Sustentabilidade e inclusão serão o foco da
Maratona Schneider Electric Paris 2018
·
A maratona que percorrerá as ruas de Paris terá como foco a
sustentabilidade do meio ambiente e a igualdade de género
·
Um dos objetivos passa por tornar esta maratona com zero emissões de carbono em 2019
·
Cobertura mediática da cerimónia de entrega de prémios será ao mesmo tempo
entre homens e mulheres, e saída dos atletas também será coordenada para que os
vencedores de ambos os sexos cheguem na mesma altura à meta.
Pelo sexto ano consecutivo, a Schneider Electric,
líder na transformação digital da gestão de energia e automação, é o principal
patrocinador da Maratona de Paris. No próximo domingo, dia 8 de abril,
55 000 atletas de 145 nacionalidades terão pela frente 42 quilometros de
corrida entre as ruas da capital francesa. A sexta edição da Schneider Electric
Maratona de Paris irá reforçar o compromisso para com a sustentabilidade ao
compensar 85% das emissões de carbono geradas durante o mesma, através de
diversas iniciativas importantes a favor do meio ambiente. A mesma seguirá a
sua aposta na igualdade de género com a garantia da mesma cobertura mediática
aquando a entrega de prémios de ambos os sexos. A novidade desta edição está no
horário de partida que será ajustado para que as atletas femininas possam
cruzar a meta ao mesmo tempo que os homens. Com estas medidas, a organização
pretende fomentar a participação feminina na prova com o objetivo de aumentar
cerca de 30% a sua participação nos próximos dois anos.
Compensação de 85% das emissões de carbono
Em colaboração com a organização da Maratona, Amaury
Sport Organization (A.S.O), a Schneider Electric irá compensar 85% das emissões
geradas pelo evento através de diversas ações. O objetivo para 2019 é atingir a
emissão neutra de carbono que irá tornar a Maratona de Paris como o primeiro
evento desportivo desta dimensão a alcançar este marco.
Uma das ações
realizadas para compensar as emissões de carbono foi o projeto Livelihoods, uma parceria entre
dez empresas francesas que trabalham para restaurar os ecossistemas de países
em desenvolvimento. Em associação com a ONG CLIMATE PAL, foram equipados fogões
em 60 000 casas no Quénia que ajudam a reduzir 60% da quantidade de
madeira utilizada para cozinhar. Além de ajudar a combater a desflorestação da
região, pressupõe também a reduções de emissões de CO2 para as 300 000
pessoas que receberam estes fogões. A Schneider Electric participa igualmente
em outras ações como a plantação de mangues e a implementação de melhores
práticas para a agricultura em todo o mundo.
Apoio
contundente à igualdade de género
Em
linha com o seu compromisso em torno da igualdade de género, a Schneider
Electric juntou-se à A.S.O. para apresentar diversas iniciativas que permitam
reconhecer de igual forma atletas femininas e masculinos, e impulsionar este
tema tão atual.
Entre
as muitas propostas, as mulheres saem primeiro, o que fará com que cruzem a
linha de meta ao mesmo tempo que os atletas masculinos. A cobertura mediática
está também garantida para que se transmitam em direto as duas entregas de
prémios que serão distribuídos de igual forma (50 000€). A sensibilização
para esta temática será assegurada por um espaço dedicado #HeforShe no Salão de
Corrida que estará na Expo Porte de Versailes de Paris durante todo o
fim-de-semana.