domingo, 25 de setembro de 2011

Meia Maratona de Portugal- 2011


Foi  a prova (im)posssível...

Uma vez por ano, atravessamos a pé (correr) a interminável Ponte Vasco da Gama, na popular e festiva Meia-Maratona de Portugal (Vodafone).

Com início às 10H:30 com duas partidas distintas, mas meta comum instalada no Parque das Nações, os atletas de elite devido ao desnível da ponte, partiram junto das Torres da GALP e nós que fazemos da corrida uma diversão começamos a nossa prova (não) competitiva no tabuleiro da Ponte Vasco da Gama e com a vista deslumbrante cidade das sete colinas e com o Tejo como companhia durante alguns Kilometros.

Juntamente com a competição considerada rainha, outros houve que aproveitaram a fantástica manhã de domingo para usufruir  da Mini- Maratona (EDP) com aproximadamente 6 Km de distância.

Cerca de 15.000 atletas sendo que o limite de inscrições era de 17.000, forte presença de atletas de diversas nacionalidades dos 4 cantos do Mundo.

Prova bem organizada e a continuar a merecer o selo de certificação de qualidade pela AIMS, que a par da sua irmã  velha (Meia-Maratona de Lisboa) apenas  outras 5 têm esta distinção.

Os Km assinalados, abastecimentos abundantes de água e bebidas isotónicas, fruta depois do retorno, bandas musicais ao longo do percurso, medalha no final juntamente com outros brindes, agora  o aspecto menos positivo o tão ansiado  tiro de partida dado pelo Oscar Pistorius e repetindo anos anteriores, estivemos longamente à espera no tabuleiro da ponte e sem sequer haver oportunidade de efectuar aquecimento, segundo observação do Jorge, se o último autocarro que nos transporta até ao começo da prova parte às 09: 00, porque motivo não começar a prova às 10H: 00? Fica a pergunta no ar !

O Hamilton como de costume com o motor a trabalhar em altas rotações, fez um bom tempo, nada de anormal, quanto a minha prestação, inscrito pelo Grupo Desportivo e Recreativo da Hovione, apesar do apoio e incentivos dos amigos Henriqueta, Carlex e Jorge Almeida termino como comecei foi a prova (im)possível, ainda pensei em desistir por diversas vezes, mas com o Gregório "Tartaruga" atrás de mim, não deixava-me baixar os braços sendo assim não tive outro recurso senão terminar...obrigado:-)

E com uma certeza fiquei no final, mas só depois de falar com o "Trio Maravilha" é que divulgarei...

Site da Prova: aqui
Próxima Prova: I Corrida da Água
Fotos: aqui 
Video Finish: aqui
Classificação Final: aqui
Bastidores da Prova: aqui

domingo, 18 de setembro de 2011

Corrida da Linha (Cascais) Destak- 2011

Corrida da Linha(Cascais) Destak

Adversários VS Fábio
O Jornal gratuito Destak em parceria com o C.M.Cascais promoveram a 4ª. edição da Corrida da Linha (Cascais) Destak com a distância de 10 Km homologada pela Federação Portuguesa de  Atletismo.

E pelo 4º. ano Hamilton e eu  (totalistas) inscritos pelo G.D.S.T. fizemos questão de participar de uma prova que se pode considerar festiva e que no ano da celebração do 10º. aniversário do Destak conseguiu por milhares de atletas amadores e federados na pitoresca Marginal de Cascais.

Paralelamente à prova principal com 10Km Carcavelos-Cascais decorreu a Caminhada de 3 Km que ligou o Estoril-Cascais com a participação habitual da Mamy linda e da Tia Maria do Céu.

Com o tempo agradável e óptimo para a práctica do desporto social que actualmente está na moda, desta vez tinha um objectivo desconhecido, mas que tomei conhecimento  logo no início da semana, que era  ficar à frente da Sara Oliveira, colega do Hamilton, felizmente não tinha nome igual (só o primeiro e a terminação do apelido) e a perfomance da consagrada atleta Sara Moreira pois consegui ficar à frente dela e do meu irmão...pode ser que num futuro próximo consigam a proeza de fazerem-me a " folha":-)

Contudo felicito-a pela sua brilhante prestação na estreia de uma prova de corrida, ela que é adepta incondicional de Caminhadas agora deu um passo em frente !

Relativamente à prova, percurso plano de dificuldade média, com falsas rectas que tinham inclinações ascendentes e outras tantas descendentes, Kms assinalados em placas junto às bermas, marcadores de tempos consoante o nível de forma, abastecimento ao 3 Km só para os bravos do pelotão porque os últimos já  não tiveram água, mas a organização remendiou com outro abastecimento ao 7 Km e no final da prova, medalha no final juntamente com alguns brindes domésticos e culinários, suplemento do jornal que dá dicas interessantes da corrida e um passatempo exclusivo para os detentores do dorsal da prova.

Próximo ano cá estarei...upssssssssss já esquecia-me fiz o tempo de 01:00:32"! sendo que já fiz no passado recente bem melhor, mas quiçá em 2012;-)

Próxima Prova: Meia-Maratona de Portugal
Classificação Geral: aqui
Fotos: aqui
Fotos da Revista Atletismo: aqui

domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida Festa do Avante-2011

 
Corrida Festa do Avante
Na sua 24ª. edição da Corrida da Festa do Avante, inserida no programa do Partido Comunista Português, começou a época desportiva para  a larga maioria dos atletas de pelotão.

Esta prova simpática é considerada para muitos como a abertura do calendário das Corridas de Rua como apelidam os nossos irmãos brasileiros e possivelmente devido a este facto a elevada participação de atletas amadores e federados a rondar quase os 3 milhares.

Notei a ausência de muitos atletas e bloguistas, em parte devido às provas que decorreram na véspera,  Trail Nocturno das Lebres do Sado e ao Trilho do Templários e outros eventualmente à conotação política que essa prova possa representar, mas como não misturo desporto com política no próximo ano voltarei aqui ao local do crime.

Prova com início às 09H: 30 junto à Baía do Seixal percorrendo toda a Marginal desde a Amora até ao Seixal, e voltando pelo mesmo percurso até a meta instalada no epicentro da Festa do Avante.

Após mais de 2 meses a natural satisfação do (re)encontro com os amigos e companheiros de luta do GDST.

Fiz a prova toda na companhia dos Amigos Henriqueta Solipa, Carlos e o Jorge que tiveram a amabilidade de me darem ânimo e incentivos constantes , nunca me deixando sozinho ou para trás e que por este motivo fizeram desta  prova um treino;-) Obrigado!

Abastecimento a  meio do percurso e no final de um trajecto plano e rápido, saliento as inscrições gratuitas em tempos de crise económica e financeira o que demonstra que quando se quer tudo se consegue! No final o diploma que dava acesso à Festa do Avante, que nunca participei, mas que no futuro eu e o Hamilton depois de completarmos a prova o venhamos a fazer, pena é não haver disponibilização dos balneários com o Estádio do Amora a escassos metros!

Primeira prova que participei onde no retorno davam uma fita para entregarmos no final, que servia como comprovativo de termos efectuado na íntegra o percurso:-) Achei muito engraçado!

Agora  de volta aos palcos do asfalto só daqui a 15 dias...férias mas não deixarei de treinar e correr pelas praias do Sotavento Algarvio com o Hamilton;-)

Próxima Prova: Corrida da Linha Destak 
Classificação Final: aqui
Fotos: aqui
 
Dados pessoais e Percurso da Prova: aqui