Ocorreu hoje no centro da cidade de Lisboa, já com a tradicional iluminação e enfeites das principais avenidas e artérias alusiva à época natalícia o 52º.GRANDE PRÉMIO DE NATAL, prova já com mais de meio século, carismática e carregada de simbolismo -organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa, embora aqui tenha ficado com sérias dúvidas e patrocinada pela Sportzone.
A ideia original de criar esta competição foi do Professor Moniz Pereira, talvez devido a este facto, a persistência em continuar com a realização deste G.P. que de ano para ano vai piorando a qualidade organizativa, devido em parte aos fracos apoios e recursos, esta prova veterana no calendário merecia mais atenção da organização(A.A.L.)ainda mais quando há a participação de tantos atletas e clubes federados.
Configura na lista de vencedores, nomes como Carlos Lopes, Fernando Mamede, António Leitão, Luís Jesus, Carla Sacramento...
Inicialmente prevista para o dia 20, mas devido aos problemas de trânsito na altura do Natal, a prova foi antecipada uma semana.
Recordo-me que a primeira vez que fui fazer esta prova, foi em 2007, com o Hamilton e ficamos fascinados, partida perto do Hospital da Luz e com passagem pela 2ª.Circular, prova com percurso relativamente fácil, óptima para melhorar a marca na distância de 10 Km, e no final até hoje foi a que mais brindes e lembranças ofereceu, além da clássica medalha e t-shirt um saco quase igual ao do Pai Natal, onde tinha tudo mais alguma coisa, desde fruta, maionese, leite, bolachas... no início chegaram a oferecer lâminas de barbear... No ano transacto já não foi assim, talvez prenúncio da tão falada crise mundial:)
Então este ano...é melhor mudar de assunto, só recebemos a t-shirt, pelos vistos a retoma económica ainda vai ter que esperar por melhores dias(anos).
Mudança da partida e horário, início às 11: 00 na Praça Duque de Saldanha, no sentido do trânsito, em direcção ao Campo Grande e retorno seguindo para Entrecampos, Avª. da República, Saldanha, Av.Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, Avª. da Liberdade, Rossio e epílogo nos Restauradores.
Após ausência prolongada, regresso em apoteose do Hamilton, que sem esforçar-se faria a melhor marca na distância, cerca de 40 minutos e não corre nem treina desde a Corrida do Tejo, então se tivesse tempo para treinar não sei, teriamos o Hamilton da Fórmula 1 e do Atletismo. :))
Eu também consegui melhorar a marca na distância, embora muito sinceramente tenha dúvidas em relação à certificação da medição oficial, o percurso não têm nunca 10 km, tive agora a confirmar pelo Google Earth e o caminho indica 9.70Km.
Já participei em provas, algumas até com fracos apoios, mas este G.P. é minha opinião, só desprestigia o nome da Associação de Lisboa é de lamentar, falta de indicação dos kms, abastecimento feito só de um lado da estrada, e no final desorganização completa semelhante a do ano passado, com tanto espaço, anda-se às voltas do caracol... mais de 10 minutos até saírmos do cordão/barreiras para recebermos água e a t-shirt.
Agora aguardar pela São Silvestre de Lisboa em que sou totalista ( ainda só houve uma edição), excelente e oportuna para queimar as calorias dos excessos do Natal.
Desde já desejo à Todos um Feliz Natal e um 2010 com tudo de BOM, principalmente no campo desportivo e da saúde.
Dados e estatísticas pessoais:
Tempo não oficial: 51:05"
Calorias: 740 Kcal(15%)
Heart rate Máx: 180 bpm(100%)
Hert rate Mín: 171(95%)
Km rápido: 5:29"(3e7Km)
Km lento: 5:54"(4KM)
Ritmo:5`:30"/Km
Tempo Oficial 2008:
Hamilton Dias: 42:10
Fábio Dias: 53:47
PS: Ainda tive tempo de ver /televisionar a equipa feminina de Portugal, que consagrou-se campeã da Europa de Corta-Mato, que decorreu em Dublin.