domingo, 6 de dezembro de 2009

24ª. Maratona de Lisboa



Na 24ª. Edição da Maratona Internacional de Lisboa, elevado número de participantes nas várias provas que integra o programa desportivo: Maratona, Meia Maratona, Maratona por Estafetas e a Prova Aberta, contribuíram para que este evento se tenha tornado um êxito desportivo.

Face às obras na Praça do Comércio, e indo ao encontro do desejo de muitos atletas em ter uma Maratona que percorra o interior de Lisboa, a organização da prova desta vez foi obrigada a mudar de casa e alterar o percurso com partida e chegada no Parque de Jogos 1º. de Maio (INATEL) e com esta decisão imperativamente as restantes provas, excepto a Meia-Maratona, onde participei cuja partida foi dada às 10H:30, precisamente no local onde supostamente tinha sido motivo da mudança do percurso.

Mais uma vez, sem a presença do mano Hamilton, enfim ser paciente …por enquanto nada a fazer até o cardiologista decidir, mas talvez no Grande Prémio de Natal esteja de regresso ao asfalto.

Este sentimento contudo foi esquecido temporariamente, substituído pela estreia na equipa do Grupo Desportivo Santander Totta, cujas cores (vermelho & branco) à Benfica, passarei agora a correr/"defender".

Início fulgurante, num percurso plano e acessível em direcção ao Cais do Sodré, Avª. 24 de Julho, Avª. da Índia em Alcântara, tendo sido dada a volta de regresso pouco depois de termos passado em baixo da Ponte 25 de Abril na antiga FIL, até novamente à Praça do Comércio (11 Km), sentido Estação Santa Apolónia na Avª. Infante D. Henrique, até uma rotunda enorme na Praça 25 de Abril, apartir daqui cerca de 1 Km sempre a subir, uma autêntica "travessia no deserto" até a Avª. António Spínola, Avª. Estados Unidos da América e finalmente na Avª. Rio de Janeiro entramos para dentro do Estádio 1º. de Maio, para meia volta de honra na pista tartan antes de cortarmos a meta da consagração.

Geralmente neste tipo de provas, componente competitivo e popular aprecio imenso e farei questão de participar sempre que possível, tal é a motivação proporcionada pela participação de milhares de atletas, na sua maioria estrangeiros oriundos de 59 países segundo dados da organização, quando cheguei ao estádio parecia a Torre de Babel o denominado Turismo Desportivo, e que deverá ter mais apoios e incentivos da parte da C.M.de Lisboa e outras entidades competentes da capital.

A organização teve nota excelente, em termos meramente pessoais considero que foi e é a mais bem conseguida Meia-Maratona na capital, refiro-me a Meia-Maratona de Lisboa e a de Portugal, disponibilizou ainda bebidas isotónicas de uma marca que desconhecia e como tal não bebi, barras de cereais, fruta e abastecimentos de água de 5 em 5Km.

Na véspera deixei tudo preparado fartei-me de comer hidratos de carbono no almoço e jantar foi um pacote de esparguete, acordei tomei um breve duche e arranquei, parei no posto de gasolina para comprar o jornal e cheguei às 08:10 ao estádio, tendo logo arranjado estacionamento. Fui ter com o Mário Almeida responsável pela secção de Atletismo, coloquei o dorsal e fiquei na entrada, tendo tido a companhia do ilústre Mário Lima do "Hoje Corro Eu", o privilégio de conhecer pessoalmente outros bloguistas, o Fernando Andrande do "Cidadão da Corrida" e o Luís Mota do "TomarAcorrida", estivemos com o Mário Almeida do "Palavras de Corredor"posteriormente tivemos a presença da família desportista dos " Ferreiras" o Joaquim Patrício"O que leva as pessoas a correr" e o Pedro Ferreira e Rui Santos "See You in Boston"que foram fazer a Maratona por Estafetas.

Igualmente quem foi fazer a Maratona por Estafetas foi a dupla imbatível os (R&R) Rui Carmo e Rui Gameiro, que tiveram a preoucupação de perguntar pelo Hamilton, não os voltei a ver durante e no final da prova mas decerto deverá ter corrido bem.

Para a próxima o objectivo já está definido, fazer menos de 2 horas e será já em Março de 2010, não fosse o incidente da paragem forçada para ir regar uns canteiros teria alcançado.

Relativamente ao próximo ano, eu vou voltar, mas desta vez para fazer nem que seja apenas uma única vez a MARATONA!

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial: 2:01´07"
Calorias: 1739 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 180 bpm (100%)
Hert rate Mín: 169 (94%)
Km rápido: 5:03" (7KM)
Km lento: 08:52" (19KM)
Ritmo:5`:34"/Km

Tempo Oficial 2008:
Hamilton Dias: 01:43:49
Fábio Dias: 02:27:48