domingo, 25 de outubro de 2009

Corrida do Tejo

Chegou finalmente o grande dia, CORRIDA DO TEJO, na sua 29ª. edição, evento de running ímpar em Portugal, voltou a fazer com que a Marginal se transformasse num mar de gente ( 10.000 participantes ), este ano dorsal azul, com a diferença nas mangas (masculino cinza e feminino amarelo) em autêntica simbiose com o rio que dá o nome à prova.

Esta prova para mim têm um carácter especial: foi a minha primeira corrida e onde comecei a tomar o gosto de sofrer por prazer !

Não sei se foi pelo referido motivo, e mesmo com o fim de semana prolongado, óptica optimista, do relógio ter atrasado uma hora, dormi pouco devido a ansiedade.

O desafio o mesmo de sempre, superar a marca pessoal nesta prova e se possível tentar efectuar o meu melhor registo/marca na distância.

O percurso também é o de sempre, na Avenida Marginal, partida em Algés às 10H:00 e chegada sem hora marcada na Praia da Torre, relativamente acessível e rápido, tendo o seu calcanhar de Aquiles logo no 3º. Km na subida do Alto da Boa Viagem e depois no 9º. Km, após a Praia de Santo Amaro de Oeiras.

Como em anos anteriores a HOVIONE participou com um misto de atletas, uns a caminhar aproveitando a vertente lúdica outros a correr competitivamente, mas desta vez e pela primeira vez como EQUIPA.

Logo no início estivemos com o Rui Carmo (em forma) e Rui Gameiro (desta vez sem o jornal), deixamos os carros junto a meta e metemos-nos no comboio apinhado de gente de azul. Após troca de e-mails durante a semana o Gameiro não ofereceu o pequeno almoço conforme era suposto, afinal sempre ouvi falar que quem cala consente...mas quiçá ficará para a Nazaré e paga o almoço não é Carmo?

Iniciei com um ritmo alucinante e até esforçei-me como poderão constatar pelos dados, contudo não sei porquê mas não alcançei os objectivos pre-defenidos.

No 3º.Km o GPS do amigo Miguel, como sempre no meio da multidão consegui encontrar-me e percorremos juntos no asfalto até ao abastecimento, altura que tive uma queda, devido a ter pisado uma garrafa de água, após ligeira quebra de ritmo consegui acabar a prova...o destino estava traçado ficará para o próximo ano superar a marca pessoal e registo nesta prova.

No meio da azar ainda tive sorte, segundo o Gilberto se a garrafa tivesse com a tampa seria lesão na certa e não acabaria a prova! Eu que disserá ao Miguel para ter cuidado, a fatalidade aconteceu-me, mas sempre atencioso e prestável o meu amigo ainda esperou por mim um bom bocado.

No âmbito geral, a prova esteve excelente, nota máxima numa escala de 0-5, como é óbvio estou a ser tendencioso, boa preparação (inclusive treinos) organização impecável, T-shirt Sphere Dry, medalha de participação, video da chegada na meta disponível no site da Corrida daqui a 7 dias abastecimentos com água e fruta diversa no final.

Classificação oficial e Video: http://www.corridadotejo.com/

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo Chip:56´45"
Tempo Oficial Final: 56´47"
Calorias: 1747 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 195 bpm (108%)
Heart rate Avg: 178 (99%
)

Km rápido: 4:09" (1KM)
Km lento: 6:26" (4KM)
Ritmo: 5:47 min/km

Tempo Final Hamilton: 00:43:44
Tempo Chip Hamilton:00:43:07
Ritmo: 4:23 min/km


PS: Já tenho exames marcados para ver se está tudo bem, pois não é normal ter tensão alta e pulsações elevadas na prática do exercício físico.