quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bebidas Isotónicas e Bebidas Energéticas



As bebidas isotónicas são compostos líquidos que restauram naturalmente os líquidos e energia que estão em falta no organismo de um desportista. Foram desenvolvidas de modo a repor os líquidos e sais minerais perdidos através do suor durante o processo de sudação e têm por principal objectivo evitar a desidratação, aperfeiçoar e realçar os níveis de resistência e qualidade do esforço dispêndido. Isotónico significa exactamente que a composição dos líquidos apresenta uma concentração de moléculas idênticas aos fluídos do corpo humano, podendo assim ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Normalmente estas bebidas não contêm substâncias que melhoram o desempenho como a cafeína ou taurina.

As bebidas energéticas ou hipertónicas têm função diferente, estas foram desenvolvidas para proporcionar energia, pelo que contêm uma grande quantidade de hidratos de carbono. estas bebidas apresentam altos níveis energéticos e uma concentração de moléculas mais elevada que a dos fluídos corporais.
Para provas de de longa distância são necessário níveis elevados de energia e por isso as bebidas hipertónicas são consumidas antes, durante e após o esforço físico.
Estas bebidas devem ser tomadas em conjunto com água para repor fluídos perdidos por via da transpiração, uma vez que a sua função não é prevenir a desidratação, ao contrário das bebidas isotónicas.

A actividade física intensa e prolongada, provoca transpiração e consequentemente perda de sais minerais que são importantes para o equilíbrio do organismo. Minerais como sódio, potássio, magnésio e o cálcio têm uma enorme importância nas funções de contracção muscular do corpo humano. Durante a transpiração que acompanha a actividade física intensa, o corpo pode perder até um litro e meio de água por hora, o que significa dois por cento do peso corporal, criando o risco de desidratação.

Existem algumas alternativas naturais às bebidas isotónicas, como a água de coco, ou soro caseiro.

Dica para fazer soro caseiro que às vezes faço e bebo: Adicionar uma colher de sopa de açúcar ou 2 colheres de sopa de mel, uma colher de café de sal e umas gotas de sumo de limão para 1 litro de água.