segunda-feira, 9 de abril de 2018

Sustentabilidade e inclusão serão o foco da Maratona Schneider Electric Paris 2018




Sustentabilidade e inclusão serão o foco da Maratona Schneider Electric Paris 2018

·       A maratona que percorrerá as ruas de Paris terá como foco a sustentabilidade do meio ambiente e a igualdade de género
·       Um dos objetivos passa por tornar esta maratona com zero  emissões de carbono em 2019
·       Cobertura mediática da cerimónia de entrega de prémios será ao mesmo tempo entre homens e mulheres, e saída dos atletas também será coordenada para que os vencedores de ambos os sexos cheguem na mesma altura à meta.

Pelo sexto ano consecutivo, a Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, é o principal patrocinador da Maratona de Paris. No próximo domingo, dia 8 de abril, 55 000 atletas de 145 nacionalidades terão pela frente 42 quilometros de corrida entre as ruas da capital francesa. A sexta edição da Schneider Electric Maratona de Paris irá reforçar o compromisso para com a sustentabilidade ao compensar 85% das emissões de carbono geradas durante o mesma, através de diversas iniciativas importantes a favor do meio ambiente. A mesma seguirá a sua aposta na igualdade de género com a garantia da mesma cobertura mediática aquando a entrega de prémios de ambos os sexos. A novidade desta edição está no horário de partida que será ajustado para que as atletas femininas possam cruzar a meta ao mesmo tempo que os homens. Com estas medidas, a organização pretende fomentar a participação feminina na prova com o objetivo de aumentar cerca de 30% a sua participação nos próximos dois anos.

Compensação de 85% das emissões de carbono

Em colaboração com a organização da Maratona, Amaury Sport Organization (A.S.O), a Schneider Electric irá compensar 85% das emissões geradas pelo evento através de diversas ações. O objetivo para 2019 é atingir a emissão neutra de carbono que irá tornar a Maratona de Paris como o primeiro evento desportivo desta dimensão a alcançar este marco.

Uma das ações realizadas para compensar as emissões de carbono foi o projeto Livelihoods, uma parceria entre dez empresas francesas que trabalham para restaurar os ecossistemas de países em desenvolvimento. Em associação com a ONG CLIMATE PAL, foram equipados fogões em 60 000 casas no Quénia que ajudam a reduzir 60% da quantidade de madeira utilizada para cozinhar. Além de ajudar a combater a desflorestação da região, pressupõe também a reduções de emissões de CO2 para as 300 000 pessoas que receberam estes fogões. A Schneider Electric participa igualmente em outras ações como a plantação de mangues e a implementação de melhores práticas para a agricultura em todo o mundo.

Apoio contundente à igualdade de género

Em linha com o seu compromisso em torno da igualdade de género, a Schneider Electric juntou-se à A.S.O. para apresentar diversas iniciativas que permitam reconhecer de igual forma atletas femininas e masculinos, e impulsionar este tema tão atual.
Entre as muitas propostas, as mulheres saem primeiro, o que fará com que cruzem a linha de meta ao mesmo tempo que os atletas masculinos. A cobertura mediática está também garantida para que se transmitam em direto as duas entregas de prémios que serão distribuídos de igual forma (50 000€). A sensibilização para esta temática será assegurada por um espaço dedicado #HeforShe no Salão de Corrida que estará na Expo Porte de Versailes de Paris durante todo o fim-de-semana.