domingo, 1 de dezembro de 2013

Corrida do Sporting - 2013


Curiosamente (ou não), sou finalista desta prova...

Talvez por enquanto... na terceira edição da Corrida do Sporting, organizada pelo Sporting Clube de Portugal e apoio técnico da Xistarca a sabedoria popular " não há duas sem três", não se cumpriu.

A estreia da primeira edição da Corrida do Sporting foi um (in)esperado e surpreendente sucesso, a do ano passado a que mais gostei, numa classificação (pessoal) de 1 a 10 atribuiria entre 7 e 9, a deste ano, daria apenas a metade da pontuação máxima.

Os motivos que passam pelo facto de não ter gostado da corrida deve-se a alguns aspectos a considerar, não foi por não termos terminado desta vez dentro do Estádio José Alvalade, mas quase que se torna no meu entender um imperativo a passagem por dentro do estádio, mas perfeitamente compreensível uma vez que a equipa de futebol jogava hoje com o Paços de Ferreira, como tal partida e chegada efectuada junto à clínica da CUF às 10H: 30.

A meu ver, este evento fica marcado pelo (elevado) valor das inscrições, tanto para a caminhada, como para a prova principal, no primeiro prazo de inscrição por exemplo os não sócios pagavam 12 euros, atingindo o máximo de 16 euros, os sócios do clube pagavam menos dois euros destes preços.

Para a caminhada Jubas de 4 Km, um não sócio pagava no mínimo 9 euros e o máximo de 12 euros, o que dizer disto?

Mesmo considerando os custos, com policiamento, estruturas, organização, já participei  em provas com preços (bem) mais baixos ou até gratuitas, com o mesmo nível organizativo. Será isto tudo fruto da massificação de provas?

Para mim é fácil se continuarem a praticar estes preços nesta ou noutra corrida, provavelmente não irei, assim com durante anos não participei na corrida do clube do meu coração, a não ser que esteja inscrito como foi também desta vez pela minha equipa, Grupo Desportivo Santander Totta, no final novo episódio lamentável, para entregarem a medalha, maças de Alcobaça e Powerade, desesperei com a longa e interminável fila, uma espera de cerca de  20 minutos ao frio para sair dali!

Aspectos positivos a realçar, perto dos 5.000 inscritos na prova principal e igualmente boa adesão na caminhada Jubas, percurso citadino acessível, onde a cidade engalanou-se de verde, uma festa leonina onde sócios e simpatizantes entoavam cânticos e gritos do clube, nos diversos túneis e bem que me apetecia gritar pelo glorioso, mas como o seguro morre de velho...caladinho que não estás na tua "casa"!

T-shirt técnica, naturalmente verde, que irei oferecer a um colega "lagarto" que me pediu, uma bonita medalha, abastecimento a meio do percurso e no final.

O meu desempenho, o mesmo de sempre, fraco, fraquinho, muito fraco, mas fico contente por não treinar e conseguir acabar uma prova de 10 Km, assim como três maratonas, actualmente dificilmente  conseguiria, mas segundo o (meu) médico apesar das dificuldades respiratórias restritivas e ligeiramente obstrutivas são evidentes, contudo a tolerância ao esforço é bem doseada, e não esquecer que a Rosa Mota é asmática!Consiga eu ir correndo e já me dou por satisfeito!

Aguardemos pois pelo próximo ano...

Site da Prova: aqui
Página do Facebook: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui.

A minha prova( percurso/tempo/altimetria): aqui