domingo, 16 de fevereiro de 2014

Grande Prémio do Atlântico - 2014





É uma prova que não gosto de faltar...

Apesar de organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica, tirando este aparte, que apenas aqui surge por (mera) brincadeira, é uma prova que se realiza na margem sul, no mês de Fevereiro e que faço questão de participar, todavia no ano passado, estive a alguns bons quilómetros daqui, concretamente no país de "nuestros hermanos", na capital da Andaluzia, uma vez que o dia desta prova coincidiu com a Maratona de Sevilha de onde trouxe boas recordações.

Vai-se lá saber ou entender o porquê, mas tal como já tinha referido é daquelas provas em que participo com agrado, por vezes não encontramos respostas para as nossas perguntas e nem para as nossas preferências, até porque só fico unicamente com a medalha, a t-shirt verde, bonita por sinal e com o símbolo da colectividade que organiza a prova, não é garantidamente para mim, desta vez a sorte coube à Sandrinha, leõa que este ano lá vai rugindo, com excepção da última terça-feira... e depois fomos dar um pequeno passeio.


Este ano, devido à instabilidade climatérica do tempo, não passámos pelo percurso mais bonito da prova, o paredão onde as restrições no acesso às praias de forma a prevenir ou evitar acidentes devido à agitação marítima costeira, que esteve sempre presente até ao dia da prova, mas eram imensos as pessoas que vi que estavam nesta plataforma a caminhar, a correr ou puro lazer.

Tirando este facto alheio à organização, não gostei de como o trânsito foi cortado e de apesar do começo da prova, às 10H: 00 ter sido na  hora certa, com cerca de 1500 atletas, talvez muitos mais, houve alguma confusão, porque que não se ouviu o tiro de partida, ou melhor não foi dado, eu pelo menos não me apercebi. De resto tudo normal, abastecimento a meio da prova e no final a dita t-shirt técnica e medalha.

Nesta prova, participei pela minha equipa o Grupo Desportivo Santander Totta e hoje com a companhia especial do mano, que como claro, esteve um autêntico relâmpago.

No plano pessoal, no texto da minha última prova realizada, no dia 2 deste mês, Corrida São Domingos de Benfica, tinha escrito que iria treinar afincadamente e com regularidade, contudo e se bem se recordam também escrevi que por volta do oitavo quilómetro, não me tinha sentido (nada) bem, para não dizer desconfortável, hoje com mais serenidade, posso dizer que tive um forte aperto no peito, que deixou-me (bastante) apreensivo, mas que por via de certas contigências que se pode observar na foto, não queria, nem poderia alarmar as pessoas que me são próximas, mas fui consciente abrandei, impedindo-me de realizar um óptimo registo.

Devido a isto fui submetido a uma "bateria" de exames, e encontro-me de perfeita saúde, o que tive foi uma contractura muscular no peito e por esta via durante a prova estive sempre receoso, limitando-me apenas a simplesmente concluir a prova.

Despeço-me desejando a  todos os amigos/atletas e aos 1.000 participantes luso que no próximo Domingo, "invadirão", Sevilha, que tudo corra bem e essencialmente que se divirtam e já agora aproveitando a ocasião, gostaria de escrever a palavra/asneira que não escreverei, mas que direi baixinho e que é sinal de sorte!

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: aqui