sábado, 30 de maio de 2009

I CORRIDA DIREITO RUGBY EUROPCAR


O Rugby é um jogo de equipa estimulante e divertido . Requer frequentes contactos físicos, muitas corridas rápidas e um hábil domínio da bola. Além disso, tem uma atmosfera social própria, onde jogadores fazem amizades para a toda a vida.Dadas as diferentes posições que têm de ser ocupadas na equipa de Rugby, podem desfrutar deste jogo, e com êxito, homens com aptidões naturais e de características físicas muito diversas. É um desporto onde prevalece o conjunto, além de ter a preocupação com a formação do carácter dos seus jogadores.

A primeira edição desta corrida, denominada I CORRIDA DIREITO RUGBY EUROPCAR ocorreu em Monsanto, às 10H e picos, pois houve um ligeiro atraso de alguns atletas, muito devido as filas de trânsito para as praias, mas exceptuado este imponderável, a nível organizativo a cargo da Xistarca e Grupo Desportivo Direito, a prova mereceu saldo claramente positivo.
O percurso esteve bem assinalado com tinta rosa fluorescente bem visível no asfalto, o trânsito esteve cortado, sendo o pulmão da cidade o ar que respiravamos era saudável, abastecimento ao 5Km e no final, auxiliares e bombeiros de bicicleta durante o trajecto, pena foi que estivesse um calor abrasador para correr.

A receita das inscrições, reverterá na sua totalidade para a 1ª. fase de construção dos novos balneários.
A nível pessoal, foi um bom treino/corrida, atendendo ao facto de não ter treinado durante a semana e o calor ter sido um obstáculo, consegui acabar bem a prova apesar de ter sofrido no início e meio, tinha subidas bem inclinadas, mal saímos das instalações , que são óptimas com vários espaços de lazer, ao virar à esquerda em direcção a Pina Manique, logo deduzi e não enganei-me , era o percurso inverso ao da Corrida da Árvore tendo feito os 6 e 7 km em marcha.

No final convívio bem agradável e familiar, além da tradicional t-shirt, muitas bebidas: água, sumos de laranja, Powerade... cerveja e cachorros quentes para dar e vender!
E eu que até às férias (Agosto) pensava que haveria só a Marginal à Noite, Corrida das Fogueiras, Corrida da Luz, fiquei a saber que também haverá no dia 5 de Julho a II edição da Corrida e Caminhada pela Inclusão Social das Santa Casa da Misericórdia, que foi um sucesso o ano transacto e cujas inscrições estarão oportunamente disponíveis em http://www.scml.pt/ e também o G.Prémio José Araújo que têm como ponto alto a passagem no Aqueduto das Águas Livres, com inscrições a 3.50 euros.
Esta semana tentarei ir treinar pelo menos duas vezes, com intenção de fazer a Corrida do Oriente sem sacrifício e desfrutar das actividades lúdicas do espaço.

Tempo e dados: 01H: 05:010; Calorias 860 Kcal ( 30%) Máx :172 ( 96%) Avg :157 (87%)

domingo, 24 de maio de 2009

I Meia Maratona/Caminhada na Areia




Eu e o Hamilton decidimos ser cautelosos e prudentes, até porque quero encerrar a época bem e se não puder ser em boa forma que seja ao menos razoável, nas poucas provas que ainda faltam e tenho especial carinho e prazer (Corrida do Oriente; Marginal à Noite e Corrida das Fogueiras que nunca fiz mas dizem ser emblemática e linda) e optamos por fazer a caminhada a correr, em vez de fazer a prova principal.

Chegamos à Costa da Caparica às 09H: 00 e logo após o estacionamento perto da partida, ao dirigirmo-nos para levantar os dorsais, no passeio avistei uma cara familiar, mas hesitei e comecei a soletrar e a falar sozinho ... Mário...Mário...Mário, o meu irmão não percebia o quê e o porquê de repente estar a dizer Mário, mas logo de seguida gritaram pelo meu nome, era o grande e ilustre Mário Lima, que tinha a esperança de encontrar, só que estava à espera de o ver com o famoso boné azul, após um abraço e aperto de mão vigorante e caloroso e breve troca de palavras tivemos que nos separar...mas por pouco tempo !

No levantamento dos dorsais enquanto o Hamilton falava com os colegas do G.D. Santander, reconheci e cumprimentei o atleta e bloguista Fernando Andrade, do Cidadão da Corrida, e logo de seguida ao longe no aquecimento avistei e tive o privilégio de finalmente conhecer pessoalmente o António Almeida, do blogue Palavras de Corredor.

De regresso ao carro, para equipar, fomos para perto da partida onde voltei a encontrar o Mário Lima que teve a gentileza de apresentar-me o também bloguista simpático e amável Joaquim Adelino do Pára que não Pará, da mesma zona que eu a zona saloia.

Logo de seguida, começaram as duas provas, e rapidamente perdi de vista o Hamilton e o Mário que fizeram o percurso em maré vazia, piso duro, e juntos cortaram a meta.

Para auto motivar-me pensei na Maratona de Sables ou Maratona das Areias que ocorreu recentemente no final de Março, o castigo de seis dias, no deserto do Sahara marroquino (penso que 220 Km) é um dos mais difíceis do Mundo, onde a temperatura média diária é de 86 graus e sem terem a oportunidade de sentirem a brisa do mar !

O tempo estava óptimo e agradável para a prática desportiva, muitos participantes para ambas provas, mais de meio milhar, alguns a correr descalços (coragem) pois pode danificar as articulações, boa organização com abastecimentos suficientes (Km 5 e 10) constituídos por água e fruta diversa no final, pena foi não terem assinalado o regresso ao 5Km, e muitos caminhantes terem seguido em frente.

No regresso muito, mas muito longe bem no fundo avistava a longíqua e conhecida ,Torre das Argolas, onde na década 80 foram realizadas as primeiras "Sex Tapes" nacional, olhava para a areia e em outros momentos olhava para o lado esquerdo para contemplar o fascinante horizonte azul , com intenção de aproximar-me rápido da Torre, o que significaria que estaria perto de alcançar o objectivo final.
Sendo um treino pensei em fazer cerca ou mais de 75 minutos, mas após terminal, o tempo não oficial foi de 1:00;02; Calorias 768 Kcal ( 30%gordura); Batimento Cardíaco Máximo de 173 bpm( 96%) e média de 154 bpm( 86%).

Com o valor de inscrição de 5 euros, ainda proporcionaram uma relaxante massagem no final do esforço físico, feita pelos profissionais da EMMA (http://www.emma.com.pt/) e ainda tive a sorte de na marquesa ao lado, usufruir de novo da companhia do "Marius" sempre afável e disposto a partilhar dicas e conselhos que poderão ver no blogue: http://hojecorroeu.blogspot.com/, que adicionei recentemente, embora também tenha outros tantos de qualidade que abordam diferentes temas.

E eu que pensava que agora só iria "competir" daqui a 15 dias, o meu irmão disse-me que vai haver em Monsanto a I CORRIDA DIREITO RUGBY EUROPCAR, e que pelas informações da Xistarca, poderá ser uma corrida bastante interessante e tentarei já amanhã efectuar a respectiva inscrição.




segunda-feira, 18 de maio de 2009

Benefícios da Corrida em Montanha

Como gostei da corrida de montanha que fiz no último Domingo, pesquisei e encontrei este artigo no site "Terras da Aventura" a foto é do Pico do Ibituruna capital mundial de Vôo Livre e Parapente, em Minas Gerais, com uma vista fenómenal e imensos chalés e pousadas .

" Como em muitos outros domínios, limitar-se a uma especialidade leva à privação da infinita riqueza da corrida pedestre...

Com a aproximação do Verão, a meteorologia torna-se clemente na montanha e numerosas organizações florescem oferecendo a conquista dos cumes. Desta forma, não será correcto esquecer esta especialidade atlética, tanto mais que ela tem benefícios de diversa ordem, permitindo desenvolver eficazmente qualidades que nos serão muito úteis na estrada!

No plano físico a corrida de montanha desenvolve qualidades específicas particularmente úteis aquando do assalto ao asfalto: potência e força do membros inferiores e desenvolvimento geral da musculatura, solicitada pela busca constante do equilíbrio no trabalho nas encostas.

No plano do reforço muscular e tendinoso a corrida de montanha reforça os tendões e ligamentos na cintura pélvica, joelhos e ancas, pouco postos à prova nos percursos planos de asfalto.

No plano mental, a corrida de montanha permite romper com a monotonia dos percursos urbanos ao propor uma variedade de paisagens assombrosas associadas ao maravilhoso ambiente deste tipo de competições.

No plano táctico, a corrida de montanha constitui a melhor escola para aprender a dominar o andamento em competição e a enfrentar os percursos com mudanças de ritmo de algumas 1/2 maratonas ou maratonas.

Contrariamente à imagem que muitos corredores construíram, em particular atletas do sexo feminino, a montanha não é algo de imponente cuja transposição exija esforços sobre-humanos! Pelo contrário, as mulheres apresentam-se por vezes com vantagens relativamente aos homens, por uma melhor relação peso-potência privilegiada em relação a estes. A associação endurance-musculação deste tipo de exercício facilita a eliminação de gorduras e o reforço muscular ao qual se acrescentará os benefícios do ponto de vista estético para as partidárias do calção ou mini-saia...

A vantagem das corridas de montanha está na eliminação, logo à partida, do stress da luta contra o cronómetro e no privilegiar do esforço pessoal dando maior ênfase às reacções do próprio corpo, em especial ao nível respiratório. A diferença na qualidade do ar provoca sensações sem paralelo, por vezes com grande impacto emocional, mas às quais no habituamos com facilidade.

A montanha não se domina mas, pelo contrário, oferece-se à descoberta e desfruta-se dela com uma alegria sem igual..."

Por: Irina Kazakova (retirado do site Mont-Blac Marathon)

domingo, 17 de maio de 2009

Circuito Nacional de Montanha Salomon (Entre Serra e Mar)


A Junta de Freguesia de Alcabideche, Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira e TERRAS DE AVENTURA, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada organizaram, hoje dia 17 de Maio de 2009 às 10H 30, uma corrida pedestre em montanha denominada 13 KMS DO GUINCHO – “ENTRE SERRA E MAR”, prova integrada no calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA SALOMON 2009.

A prova desenrola-se em plena natureza, de admirável beleza paisagística e excepcional valor ambiental no Parque Natural Sintra-Cascais, idêntico só mesmo outra que decorreu no início do ano em que também participei a Corrida Fim da Europa.

Ainda hesitei em participar nesta prova, uma vez que também à mesma hora decorria a Corrida Novas Oportunidades, mas eu e o Hamilton decidimos ir a esta por termos a oportunidade de correr na natureza entre trilhos e caminhos de pastores e cabras e foi uma boa opção, pela qualidade da organização, podermos disfrutar de paisagens lindas e ser uma corrida "diferente", completamente radical.

Fiquei contente, e prometo que no próximo ano estarei presente, sendo uma prova de montanha, compreendi o verdadeiro sentido da palavra, os primeiros 4 Km planos e com ligeiras descidas e algumas subidas até à praia, por meio atravessamos por riachos, tunéis, penhascos e pedregulhos, caminhos acidentados onde por vezes só conseguia passar um de cada vez, espinhos e plantas a arranhar-nos as pernas, o 5 Km feito no areal do Guincho, e como doíam-me as "barrigas" das pernas, de seguida por falésias e cascalho onde tinhamos que olhar bem onde punhamos os pés, e sempre a subir, apartir por volta do 9 Km, nem quis acreditar no que estava a ver...uma montanha (Cabeço do Vento) íngreme,  onde não havia quem conseguisse subir a correr, alguns até andavam de costas , olhei para o relógio e mesmo a andar o batimento cardíaco era de 160 pulsações, pensava para mim como é possível a montanha/rampa não tinha fim à vista, até punha as mãos nos joelhos para ter mais apoio a "escalar".

Houvesse mais provas como esta e ficaria em forma pois trata-se de uma competição de força e resistência e é a ideal para perder peso.

Aconselho vivamente aos amigos/atletas se tiverem oportunidade a experimentarem, uma prova do Circuito Salomon, garanto que irão gostar e além do contacto permanente com a natureza será um óptimo treino diversificado.

No final a organização preparou um churrasco a quem pagasse 2 euros no acto de inscrição, como não faziamos planos de almoçar viemos embora para casa.

Agora na próxima semana iremos fazer outra corrida também nova no (nosso)calendário a cargo da Associação Mundo da Corrida a I Meia-Maratona na Areia, sendo que irei fazer a caminhada de 10 Km no areal da Costa da Caparica.


domingo, 3 de maio de 2009

2ª. Corrida Delmonte/Caxias

Mensagens Angels - Recados para Orkut



A 2ª. edição da prova decorreu hoje, no Dia da Mãe, numa distância de aproximadamente 10Km, totalmente urbana em piso de asfalto. Com a partida a ser efectuada às 10:30h em frente à sede do G.D.U.Caxienses e chegada no mesmo local.

Paralelamente decorreu a " rapidinha Delmonte", iniciativa não competitiva de aproximadamente 5Km de distância e aberto a quem queira andar, marchar ou a correr.

Também ali por perto a apenas alguns Kilometros de distância decorria a Corrida Sempre Mulher, onde a nossa querida mãe participava com as colegas e amigas.

No primeiro dia do mês, houve outra corrida que por motivos profissionais, não pude participar, Corrida Internacional do 1º. de Maio, pela qual sinto especial carinho, visto que foi no ano passado, nesta prova que fiz os meus primeiros 15 Km. E com mais tristeza fiquei ao saber que o Miguel o meu irmão e mais alguns amigos/atletas da blogosfera participaram.

Quanto à corrida combinamos com o Rui Gameiro, o encontro às 09H:45 perto da partida, o dia estava muito quente, e como hábito estive com amigos destas longas e duras andanças.
O percurso deve ser dos mais exigentes que já fiz até hoje, e não fui o único a queixar-me, até atletas da frente do pelotão foram da mesma opinião, com subidas e descidas acentuadas e com o calor a apertar o abastecimento foiaproximadamente ao 6Kilometro.

Para mim, foi horrível e massacrante, fiquei um bocado decepcionado comigo próprio nem conseguia respirar, não sei se devido ao calor ou a falta de preparação andei mais do que corri, nunca tinha acontecido tal facto, fiz 4 Km a correr e restantes a andar.

Agora irei fazer uma pausa poderá ser breve ou longa e logo verei o que tenho ou o que irei fazer brevemente, espero que seja apenas um desabafo, é o que eu sinceramente desejo.

Também um dos óbices para tamanho despontamento poderá ser a gestão do tempo e agenda pessoal, factores que condicionam o treino diário e ter-me tornado o tipíco atleta de fim de semana, mais concretamente atleta meia tigela de Domingo, pois no final de contas faço mais provas do que treinos!

No final, após o passeio/corrida e com duche tomado a família, "voou" para ninho/casa para estarmos e almoçarmos com a melhor do Mundo ...

Um abraço e boas corridas à Todos!