quarta-feira, 28 de outubro de 2015

IPO põe o Porto a dançar pela prevenção do cancro da mama

 Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
IPO põe o Porto a dançar pela prevenção do cancro da mama
 30 de outubro, sexta-feira:
10h30, Miguel Araújo no IPO-Porto
 19h00, Zumba na Avenida dos Aliados 
 
Para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, 30 de outubro, o IPO-Porto promove duas ações de valorização da humanização dos cuidados de saúde em oncologia e da sensibilização. Numa iniciativa dentro de portas, junto dos doentes, o artista Miguel Araújo vai surpreender com a sua interpretação e interagir com os presentes também através da oferta de flores num ato simbólico e solidário. Junto da comunidade, em plena Avenida dos Aliados, decorrerá às 19h00, uma aula de zumba, com José Canossa, Marta Silva, John Brito e Ricky Cardozo para sensibilizar a população para a importância da prevenção: Para Cuidar de Si! Adira ao rastreio do cancro da mama. Em Portugal surgem, todos os anos, cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama. Só pelo IPO-Porto em 2014 passaram aproximadamente 1200. Diariamente são atendidos na Clínica de Mama 350 doentes.
 
Para iniciar a aula, a Câmara Municipal do Porto, parceira do evento, vai iluminar o edifício de rosa. No final, um logótipo humano irá formar um laço e culminará com uma largada de 500 balões rosa.
 
Para Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto, “para além do tratamento e da aposta na investigação, o IPO-Porto assume também como sua missão sair à rua, aproximar-se da comunidade, sensibilizando-a para a importância de estar atento aos sinais, para a prevenção”. 
 
A abordagem multidisciplinar integrada, a disponibilização de consultas de risco para pessoas com elevado risco de cancro de mama, de consultas de risco genético para doentes com cancro de mama, a reconstrução mamária imediata e a reabilitação integral de doentes com esta patologia, são procedimentos que distinguem o IPO-Porto na área do cancro da mama.
 
A Clínica de Mama do IPO-Porto é acreditada pela Breast Centres Network, desde 2008