domingo, 30 de maio de 2010

Entre Serra e Mar-2010







Tal como no ano passado, a história voltou a repetir-se e não foi desta que participamos na Corrida Novas Oportunidades, iniciativa com forte apoio estatal, que incute a prática da modalidade e pelo 2º. ano consecutivo as datas coincidiram para nosso descontentamento.

Tomei conhecimento acerca de 2 semanas que "Entre a Serra e Mar", iria realizar-se no mesmo dia que a prova atrás mencionada apesar de inscritos informei o Hamilton, que sem hesitações, tratou logo da inscrição e obviamente abdicarmos da prova que decorreu em Belém, mas fizemo-nos representar pela  mamy  e amigas e os amigos atletas José Melo e os Rui´s Carmo e Gameiro.:-)

Como que por magia, após uma semana com o tempo incerto, às 10H: 00 em Janes estava um calor seco e abrasador, contudo este não impediu-me que dedicassem-me  ao turismo desportivo, desde o último fim de semana, só ontem de manhã fiz um breve e ligeiro treino, e sendo assim levei companhia...máquina fotográfica para poder registar as paisagens de inegável beleza natural, borboletas a esvoaçarem,  mistura de cheiros indescretiveís, tirar constatemente insectos da t-shirt, por o pé na poça nos riachos e na areia da praia, contemplar cenários montanhosos e sinuosos e o azul do mar no horizonte...a intenção foi essa  correr ou caminhar no meio da natureza !

Esta prova  envolvente de aproximadamente 13 Km, começou em Janes, percorrendo 1 km de asfalto e depois no meio de trilhos, passando por riachos, túneis iluminados por tochas e sempre a descer em piso irregular até a areia do Guincho, passamos por falésias até Arneiro, subimos até as nuvens "escalando" o Cabeço do Vento, Peninha e regresso ao local do crime (partida).

No plano geral  competição bem traçada e ímpar, grau de dificuldade ligeiramente acima do razoável, devido ao imponente Cabeço do Vento, abastecimentos antes de entrarmos na praia, depois no início da "escalada" e no final.

Esta competição de montanha será sempre a minha/nossa primeira escolha, é daquelas provas que se aprende a gostar, foi também a prova em que mais andei até hoje, eventualmente reflexo da falta de treinos, ainda não vi a classificação, pois o fundamental era acabar, e esse objectivo foi alcançado, mas não quis acreditar demorei muito tempo para fazer 13 Km.

O Hamilton ainda disse que iria apenas passear, mas no final o tal bichinho competitivo fez com que concluísse com brilhante prestação, menos de 1 hora e 15 minutos.

Para memória futura, tive que fotografar o calçado com que andei/corri, tentando imitar  o Nené que não sujava os calções brancos, mas foi tarefa impossível, e árdua nunca tinha deixado os meus "meninos" tão sujinhos e miseráveis.

Próxima prova: Corrida do Oriente


                   
 

Mais fotos: aqui