quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fotos da Meia-Maratona de Portugal (Centenário)




Devido a avaria técnica originada pela operadora, que prestava-me os serviços de televisão, internet e telefone, fiquei privado do acesso ao blogue, como tal lamento por só agora disponibilizar as fotos referentes à Meia-Maratona do Centenário e irei responder o mais breve possível aos comentários assim como manter-me actualizado no que se refere à "Blogosfera Corredora"

Clicar na imagem em baixo para visualizar outras fotos.













Meia-Maratona do Centenário






domingo, 26 de setembro de 2010

Meia-Maratona de Portugal Meia do Centenário)-2010


A 11ª. Meia Maratona de Portugal com a habitual partida na Ponte Vasco da Gama, este ano denominada como a Meia do Centenário (100 anos implantação da República Portuguesa) decorreu num percurso novo envolvente e mais atractivo, levando os atletas até à Estação da Santa.Apolónia onde se fez o retorno e regresso pelo mesmo trajecto até ao Pavilhão de Portugal onde estava instalada a meta.

 Tal como já tinha mencionado, a nossa inscrição foi efectuada no prazo limite, porque estivemos indecisos até à último “minuto” em voltarmos onde recentemente fomos felizes (Praia da Rocha) e fazer esta prova que no meu entender além de agradar-me substancialmente devido ao forte cariz popular a torna especial, ou então é o meu coração que está a ser imparcial e falar mais alto pois foi aqui no ano de 2008 que eu e o Hamilton fizemos a nossa estreia na distância.

 Como tudo na vida, a minha filosofia é tudo ou  nada, ou melhor sou de extremos ou 8 ou 80, se na semana anterior à Corrida do Destak consegui treinar durante os 5 dias úteis da semana, desta vez foi uma completa abnegação e falta de vontade de treinar/correr, mas mesmo assim alheio a este ”pequeno pormenor” acabei por fazer o  que considero mais importante…participar, mantendo-me activo. Agora é esperar tranquilamente pelas dores musculares: -D

 Já na Ponte que liga as duas margens, era grande o alvoroço das “gentes”, onde conversas cruzadas misturavam-se com sonoras gargalhadas que contrastavam com o silêncio dos atletas que procuravam alguma concentração. De pé ou sentados, sozinhos ou rodeados de amigos formavam-se enormes filas para as casas de banho móveis, ainda assistimos a uma cena triste e lamentável  e que não vou agora comentar. Outros liam os jornais, jogavam às cartas, dançavam ao som da música, outros aqueciam, ou tiravam fotografias:-))

Neste pequeno “mundo”, que mais parecia à Torre de Babel, foram várias às nacionalidades presentes que ajudaram a abrilhantar e colorir a competição, onde predominou o vermelho cor da t-shirt deste ano.

 A meu ver esta prova poderá no futuro conseguir o prestígio da sua irmã, Meia-Maratona de Lisboa, contudo apesar da prestável organização as inscrições são consideravelmente caras pesando nos nossos bolsos, principalmente se a família for numerosa. Os abastecimentos não faltaram, o trânsito cortado, placas dos quilómetros, casas de banho à disposição, postos médicos, enfim manteve os índices de organização a que nos acostumou.
Citação final para a equipa da Hovione, que cumprindo a tradição fez-se representar ao mais alto nível, aos amigos da Blogosfera, Mário Lima sempre em grande e com enorme generosidade, José Melo com a máquina fotográfica, o Luís  e Susan  Mota que cumprimentei no final, Vitor Veloso e Filipe Fidalgo, sempre em forma e a correrem como "galgos" e a amiga Ana Paula com a simpatia e em tom de brincadeira que a caracteriza, ultrapassou-me no tapete de passagem, para ficar à minha frente, mas foi um esforço desnecessário, pois já  estava no limite, com os "bofes" completamente de fora.
Classificação aqui no site da prova.
Próxima Prova em Coimbra: Concerto dos U2 e logo se verá :-))

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Manual para subir Montanhas-de Paulo Coelho


                                Foto do pôr-do-sol na Praia da Rocha


Este é um texto retirado na integra do blogue do escritor Paulo Coelho.

A meu ver é um texto que pode ser interpretado, não só a nível espiritual como desportivo, dependendo da imagem própria que cada têm ao ler o texto

"A] Escolha a montanha que deseja subir: não se deixe levar pelos comentários de outros, dizendo “aquela é mais bonita”, ou “esta é mais fácil”. Você irá gastar muita energia e muito entusiasmo para atingir seu objectivo, portanto é o único responsável, e deve ter certeza do que está fazendo.

B] Saiba como chegar diante dela: muitas vezes, a montanha é vista de longe – bela, interessante, cheia de desafios. Mas quando tentamos nos aproximar, o que acontece? As estradas a circundam, existem florestas entre você e e seu objectivo, o que aparece claro no mapa é difícil na vida real. Portanto, tente todas os caminhos, as trilhas, até que um dia você está em frente ao topo que pretende atingir.

C] Aprenda com quem já caminhou por ali: por mais que você se julgue único, sempre alguém teve o mesmo sonho antes, e terminou deixando marcas que podem facilitar a caminhada; lugares onde colocar a corda, picadas, galhos quebrados para facilitar a marcha. A caminhada é sua, a responsabilidade também, mas não se esqueça que a experiência alheia ajuda muito.

D] Os perigos, visto de perto, são controláveis: quando você começa a subir a montanha dos seus sonhos, preste atenção ao redor. Há despenhadeiros, claro. Há fendas quase imperceptíveis. Há pedras tão polidas pelas tempestades, que se tornam escorregadias como gelo. Mas se você souber onde está colocando cada pé, irá notar as armadilhas, e saberá contorna-las.

E] A paisagem muda, portanto aproveite: claro que é preciso ter um objectivo em mente – chegar ao alto. Mas à medida que se vai subindo, mais coisas podem ser vistas, e não custa nada parar de vez em quanto e desfrutar um pouco o panorama ao redor. A cada metro conquistado, você pode ver um pouco mais longe, e aproveite isso para descobrir coisas que ainda não tinha percebido.

F] Respeite seu corpo: só consegue subir uma montanha quem dá ao corpo a atenção que merece. Você tem todo o tempo que a vida lhe dá, portanto caminhe sem exigir o que não pode ser dado. Se andar depressa demais, irá ficar cansado e desistir no meio. Se andar muito devagar, a noite pode descer e você estará perdido. Aproveite a paisagem, desfrute a água fresca dos mananciais e das frutas que a natureza generosamente lhe dá, mas continue andando.

G] Respeite sua alma: não fique repetindo o tempo todo “eu vou conseguir”. Sua alma já sabe isso, o que ela precisa é usar a longa caminhada para poder crescer, estender-se pelo horizonte, atingir o céu. Uma obsessão não ajuda em nada a busca do seu objectivo, e termina por tirar o prazer da escalada. Mas atenção: tampouco fique repetindo “é mais difícil do que eu pensava”, porque isso o fará perder a força interior.

H] Prepare-se para caminhar um quilómetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando. Não se engane, há de chegar o momento em que o que parecia perto ainda está muito longe. Mas como você se dispôs a ir além, isso não chega a ser um problema.

I] Alegre-se quando chegar ao cume: chore, bata palmas, grite aos quatro cantos que conseguiu, deixe que o vento lá em cima (porque lá em cima está sempre ventando) purifique sua mente, refresque seus pés suados e cansados, abra seus olhos, limpe a poeira do seu coração. Que bom, o que antes era apenas um sonho, uma visão distante, agora é parte da sua vida, você conseguiu.

J] Faça uma promessa: aproveite que você descobriu uma força que nem sequer conhecia, e diga para si mesmo que a partir de agora irá usa-la pelo resto de seus dias. De preferência, prometa também descobrir outra montanha, e partir para uma nova aventura.

L] Conte sua história: sim, conte sua história. Dê seu exemplo. Diga a todos que é possível, e outras pessoas então sentirão coragem para enfrentar suas próprias montanhas."

domingo, 19 de setembro de 2010

Corrida do Destak -2010

Percurso da prova: aqui - Detalhes

 Classificação oficial: aqui



Pelo terceiro ano consecutivo, participamos nesta simpática Corrida, iniciativa do jornal gratuito diário Destak em parceria com a C.M de Cascais e apoio técnico da Xistarca.

A prova desenrola-se em plena Marginal, no sentido Carcavelos-Cascais, como se fosse o prolongamento da Corrida do Tejo, com condições esplêndidas e cenário deslumbrante sobre o Tejo, e devido ao calor tenho que constatar a preocupação da organização em disponibilizar dois abastecimentos durante o percurso, o que não é habitual em provas desta distância e igualmente no final dentro do saco oferta outra garrafa de água e a medalha alusiva ao evento.

Tendo treinado durante as (mini) férias, conseguido fazê-lo durante 5 dias consecutivos o esforço foi infrutífero, pois realizei uma prova considerada (in)suficiente, tendo o Hamilton obtido uma brilhante prestação.

Após alguma hesitação e reticências em termos de definição para a próxima prova a escolha será a Meia Maratona do Centenário em detrimento do Grande Prémio Santander Totta que irá decorrer no mesmo dia em Portimão.

sábado, 18 de setembro de 2010

Treino de férias na Praia da Rocha

Semana com um só adjectivo: espectacular!

Aproveitando um curto período de férias na companhia da família, a nossa energia e motivação altera-se e com os dias (ainda) ligeiramente longos e soalheiros, tivemos a excelente oportunidade de treinar algumas vezes em Portimão, concretamente na Praia da Rocha, tendo conseguido a "proeza" de correr durante 5 dias consecutivos distâncias curtas, quanto ao Hamilton adepto incondicional de piscina e do mar ficava-se pelos mergulhos e banhos nas águas quentes da capital do barlavento algarvio :-))

Agora é altura de começar, temos pela frente um calendário bastante exigente e preenchido de atractivas provas de atletismo já a partir de amanhã, na Corrida do Destak.

domingo, 5 de setembro de 2010

23ª. Corrida Festa/Avante


Inserida no programa da Festa do Avante realizou-se a primeira prova da época de atletismo, na Quinta da Atalaia, Seixal- Corrida da Festa (Avante).

Realizada num contexto político, onde o que menos importa é a cor partidária, as inscrições eram gratuitas com intuito de promover a prática do desporto (corrida) e sabendo das dificuldades destes eventos, é notória a sua qualidade em relação a muitas das provas que se realizam pelos diversos pontos do País puramente com interesse financeiro, mas pretendendo ser um factor de renovada confiança e de alento, atenção que não é um discurso político, para a maioria dos atletas amadores, esta prova em participei pela primeira vez é considerada a rentrée desportiva.

Como referi no parágrafo anterior, o essencial da prova estava lá, abastecimentos( água) com fartura ao 5 Km e  no final, percurso plano na bonita Baía do Seixal com os Km assinalados, adesão maciça dos atletas a rondar o milhar e meio, contudo ouvi comentários negativos devido ao afunilamento para a entrega de brindes, penso que uma t-shirt, mas como nunca se está contente com nada, e tive que ouvir críticas e "cantigas de escárnio e mal dizer" mas nem liguei muito tendo saído da fila e dito para ficarem com a minha t-shirt e eventuais brindes.

Em boa hora aconteceu este gesto, porque passei a fita de marcação e tive a grata oportunidade de ver e abraçar, a amiga Ana Paula, por quem nutro estima e admiração, e é fantástico pois têm capacidade natural de transmitir carisma e magnetismo sem paralelo, e oferece simpatia e boa amizade.

Já no final a pedido do José Carlos Melo retirei umas fotos com os RUN4FUN e com os amigos da "Blogosfera Corredora", Pedro Ferreira, Mário Lima, Vitor Veloso e conheci pessoalmente o Filipe Fidalgo e o Luís Parro.

Quanto à minha participação, o mesmo de sempre...simplesmente divertir-me e acabar a prova sem querer esforçar-me demasiado, pois mesmo com o início às 09: 15 da prova, esteve um dia de muito calor e não consegui treinar esta semana.

Aproveitando o momento (não) político deixo a frase de Martin Luther King que além de sonhar, disse: "If you can't fly, run. If you can't run, walk. If you can't walk, crawl. But by all means, keep moving!".

Fotos: aqui.

Próxima prova: Corrida do Destak

23ª. Corrida Festa/Avante

Corrida Avante /Festa-percurso da prova 2010