domingo, 29 de janeiro de 2012

Corrida Luzia Dias- 2012


Do lado esquerdo a Atleta Luzia Dias
Depois de inexplicavelmente esta prova ter sido cancelada em Novembro, surge como novidade para o presente mês de Janeiro, agora a questão que fica no ar é se em Novembro irá realizar-se outra prova com o mesmo nome? Qual o motivo por esta não se ter realizado na data anteriormente prevista?

Mas deixando de lado as (minhas)  vagas divagações, começemos a "falar" da prova realizada  hoje de manhã, com um tempo prazeiroso para correr...Corrida Luzia Dias.

Por uma questão de logística e de estarmos inscritos pelo Grupo Desportivo Santander Totta, não foi possível desmarcar a nossa participação, para podermos participar no idílico Grande Prémio Fim da Europa, uma das mais belas provas que decorre dentro de (e além) fronteiras, em permanente contacto com a mãe-natureza e em cenário pitoresco, onde o verde da Serra contrasta com o azul do mar, sou apaixonado por esta prova que marcou-nos profundamente porque decididamente foi aqui que começamos a correr com regularidade, logo nunca a poderemos esquecer.

Esta prova com o nome da consagrada atleta do Sporting Clube de Portugal, Luzia Dias, vai na sua V-edição e teve início às 10: 00 e com limite de inscrições de 800 atletas, com a organização à cargo da Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, Academia Musical 1º. de Junho e Xistarca, este ano com o percurso alterado, terminando no Parque das Conchas.

Prova de dificuldade média, como podem constatar em baixo no link da altimetria, mas nada por "aí além" , se tivesse treinado, talvez a minha perspectiva fosse diferente, 8 km percorridos em circuito citadino e restantes 2 em trilhos no belissímo Parque das Conchas, que pretendo que seja a minha casa de treinos, pois têm excelentes condições para a prática desta modalidade.

Com excepção da Corrida D. Dinis, em Odivelas, senti-me como se estivesse a correr em casa, tal a proximidade de casa, contudo a minha prestação foi abaixo do razoável, para não dizer miserável e como costumo dizer de "boas intenções esta´o inferno cheio" desde o Campeonato de Estrada em Benavente, nunca mais voltei a treinar/correr, posso afirmar que devo ser um (pseudo) atleta muito "sui generis" participo mais em provas do que treino, vamos lá ver se consigo contornar definitivamente este problema...

Uma vez que no próximo fim de semana não irei a Grândola, pretendo fazer um treino longo e ligeiro, porque a partir da 2ª. quinzena de Fevereiro, até ao final de Março é um autêntico "non-stop", com todos domingos em acção.

Próxima Prova: Grande Prémio Mem-Martins

Altimetria e Percurso da Prova: aqui

Fotos AmantesdaCorrida: aqui
Fotos Revista Atletismo: aqui
Equipa do GDST
O Amigo Carlos Oliveira e eu

domingo, 15 de janeiro de 2012

15 Km de Benavente- Campeonato Nacional de Estrada (2012)


Hoje fiz(emos) a estreia (inesperada) na prova 15 Km de Benavente, excelentemente organizada pelo Clube União Artistíca Benaventense, Junta de Freguesia, C.M. de Benavente e apoio técnico da Federação Portuguesa de Atletismo.

Por norma realizada em meados de Setembro, este ano foi excepção uma vez que esta competição integrou o Campeonato Nacional de Estrada, como tal está previsto para o próximo dia 18 de Setembro deste ano, outra edição dos 15 Km de Benavente, mas em outros moldes.

Como o próprio nome da prova indica, percurso (urbano) de 15 Km fechado, na simpática região ribatejana. com início às 10H: 30 e de dificuldade média baixa, com trajecto rápido e plano, nunca tinha participado numa prova com este formato, percorremos 3 vezes 5 Km para totalizarmos os 15 kilometros.

Chegamos cedo, (Rui Gameiro, Hamilton e eu) para levantar os dorsais, logo ali constatamos que estavamos perante a elite nacional, poucos atletas inscritos individualmente e na sua maioria por equipas, enquanto fazia o aquecimento avistei atletas renomados, tendo tido a oportunidade de tirar uma foto com a consagrada Sara Moreira.

Apesar de não ter treinado durante a semana, senti-me bem e voltei a esforçar-me, no final a satisfação de ter obtido um tempo razoável e também  pelo Hamilton e o Rui Gameiro terem cumprido o objectivo delineado.

Dulce Félix revalidou o título de campeã e Manuel Damião ambos do Maratona Clube de Portugal, foram os vencedores nos respectivos sectores, por equipas a formação de Carlos Móia relegou a empresa de limpezas Conforlimpa para segundo plano numa prova com 51 equipas inscritas.

Site da Prova: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui
Altimetria e Percurso: aqui
Classificação Geral e por Equipas: aqui


domingo, 8 de janeiro de 2012

Corrida S. Domingos de Benfica - 2012


Após terminar o ano, com duas São Silvestres (Olivais e Amadora), começamos o ano de 2012 com a São Domingos de Benfica prova de 10 Km organizada pela Junta de Freguesia que dá o nome à prova e colaboração técnica da Xistarca.

Tiro de partida dado às 10H: 00 pela atleta Aurora Cunha, percurso relativamente fácil, aparentemente plano e com uma subida íngreme aos  7 Km, abastecimento ao 5 Km e meta instalada em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa, aproximadamente cerca de 20 metros do início da prova.

Com o tempo espectacular para a prática desportiva, temperatura agradável e sol radioso, e cerca de milhar de atletas a percorrer as ruas e artérias da cidade a dar um colorido à capital que lentamente despertava.

Senti-me bem na primeira metade da prova, tendo baixado consideravelmente a partir do 6/7 Km, depois voltei a aumentar o ritmo, para bater o meu recorde pessoal este ano ;-) Sei que houve bastantes amigos, nomeadamente o Rui Gameiro a fazerem o mesmo, mas não o deste ano, mas o  melhor registo de sempre.
 
O Hamilton, esteve imparável e com excelente desempenho, prometendo um ano auspicioso...

Colectivamente um prestigiante e honroso 7º. lugar do Grupo Desportivo Santander Totta num total de 53 equipas.

Este ano (tenho) muitas expectativas e objectivos em mente, e como sempre espero alcança-los, sendo que o prioritário e treinar com mais regularidade, uma vez que por vezes fico semanas a fio sem o fazer, só participando de provas... sei que de boas intenções está o "inferno cheio" mas vou esforçar-me!

A próxima prova  que iremos participar ainda não esta definida, estamos na dúvida se iremos à Corrida Luzia Dias, ou ao Grande Prémio Fim da Europa (pirata), a prova mais bonita que decorre no nosso País, mas que infelizmente devido à dita crise económica e financeira, vulgarmente apelidada de troika, a C. M. de Sintra deixou morrer, mesmo depois dos empenhamento e esforços envidados pelo Fernando Andrade "Cidadão de Corrida", onde podem consultar o evento que se pretende realizar.

Classificação Geral e Equipas: aqui
Fotos Revista Atletismo Magazine: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui ( serão adicionadas ao longo do dia)
Percuso e Altimetria: aqui