domingo, 18 de outubro de 2009

12ª. Meia Maratona da Moita Ribeirinha


A Câmara Municipal da Moita, com a colaboração da Associação Amizade Arrotense, o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, o Clube Amigos de Atletismo da Moita e o Grupo Desportivo da Fonte da Prata, organizaram a 12ª. Meia Maratona Ribeirinha e paralelamente a 9ª. Mini Maratona Ribeirinha.

Quando o meu irmão, já a algum tempo falou-me que iria fazer esta prova , inscrito pelo Santander Totta, eu de imediato, sem pestanejar disse logo que não iria e  nem sequer hesitei, em chamar-lhe doido, fazer por 2 duas vezes a Meia-Maratona no espaço de 15 dias, acho demasiado e um absoluto exagero, ainda por cima quando não existe a rotina do treino.

Contudo com o passar dos dias, a minha opinião mudou e dentro do razoável devemos sempre testar os nossos limites... antes de duplicar o preço da inscrição, resolvi aceitar o desafio, e fui fazer uma "perninha" , como tal iremos fazer no último trimestre 4 Meias-Maratonas : em Novembro considerada a mãe delas na Nazaré com o R&R onde depois iremos fazer o nosso repasto, e em Dezembro a Internacional de Lisboa que este ano começa e acaba no Estádio 1º. de Maio.
Chegamos cedo à Moita, terra tauromárquica, e de imediato após estacionamento fomos levantar os dorsais e no regresso estivemos um bocado com o  Carlos Lopes que sempre modesto deve ter feito excelente tempo. Ainda no aquecimento tivemos a alongar e fazer o reconhecimento do percurso com o Gilberto e o Fandango.

O tiro de partida foi escutado às 10H: 31, cumpriu-se um minuto de silêncio pelo falecimento de um atleta do Inatel, no mesmo período que também dava início na Invicta a Meia-Maratona Sportzone, com a presença do campeão do Mundo, Haile Gebrselassie, assim como a 1ª. edição Corrida do Aeroporto, com a participação da dupla R&R e da mamy que foi fazer a caminhada.
Quanto à prova até estava com  bom ritmo, 10 Km em menos de 1 hora, contudo com o calor que se sentia, e ligeiro cansaço misturado com a preguiça, ao 13 Km, quando vi aproximar-se o carro vassoura resolvi não sacrificar-me e dar meia volta para trás em passo acelerado, para voltar a correr de novo quando aproximei-me da meta.

Sendo assim assisti de "camarote" à chegada do Luís que está imparável, do meu irmão Hamilton, que vinha completamente rastos e desidratado, assim como do Gilberto que ganhou a aposta com o Gregório e agora têm que pagar-lhe uma grade de cervejas.
Após terminar a prova e cpara provar que o Mundo é pequeno encontrei uma vizinha e respectiva família, pusemos-nos no carro e deixamos a Moita rumo à casa dos pais, ver o irmão mais novo que chegou hoje e ficará só por 2 semanas. O que é muito pouco tempo, mas fazer o quê?
Agora próxima corrida dia 25 de Outubro na emblemática e especial: Corrida do Tejo

Apreciação Global : Excelente organização desde o levantamento dos dorsais, 3 abastecimentos e rápida entrega do Kit de participação, com a particularidade de serem crianças e adolescentes, percurso relativamente plano mas nem sempre assinalado, prova a repetir no próximo ano, mas agora para concluir.


Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial 15 Km: 1:26´11"
Calorias: 1065 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 180 bpm (100%)
Hert rate Mín: 161 (89%)
Km rápido: 3:53" (5KM)
Km lento: 12:15" (14KM)
Ritmo:5`:48"/Km