A São Silvestre dos Olivais na sua 21ª. edição, foi mais uma vez organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e apoio técnico da Xistarca.
A noite estava fria e chuvosa, mas nada que impedisse que 1200 atletas inscritos corressem os 10 Km, naquela que é considerada das mais emblemáticas corridas de fim de ano na capital.
Devido às condições climatéricas e com o objectivo de continuar a árdua tarefa de queimar os doces que ingeri na ceia e almoço de Natal, fui com equipamento apropriado para a ocasião, meias longas, calças e t-shirt compridas e gorro.
Depois da Meia-Maratona de Lisboa, voltei a correr com as cores do Santander Totta, fomos levantar os dorsais com o Srº. Mário Almeida, responsável pela Secção de Atletismo e Hamilton e eu dirigimo-nos para a partida.
Se fossse dar o nome de uma música a esta edição seria, Singin'In the Rain, Serenata à Chuva do Gene Kelly, bastava mudar o refrão de eu danço e canto, para eu corro na chuva, venha lá a chuva, só me faz sorrir, enquanto corro a chuva...
Mal iniciou a prova antes da 1ª.rotunda começou a chover, parou ligeiramente para depois passados cerca de 20 minutos quando corria em direcção a Expo ao 4 km voltar a chover copiosamente, quando estava aqui, do outro lado da estrada assinalava o 8 km e já o atleta que ía em 1º. lugar tinha ido até ao final da longa avenida principal onde está o Centro Vasco da Gama (Avª.D João II).
Continuei a desfrutar e como tinha o outro objectivo de terminar sem olhar para o relógio e com medo que o joelho direito ressentisse ía na maior das calmas, quando por mim passou o trio composto pela Susan, o Costa e o Joaquim Adelino que deram-me a corda e assim puxaram por mim de modo a cumprir a prova. Consegui ir ao ritmo deles até ao final e não fossem a ajuda teria ficado no relax:)) Obrigado!
O percurso deste ano foi diferente do ano passado, para melhor, mais acessível e contemplativo (Expo), apesar do carossel, desce e sobe logo no início até ao C.C dos Olivais, onde ao 1 Km estava um ajudante com um apito e sino, que fazia com que as pessoas fossem para as janelas e parapeitos gritarem palavras de incentivo, percurso assinalado, contudo aquele último km mais parecia que tinha o dobro, talvez por ser sempre a subir, no final com o valor de 5 euros da inscrição um Kit com a medalha, t-shirt técnica, água e bebida isotónica.
No final a satisfação de ter acabado bem a prova e ainda melhorei o tempo em relação a última edição, hoje irei à S.S. Amadora fazer a estreia nesta competição onde participarei com o Hamilton para divertimento e reconhecimento da mesma.
Tempo Fábio 2008: 01:05:29
Tempo Fábio 2009: 01:01:50
Rectificação: reposição da verdade desportiva, na S.S. Lisboa quem puxou a carroça de modo a melhorar o tempo foi o próprio Carmo, e ainda teve que dar apoio ao Gameiro. :))