quinta-feira, 28 de junho de 2018

Ultra Maratona Atlântica é já no próximo Domingo!


A aventura das areias alentejanas...

É já este domingo que as douradas praias alentejanas do concelho de Grândola recebem a Ultra Maratona Atlântica, mítica competição de resistência que percorre os areais entre Melides e Tróia, na distância de 43 km! Os vencedores do ano passado, Mário Cassaca e Patrícia Serafim estarão presentes, assim como Paulo Guerra, antigo campeão europeu de corta-mato e medalha de bronze no mundial.

Sendo a adaptação portuguesa de uma das etapas da Maratona das Areias (Marathon des Sables), em Marrocos, a Ultra Maratona Atlântica (UMA), levada a efeito pela Câmara Municipal de Grândola, é uma das aventuras de corrida que permite descobrir algumas das praias mais recônditas do concelho, numa extensão de areal ininterrupta.


A organização informa que são cerca de 500 os inscritos na edição deste ano da prova, o que significa ser esta a segunda edição de sempre com mais participantes.

Para esta prova, que tem a partida marcada (na praia de Melides, claro) para as 9.00 horas, estão confirmadas as presenças de alguns dos nomes que se têm destacado na competição e subido ao quadro de honra, como o vencedor do ano passado, Mário Cassaca, do Odimarq, ou Custódio António, do Beja AC, vencedor em 2009, que completou a prova mais sete vezes, e que este ano parte em busca do segundo triunfo. O recorde masculino desta corrida está em 2:46.30, e pertence a Eusébio Rosa, desde 2012.

Também estará presente a vencedora das últimas cinco edições, Patrícia Serafim, do Beja AC,que é também a recordista da prova com 3:30.46, desde 2016.

Com cerca de 300 inscritos, a “irmã” mais nova da UMA, a Corrida Atlântica, tem apenas 15 km, serve para os “estreantes” se afeiçoarem à aventura de correr nas areias com uma distância mais confortável. Com partida na Comporta, às 9.30 horas, e chegada à praia do Bico das Lulas, em Tróia, esta corrida conta com o vencedor do ano passado, Pedro Arsénio, e ainda de Paulo Guerra, atleta que já foi quarto classificado na UMA, e que agora faz a corrida dos 15 km, depois de ser ele a orientar o aquecimento para as centenas de corredores desta corrida.

Mais informações (e inscritos), na página oficial da UMA na internet (http://ultramelidestroia.pt/).