domingo, 22 de março de 2009

19ª. Meia-Maratona de Lisboa




Na sua 19ª. edição da Meia-Maratona de Lisboa, cerca de 35 mil participantes confraternizaram num verdadeiro ambiente de festa.

A vertente popular, assim como o aspecto competitivo foram os ingredientes de mais este sucesso.
Milhares de pessoas, corriam, andavam ou limitavam-se a passear ao longo do percurso, alguns aproveitando para gravar o momento e "gozar" da paisagem.

Eu e o Hamilton deixamos o carro no Mosteiros dos Jerónimos às 19H:45, conforme combinado com o Rui Carmo e o Gameiro e partimos noutro carro em direcção ao Campo Pequeno, onde a família Hovione tinha marcado o ponto de encontro para às 08H:15 para tirarem a habitual foto de Grupo,onde nunca tinha aparecido.
Após termos chegado a estação ferroviária do Pragal, o Grupo começou a dispersar-se, e logo após a triagem para a Mini e a Meia, fiquei acompanhado pelo quarteto constituído pelo Hamilton; Carmo e Gameiro.

No tabuleiro da Ponte, avistei algumas caras já conhecidas de outrora que faço sempre questão de cumprimentar, havia também atletas de várias nacionalidades: brasileira, inglesa, italiana, espanhola, francesa...

Após ter perdido de vista o Miguel o nosso GPS "Special", voltou a funcionar e conseguimos a proeza de encontrarmo-nos mais uma vez no meio de milhares de pessoas é fantástico!

Início da prova às 10H: 30 e como sempre os normais "atropelamentos" tive que iniciar uma “galopada” … com mais de trinta mil “almas” atrás de mim até Alcântara onde se faz a separação da Meia e da Mini e é difícil correr rápido.

O percurso este ano foi alterado devido às obras no Terreiro do Paço, muitos desconheciam tal facto, o retorno efectuo-se no Cais do Sodré e no Dafundo.

No inicio tracei três objectivos, terminar a prova; acabar bem sem dores musculares e fazer menos de 2 horas.

Infelizmente só consegui os dois primeiros, o primeiro foi alcançado, o segundo vamos ver logo e amanhã, e o terceiro não foi cumprido, fiz em mais de 2 horas, mas atendendo que é a minha 3ª. participação nesta distância consegui progredir a 1ª participação com o tempo de 02H:15; 2ª. com 02H:30 e esta 02H:02.

No final também estava ansioso para saber se havia novo recorde mundial da competição uma vez que Wanjiru campeão olímpico, que foi uma autêntica decepção corria, mas foi o queniano Martin Lel que venceu ao cumprir o percurso no tempo oficioso de 59,54 minutos, superando sobre a meta o marroquino Jaouad Garib. No sector feminino, a vencedora foi a norte-americana Kara Goucher, 01:08, grande vencedora e que não desapontou.

No próximo ano haverá mais, agora para o dia 29/03, tentarei inscrever-me na IV Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e começar a pensar seriamente em treinar mais vezes e com afinco...assim o tempo disponível o permita!