domingo, 28 de junho de 2009

30ª. Corrida das Fogueiras "a maior corrida nocturna de Portugal"


Embora a  demora por parte da organização para levantamento dos dorsais, esta conseguiu reunir as condições que fez tornar esta prova de estrada uma clássica " a maior corrida nocturna de Portugal ".

Com tempo agreste e o percurso iluminado pelas fogueiras que persistiam em manter-se acessas contrariado a chuva intensa e vento forte, no final o arraial  gratuito oferecido a todos os participantes mediante apresentação do dorsal, em plena época festiva dos Santos Populares, mas que devido ao tempo nada convidativo não marquei presença.

A Corrida das Fogueiras conta com um trajecto pelas principais ruas da cidade e da península, junto ao mar, utilizando a estrada marginal que foi iluminada, pelas fogueiras. Esta corrida começa no Largo da Ribeira, segue no sentido do Baleal, para depois inverter a marcha e começar a descrever o perímetro da cidade: pela Marginal Norte, passando pelo Cabo Carvoeiro, Marginal Sul, entrando de novo no centro da cidade para enfim passar a linha de meta novamente Largo da Ribeira.

É uma prova difícil, como pode-se verificar pela altimetria, mas que é apelativo para atletas individuais e clubes de todo o país, bem como dezenas de milhares de pessoas para ver e incentivar os atletas profissionais e amadores.

No  final do dia de sexta-feira não integrava a lista de inscrição, mas ao ver o e-mail Sábado de manhã, tive a agradável surpresa de ver o meu nome e respectivo dorsal (2055), de imediato liguei para o meu irmão e companheiro desta "vida dura", mas infelizmente como por lapso o G.D. Santander não conseguiu a inscrição  da equipa e o Hamilton já tinha outros planos  não acompanhou-me,  tendo partilhado  da companhia da Mamy linda e Marli que fizeram os 6 Km das Fogueirinhas.

Como fazia a estreia na prova, saímos cedo em direcção a Peniche ao som de música brasileira, o objectivo principal era simplesmente fazer o reconhecimento do percurso e concluir a prova a ritmo de passeio sem olhar a tempos.

A prova correu bem, mantive o ritmo sempre constante durante o percurso, primeiros 5/6 Km fez-se tranquilamente, e em diversas alturas lembrei-me do meu irmão, que apesar de estar sempre na frente e vermo-nos no princípio e final notei a ausência, vi a primeira fogueira ainda no Centro ao 1Km, depois do 7 Km quase uma a cada meio Kilometro, a maior adversidade foi a chuva que batia copiosamente no rosto e o forte vento desfavorável, mas o calor das gentes locais batendo palmas e com palavras de incentivo ao longo de todo o percurso foi contagiante, até agora só teve paralelo com a Corrida dos Sinos.
Agora no próximo Domingo, já irei olhar para o relógio para tentar melhorar a perfomance nos 10 Km da Corrida de Aniversário dos 511 anos da Santa Casa da Misericórdia, onde já terei a presença do Hamilton embora a participação dele seja de bicicleta, pois encontra-se lesionado.

Tempo não Oficial: 01:26 48
Tempo 10 KM: 56´47"
Heart Rate Máx: 173 bpm (96%)
Heart Rate Mín: 159bpm (88%)
Calorias: 1095 (35%)