domingo, 29 de março de 2009

6ª. Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV



Esta prova desportiva realizada hoje a 29 de Março tem como objectivo angariar receitas que reverterão na sua totalidade para a APAV, Instituição *articular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de voluntariado, que visa promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos e vítimas de crimes.

Logo no início, o meu irmão disse-me que iria fazer a corrida toda ao meu lado, uma vez que está lesionado e também porque a prova não conta para o Grupo Desportivo Totta, dito e feito para ele foi um autêntico passeio.

Gostei da prova, muitos participantes fiquei espantado, já no ano passado tinha participado e tinha ficado com óptima impressão, este ano apesar de alguns desacertos no principio, com a partida a ser efectuada com alguma dificuldade, muitos participantes com o dorsal vermelho da caminhada, partiram juntamente com os de dorsal preto da corrida de 10 KM.
No final, nova confusão desnecessária, nem chegamos a cortar a meta e já estavam a dar as tradicionais lembranças e afins...

Relativamente à prova, a mesma táctica de sempre, primeiros 5/6 Km a ritmo razoável, para depois "atacar" os restantes a um bom ritmo!

Pode ser que agora também consiga melhorar um bocado com tratamento por aerossóis,fiz o teste DPOC pela 2ª. vez, que acusou deficiências respiratórias, que não dá para negar, mas mesmo assim continuarei ser um amante da corrida, nem que seja pelo puro prazer e porque não existe melhor investimento na saúde que é fazer exercício físico/desporto, além do bem-estar que proporciona.

No final, como demorou algum tempo e formou-se uma grande fila, fiz nova amizade.
Enigmático será a classificação que irão colocar no site da corrida uma vez que não havia qualquer tipo de chip ou semelhante :www.corrida-iscpsi-apav.net

Quando chegamos perto do carro, eu e o meu irmão tivemos o mesmo pensamento, o arrumador de carros aparentemente honesto e humilde e sem vícios, dava nitidamente para ver, às vezes surgem contratempos, fizemos um saco com bónes, t-shirts, frutas, águas... e oferecemos, o homem não cabia em si de alegria!

Agora na próxima semana irei à Mafra, fazer 15 Km Corrida dos Sinos, prova que nunca efectuei e espero que não seja dura.

PS: Teste DPOC aconselhável principalmente a fumadores( eu não fumo): Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a dispnéia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros...