Os concelhos de Silves e Monchique receberam neste (último) fim de semana (Sábado), a segunda edição do Trail do Lince, onde todos os participantes, (per)corriam os caminhos do lince ibérico, espécie que se encontra em vias de extinção, e que com o nosso simbólico mas valioso contributo reconcilia-se o gosto dos amantes da corrida e ajudamos na preservação e recuperação deste felino na península ibérica.
Prova organizada pela Associação Algarve Trail Running, Liga para a Protecção da Natureza, World Wide Fund, apoio dos dois concelhos onde decorreram as provas e a agência de comunicação FIRE.
Este evento dividiu-se em três provas:
- Trail Longo de aproximadamente 32 Km
- Trial Curto de aproximadamente 12 Km
- Caminhada de aproximadamente 12 Km ( percurso idêntico ao de Trail Curto)
A convite da organização, inicialmente decidi participar no Trail Longo, contudo depois de ponderar e de ter um momento de lucidez, optei pelo Trail Curto, primeiro porque não tenho ainda a experiência suficiente que gostaria nesta variante da corrida e fundamentalmente por não ter treinado desde a minha desistência na maratona de Lisboa, decisão esta que posteriomente se revelou sensata.
Deste modo, apenas posso falar da prova que escolhi, prova com início preciso na hora previamente estabelecida (10H:15), junto às Piscinas de Silves, com tiro de partida dado pela presidente desta autarquia, sendo que tive conhecimento que a prova com a distância maior que deveria ter começado às 09H:30 em Monchique, devido a um imprevisto começou ligeiramente mais tarde, mas nada de relevante.
Os três primeiros quilómetros muito suaves e fiz a um ritmo agradável, passando por um single track, junto a um canal de água, ao quarto começamos a ver os cenários desoladores que os incêndios em Setembro provocaram na serra, uma mancha vazia escurecida sem árvores ou arbustos, ao quinto quilómetro a primeira parede, onde não tive outro "remédio" que caminhar em passo acelerado, felizmente logo depois encontrava-se o (farturoso) ponto de abastecimento (7Km) com muita fruta, doces e diversas bebidas.
Depois de "abastecer-me" sempre a descer até encontrar uma nova subida, que mais parecia para mim, o monte Everest ora com a mão na anca ou a apoiar-me nos joelhos, penosamente lá consegui fazer a escalada, ainda tentei encontrar uma vara que me auxiliasse, mas revelou-se um esforço infrutífero, apenas pedras, cascalhos e algum pó, depois da travessia do Adamastor, o percurso lá no alto foi bem agradável e começou a descer até ao 10 Km em que corremos num dos pontos mais altos da prova, a entrada no majestoso Castelo de Silves e depois até a meta foi apenas para usufruir do percurso.
Já agora querem saber o tempo que fiz?
Quem me conhece bem, sabe que para mim é o menos importante, ainda mais quando abraçamos e nos dedicamos a uma causa, mas por mera curiosidade fiz cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos :-)
Relativamente à prova o aspecto menos positivo a realçar é o alto valor das inscrições, que mesmo apesar de incluir o preço da mascote de peluche a meu ver é exagerado, penso que se assim não fosse haveria mais participantes, muitos mais, apesar das inúmeras provas que decorreram neste fim de semana e também ao facto de o pack ser apenas adquirido nas lojas FNAC, sendo que até poderiam ser disponibilizados em outras lojas da concorrência e grandes superfícies comerciais, quem sabe junto aos brinquedos uma vez que se aproxima a época do Natal e quem sabe não receberia um presente que me agradaria? Quando terminamos uma prova, temos que começar logo a pensar na próxima é o que fazem algumas provas!
Também porque sempre volto aos locais onde sou feliz, ano cá estarei em 2017, espero que melhor preparado fisicamente, porque gostaria de fazer o Trail Longo...e quem sabe desta ver um lince ou mais que um, já que desta vez não vi, embora seja difícil! Seria um bom sinal que me deixaria contentíssimo!
Termino com uma palavra de enorme apreço para a qualidade da organização, é uma prova com larga margem de crescimento e que tem tudo para se tornar num caso sério de sucesso e projecção na área desportiva e preservação do felino mais ameaçado do mundo!
Até para o próximo ano!
Site da Prova: aqui