domingo, 4 de outubro de 2009

10ª. Meia-Maratona de Portugal VODAFONE



Uma vez por ano na Ponte Vasco da Gama, os carros cedem o lugar aos participantes da Meia Maratona de Portugal, prova competitiva com 21.042Km de extensão. Em simultâneo decorreu no mesmo local a partida para a Mini Maratona que permitiu atravessar a Ponte a pé, numa extensão aproximada de 8Km e ainda a Prova de Deficientes Motores em Cadeiras de Rodas com a meta no Parque das Nações, junto ao Pavilhão Atlântico.

Em virtude das Eleições Legislativas terem coincidido com a data de realização da "Meia Maratona de Portugal", a 10ª. edição ficou adiada por uma semana, o que permitiu-me fazer um único treino, denominado longão, termo que utiliza-se para definir um treino longo, e sendo assim, efectuei na quarta-feira o percurso Paço de Arcos-Cascais-Paço de Arcos, pela Marginal em ritmo lento, tendo demorado cerca de 3horas, e tendo parado 15 minutos na Estação da C.P. de modo a testar o esforço/resistência aeróbio.

Foi no ano passado nesta mesma prova, Meia-Maratona de Portugal , que o Hamilton e eu fizemos à nossa estreia na distância.

Em ambiente popular e festivo, o evento contou com a participação de atletas de renome (procura-se o Paul Tergat) e equipas colectivas nacionais e internacionais, a presença de milhares de atletas, mais de 16.000, englobando todas às provas, é em termos psicológicos um factor motivante extra, porque durante à prova estamos sempre a "ultrapassar" e ser "ultrapassados" por outros atletas.

O primeiro autocarro parte da Gare do Oriente para o tabuleiro da Ponte às 07H:30 e o último às 09H:00, o que provoca sempre enorme desconforto e desagrado pela demora em iniciar as provas, transtorno este que faz com que estejamos mais de 1 hora sujeitos às condições climatéricas e como sardinhas enlatadas o que não permite também fazer o aquecimento conveniente e adequado.

Uns tentavam alongar, outros punham a conversa em dia ou liam os jornais e revistas, e outros ainda jogavam às cartas.

Tive como objectivo, como sempre, fazer melhor que na última edição e não tentar fazer o melhor tempo, assim vou mantendo-me motivado, nem que seja só por um segundo como aconteceu na II Corrida Destak na Linha, eu que afinal pensava ter falhado, consegui alcançar o pressuposto.

Sendo assim também agora consegui fazer melhor , tendo feito menos 10 minutos.

Próxima Corrida: 2009/10/18- 12ª. Meia-Maratona Ribeirinha (Moita)
Apreciação Global:participação de atletas nas dezenas de milhar, percurso aparentemente plano mas com subidas acentuadas logo no começo da Ponte(3KM) e quando fazemos o retorno, cerca de 7 ou mais abastecimentos com água, bebidas energéticas e no 10 Km fruta(banana e laranja), contudo inscrição cara (pago pela Hovione), chegada em pedras de paralelípedo e a eterna espera para começo das provas.

NOTA: Como já devem ter observado, mudei o template, após ter tentado no Blogger e não ter conseguido fiquei com este mais funcional e prático. Agora vou almoçar e voltarei com novo post com os dados pessoais/estatísticos acerca desta prova e os episódios dos amigos que vi e encontrei na prova.