Para fechar desportivamente o ano, neste último dia eu e o Hamilton fomos correr na 35ª. S.Silvestre da Amadora. A única em Portugal que se mantém fiel à tradição de ser realizada na noite da transição do ano.
Organizada pelo Desportivo Operário Rangel , Câmara Municipal da Amadora e Hipermercados Continente, a S.Silvestre da Amadora é uma das provas de Atletismo mais fortes, embora tenha perdido protagonismo nos últimos tempos, devido as imensas corridas de rua que surgiram neste final de ano, mas quanto mais concorrência melhor para nós, deste modo cada organização tenta aprimorar as respectivas provas.
A S.S. Amadora, teve início na Rua Elias Garcia pelas 18h: 10 e chegada na Rua Manuel Ribeiro de Pavia , onde as mulheres partiram 10 minutos mais cedo, agora parece que virou moda...em vez da motivação extra de olhar para pernas depiladas, agora só vejo pernas defeituosas, grossas e peludas :))
Como estou de férias fui cedo para o local da prova, até porque desconhecia a localidade e até pedi ajuda ao amigo Mário Lima, o Hamilton como estava a trabalhar deixou o carro na Pontinha e foi de Metro até a Estação da Amadora.
Muito antes de começar a prova , estive largos minutos a falar com o "leão" Carlos Lopes, onde falamos de tudo e deu-me dicas e conselhos que tentarei seguir e aproveitar, também tive o privilégio do Rui Lacerda, do blogue "Eu podia ser queniano" reconhecer-me e termos trocado breves impressões e o desejo mútuo de um próspero ano novo.
Novamente desafiando as adversas condições climatéricas, frio a rigor, característico da estação, e mesmo agasalhado convenientemente sentia frio, o Hamilton é que com pouca roupa devia pensar que estava no Verão, em vez de irmos fazer o aquecimento, fomos é para o aquecimento/calor dentro de uma superfície comercial onde estava bem mais agradável e acolhedor ver os saldos :))
A nossa mãe ao ler o blogue de certo vai ralhar com ele, devido a não ter ido agasalhado,mas a intenção é mesmo essa, para que oiça o primeiro sermão do ano:))
Até chegamos a questionar o que estavamos ali a fazer, com o frio na tarde/noite de fim de ano é um "sofrimento" desnecessário...pensamos inicialmente!
Quase a começar a prova, dirigimo-nos para o local da concentração e sentimos de imediato alvoroço entre os cerca de 800 atletas participantes.
Relativamente ao percurso, bastante técnico e selectivo, contudo um cenário sensacional, que até agora em provas de rua nunca tinhamos assistido, a cidade foi toda para a rua prestigiar, participando e vivendo intensamente a S.Silvestre, transmitindo apoio e energia nova.
A cada avenida, rua , canto, esquina ao longo do circuito a população fazia questão de aglomerar-se e sair das casas e cafés para saudar e desejar às vezes aos gritos" UM BOM ANO!", penso que nunca tinhamos recebido tantas manifestações para um começo de ano novo.
Apesar de não conhecermos bem a cidade da Amadora, ao aproximarmo-nos de uns prédios baixos fizemos um comentário, de que tinhamos familiares que moravam algures, mas nunca pensamos que os podessemos ver e qual não foi a nossa grata supresa quando os vimos à porta de casa, foi logo uma "festa" bastante emocionante pois já não os viamos à bastante tempo, mas fica prometido, no próximo ano esperem por nós com umas taças de champagne para o abastecimento:))
Foi até hoje a pior classficação que obtivemos, mas isso não interessa, pois no final de 2010 voltaremos aqui e iremos fazer menos de 1 hora.
Quem nunca participou, que nos venham fazer companhia, nem que seja por apenas uma vez, acreditem não irão ficar desiludidos.
E assim acaba o primeiro post do ano, mas referente ao ano de 2009.
Tempo oficial Hamilton e Fábio: 01:15:09