sábado, 2 de agosto de 2014

O fotográfo dos famosos ( e não só)- Marcelino Almeida


Foto José Silva
Marcelino Almeida com o Carlos Lopes

Nos "bastidores" das provas além dos atletas, há um complexo e envolvente mundo (novo), onde vários intervenientes e "gentes" anónima trabalha e desempenha um papel relevante e fundamental, nas corridas denominadas de rua contribuindo e incentivando para que que cada dia que passa, nas estradas, nas montanhas, na esquina de um qualquer lugar a corrida tenha se tornado um desporto/fenómeno de massas.

Conheci o amigo Marcelino Almeida, no Campeonato Nacional de Estrada de 2013, que ocorreu em Lisboa , a (sólida) amizade que nem começou da forma desejável, porque houve um desentendimento/equívoco, que posteriormente  foi sanado rapidamente com desportivismo por ambas as partes, na prova seguinte, Corrida Luzia Dias, fomos à procura um do outro e esclarecemos o acontecido, hoje sem qualquer importância, posso afirmar que deste episódio nasceu uma fortalecida amizade que se vai construindo em cada prova em que nos encontrámos e por vezes, quando menos espero, lá está ele à minha espera, por vezes escondido e a rir-se com a objectiva pronta a disparar.

Além do fotógrafo, para vossa curiosidade, após uma pesquisa há que ter respeito também por este (enorme) atleta, pois, quem diria, (pelo menos eu, não sabia) representou as cores do Sporting e do Benfica, tendo abandonado a competição no ano de 1993. Foi um atleta de (muito) bom nível, tendo chegado a fazer, registem bem este tempo, 14´:23" nos 5.000 metros e na meia-maratona a marca de 1:04,14 é preciso acrescentar mais algum dado , que gabarito!

Contudo antes de abandonar as "pistas" quis experimentar fazer uma maratona  e sem treinos específicos terminou com o fantástico tempo de 2:30,51, "e esta hein!", como diria o saudoso Fernando Pessa.

Agora já sabem, quando virem o Marcelino Almeida, não tentem fugir, seja por trás da objectiva, com ou sem ela...you´re on candid camera ;)

Marcelino Almeida, com a lenda Rita Boralho