sábado, 26 de janeiro de 2019

Apresentação das Equipas do Clube de Praças da Armada no Alfeite





O Clube de Praças da Armada, apresentou no dia 16 de Janeiro, no Centro de Educação física da Armada, localizado na Base Naval de Lisboa, Alfeite a sua Equipa nas mais diversas modalidades.

A equipa, constituída na sua maioria por militares da Marinha é composta por cerca de 220 atletas nas modalidades de Atletismo, BTT, Orientação, Pesca Desportiva, Tiro Desportivo, Trail e Duatlo/Triatlo.

O Clube Praças da Armada, fundado a 14 de Agosto de 1983, é uma Instituição considerada de Utilidade Pública desde 23 de Julho de 1996, com actualmente com cerca de três mil sócios efectivos, desenvolvendo actividades  de âmbito Cultural, Recreativo e Desportivo.

No seu percurso de vida  tem adquirido o respeito de diversas Intituições Públicas e privadas. A comprová-lo , a atribuição da Medalha do Município de Almada, aquando dos seus 25 anos de vida e atribuição da Medalha Naval Vasco da Gama a 28 de Fevereiro de 2018, pelo Chefe do Estado da Armada sua Excelência  o Almirante António  Silva Ribeiro.

Pode ser associado do Clube de Praças da Armada, todo o cidadão que foi ou é militar da Marinha de Guerra Portuguesa e prestou serviço como Praça ou o cidadão que pretenda praticar uma modalidade federada pelo Clube designado então como sócio-atleta. 

O Clube desenvolve actividades de âmbito Cultural, Recreativo e Desportivo.

A nível Cultural , além de possuir uma biblioteca edita o boletim informativo designado "O Marujo", promove debates, colóquios e outras actividades culturais, e em parceria promove o almoço comemorativo do 25 de Abril.



Anualmente e para os filhos dos associados promove um concurso para atribuição de prémios escolares para segundos e terceiros ciclos designados como Prémio 1º Marinheiro AP Domingos Raposo. Com outros clubes militares navais como o Clube Militar Naval e o Clube de Sargentos da Armada , o CPA organiza o lançamento da Medalha comemorativa do Dia da Marinha,cabendo-lhe a responsabilidade de três em três anos. Em 2009 foi inaugurado o monumento ao " Marinheiro Insubmisso do Feijó" e anualmente em parceria com a Associação de Praças promove o Dia Nacional de Praças das Forças Armadas,e o aniversário da "Revolta dos Marinheiros " de 08 de Setembro de 1936. 

No decorrer do ano organiza diversos eventos para os associados, familiares e comunidade local. É importante ter" Boa Vizinhança"

 O CPA também promove e organiza eventos desportivos de âmbito local , como nacional. Ao longo do ano, os atletas da Marinha, associados do Clube, participam em equipas das modalidades de atletismo , orientação , pesca desportiva , tiro desportivo , trail , triatlo e duatlo, estes a nível federado. Como não federados, os atletas participam nas provas populares , locais , regionais, de BTT , atletismo , séniores e veteranos , futsal e caminhadas, integradas no Programa "Almada Mexe Comigo " e Troféu "Almada em Atletismo " No que se refere à Formação o Clube tem em funcionamento escolas de natação a decorrer na piscina nº 1 no Alfeite e uma outra na Escola de Fuzileiros no Barreiro."