nome indica, está integrada no programa desta festividade, que acontece pela primeira vez em Sambade, concelho de Alfândega da Fé, de 7 a 9 de Novembro. Trata-se de uma Festa que pretende divulgar e celebrar as potencialidades da montanha, dando a conhecer os produtos, as histórias, tradições e actividades associadas à principal Serra existente no concelho.

A realização do Trail acompanha esta vontade da autarquia de ver dinamizadas estas zonas, valorizando e aproveitando as suas especificidades. As condições de excelência da serra de bornes para a prática desta modalidade, conduzem o município a afirmar que este primeiro Trail da Festa da Montanha será o primeiro de muitos a realizar no concelho. Esta é, pelo menos, a intenção da Organização, que acredita que eventos associados à natureza e às áreas montanhosas do concelho são um óptimo cartão-de-visita e, portanto, geradores de dinamismo e riqueza.

Estas actividades em natureza têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos e entusiastas e assumem-se como um excelente meio para a divulgação e promoção das zonas onde decorrem. Para além disso, são também momento de convívio e promoção de estilos de vida saudáveis. Objetivos que levam a Câmara Municipal de Alfândega da Fé a reforçar a aposta neste tipo de iniciativas.

O I Trail da Festa da Montanha vai ter lugar nos dias 8 e 9 de Novembro. A prova é organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Junta de Freguesia de Sambade, apoio técnico da empresa Terras de Aventura e conta com a colaboração da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. A iniciativa é composta por duas caminhadas (5.87km – dia 8 e 10.2km – dia 9); uma Prova de Km Vertical Bornes, a contar para a Taça de Portugal Km Vertical, uma Prova Trail (37.7Km (corrida) – dia 9); Prova Mini Trail (18.8km (corrida) – dia 9).

O I Trail da Festa da Montanha é uma actividade aberta à participação de todos, federados ou não, em representação individual ou coletiva (Escolas, Clubes, Associações Desportivas, etc.) sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos.



“I Trail da Festa da Montanha - 8 e 9 de novembro Alfândega da Fé espera por si...”