domingo, 7 de outubro de 2012

Corrida da Água - 2012



Na semana em que é assinalado em Portugal, no primeiro dia do mês de Outubro, o Dia Nacional da Água, não confundir com o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de Março, realizou-se a Corrida da Água, eventualmente deverá ser este o motivo que dá o nome ao evento desportivo.

Depois da 1ª. edição ter sido um êxito, resolvemos voltar, organização técnica  a cargo da Xistarca e apoio da Epal, composta pela prova principal com pouco menos de 10.000 metros e uma Caminhada de aproximadamente 3.000 metros,  ambos com o percurso "obrigatório" no Aqueduto das Águas Livres.

Cerca de milhar e meio de participantes nas duas provas, partida às 10H: 00 na Estrada da Serafina e meta no Parque do Calhau.

Aspecto positivo da prova, com o custo de 8 euros a demonstrarem que se consegue realizar provas do (bom) agrado dos atletas do pelotão, e não como muitas outras provas que se aproximam e outras tantas ao longo do ano, cujas inscrições chegam a ser (estupidamente) caras relativamente ao binómio qualidade/ valor da inscrição, mas também só vai quem quer,  isso é um facto incontestável.

Quilómetros identificados, oferta de uma t-shirt técnica e medalha no final. E abastecimentos?

Eis o aspecto menos positivo da prova, por isso não escrevi que voltou a ser novamente um êxito, foi  inqualificável a falta de água no abastecimento a meio do percurso para os corredores do fim do pelotão, foi com muito desagrado que vários atletas demonstraram o seu descontentamento,eu próprio fiquei (muito) desapontado com esta grave falha por parte da organização.

Quanto a nível pessoal,  depois de na sexta-feira ter feito um treino espectacular de 30 Km entre o Caís do Sodré e a Casa da Guia no Guincho, na companhia de Amigos,com letra maiúscula, o objectivo foi  unicamente "rodar" e olhar para os batimentos cardíacos, e agora que finalmente já corro com o meu pulsómetro que veio do "médico"  ir ao ritmo que pretendo fazer na Maratona do Porto.

Mais uma vez a grata oportunidade para (re)ver, abraçar e estar com bons amigos, não preciso frisar nomes pois sabem quem são, calorosos, simpáticos e agradáveis, porque também há aqueles, os incovenientes, que quando não têm mais nada que falar, aborrecem-me com piadinhas de mau gosto acerca da minha falta de forma ou o fisíco,  uma vez por outra até entro brincadeira e acho piada, agora quando por norma e sistema das poucas vezes que me vêem insistem, não acho graça nenhuma, mas também ignoro que é a melhor atitude que devemos ter para quem têm este tipo de comportamento, para já não tenho que dar satisfações, corro porque gosto e não para olhar a tempos ou ganhar medalhas, que por sinal até ofereço a crianças, obviamente se melhorar não nego que fico contente, mas para quem raramente treina e atendendo à condicionante asmática, até acho que faço muito, relativamente ao meu fisíco deixo o recado, se estou mais ou menos pesado, preocupem-se com a vossa vida! Falem da bandeira ao avesso, Sá Pinto e SCP, da situação caótica do nosso País etc...

Bem, isto hoje aqui para os meus lados está para o azedo, deve ser efeitos do ainda Benfica Vs Barcelona,  termino deixando uma palavra de solidariedade ao (nosso) amigo/atleta de eleição Luís Rafael que corre pelo Grupo Desportivo Santander Totta, desejando-lhe as melhoras. Um abraço de toda a Equipa e esperámos que regresses em breve ao nosso convívio.

Por vezes damos demasiada importância a certas coisas, como se a razão da nossa vida dependesse dela...

Classificação Geral e Equipas: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova (altimetria e percurso): aqui