domingo, 31 de janeiro de 2010

...fotos da Corrida Fim da Europa


Semana dedicada ao prazer da leitura e relax, com total ausência de treinos, lendo Invictus de John Carlin "O triunfo de Mandela" livro que aborda o desporto (râguebi) como factor de reconciliação e paz de uma nação e uma curiosidade interessante deste Grande Homem que esteve preso 27 anos e durante este tempo também ele um atleta que além de pugilista fazia a sua corrida diáriamente numa cela de 2,40m x 2,10m ...fantástico e eu que fico chateado quando treino/corro sempre no mesmo lugar!

A próxima Corrida será a 14 de Fevereiro nos 20 Km de Cascais, até lá tentarei treinar com objectivo de melhorar face ao ano passado, o que não será difícil... penso eu :))

Outras fotos aqui !

domingo, 24 de janeiro de 2010

XXI- G.P. Corrida Fim da Europa ou Corrida Fim do Mundo ?


Precisamente passados 14 dias, após o treino Sintra - Cabo da Roca, repetimos a dose e voltamos ao local do crime, agora para competir, uns mais que outros eu simplesmente com o único objectivo de melhorar o tempo em relação ao ano transacto. Ainda tive a esperança de ver a  actriz Maitê Proença, a fazer outra reportagem , mas  nem  sombra e também  não acredito que tão cedo volte a esta pitoresca e encantada vila...

Desde o mencionado treino, só voltei a correr/treinar por uma  única vez, e como sempre arranjar desculpas é fácil, se não é do frio terrível é a maldita chuva , se tivesse a temperatura do mércurio  a subir teria sido do calor, ou senão há de ser cansaço devido ao trabalho, falta de vontade e alguma de querer, falta de tempo, enfim a mais verdadeira afinal nem é  tão difícil e complexa de explicar, tem o nome de ... preguiça :-)

A 21ª. edição Corrida Fim da Europa disputada num cenário envolvente, tal como em anos anteriores, é uma das provas mais apetecidas do calendário, e o índice de participação cada vez maior e melhor, em parte devido ao traçado do percurso e o espaço previligiado de correr numa zona explêndida e fascinante que é considerada Património Mundial da UNESCO e terminar no Cabo mais ocidental da Europa.

Como tem sido habitual a organização cotou-se em excelente plano, partida cumprida na hora marcada, percurso com os Km´s bem assinalados, três  abastecimentos contando com o final, diversos carros e motas de apoio quer de bombeiros e polícias, estradas cortadas, autocarros para transportar até à partida e tenda instalada na chegada com sumos, águas, cafés, pão e bolos, pelo preço módico de 4 euros o valor da inscrição inicial sendo assim não sei se poderá exigir muito mais... 8-)

Ao quarteto (Rui Carmo; Rui Gameiro; Hamilton e eu) juntou-se o Gonçalo de modo a formarmos não os Quatro Fantásticos, mas um quinteto f....... ;-)

Logo no início, tempo para  tirar algumas fotos,  rever amigos  e blogueiros que já não via desde o ano qua acabou, o Luís Mota que veio fazer um treino de preparação, penso que para a Maratona de Sevilha e pretendia rodar 4min/km, que magnífica forma, o Joaquim Adelino sempre prestável e amável, que viu-me e foi cumprimentar, o Fernando Andrade também como é timbre atencioso, o Mário Lima que aplicava um novo conceito de aquecimento dentro de uma paragem da autocarro juntamente com  outros elementos do CCD de Loures em aména cavaqueira, agora aquecimento também é sinómino de conversa e calor humano :-)) Têm desculpas se tiverem a falar do combate de boxe que decorreu na banheira do Séc.XXI entre o Sá Pinto e o Liedson :))

Ainda tive a oportunidade de ver o Carlos Melo, o Ivo Rosa, o José Lopes além do trio composto pelo Gregório "Tartaruga",  Gilberto "Caracol" e João Fandago "Lesma", todos animados e distribuindo boa disposição como de costume. Alguns amigos deles até levaram latas de cerveja para abastecimento;-))

Ao 1º. Km passararam por mim 2 flechas o Ponciano e o Pedro Ferreira, e no final um breve cumprimento e uma foto com o amigo Carlos Lopes, que o Mário Lima queria conhecer pessoalmente, e que tinha visto a Ana Pereira que não tive o previlégio de conhecer e felicitar uma vez que hoje festejou as primaveras a correr.

No final em dificuldade a satisfação de ter cumprido o objectivo a que me tinha proposto, fazer melhor que em 2009, agora em 2011, melhorar o tempo hoje alcançado.

Voltarei em breve para eventualmente abordar esta corrida e adicionar novas fotos, e no próximo ano voltarei a marcar presença, embora tenha que voltar ainda este ano  para comer as deliciosas queijadas e travesseiros de Sintra e em passeio igualmente contemplar o horizonte infinito do mar no Cabo da Roca.

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo nãooficial Hamilton :01:20:02"
Tempo não oficial: 1:47:35"
Calorias: 1300 Kcal(20%)
Heart rate Máx: 180 bpm(100%)
Hert rate Avg: 170(94%)
Km rápido: 4:21"(13 e15Km)
Km lento: 15:19"(10KM)
Ritmo: 6:35"/Km


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Live Earth Run for Water: 'This is Why We Run'

Correr pela Água- Dow Live Earth Run for Water



O Dow Live Earth Run for Water Lisboa  irá promover no dia 18 de Abril de 2010, uma Corrida de 6 km ( distância média da caminhada diária para garantir água ) evento que irá decorrer ao longo de 24 horas em 192 países, com espectáculos e fins pedagógicos. Portugal e a cidade de Lisboa irão estar envolvidos.

Ao participar nesta prova,  Dow Live Earth Run For Água em Lisboa, e a oportunidade de correr ou caminhar por um recurso cada vez mais escasso e dispendioso e uma causa comum.

A partida terá o seu início em Santos às 11H: 00 e terminará a poucos passos de distância da Torre de Belém, tendo os atletas um percurso marítimo ao longo do rio Tejo.

Para ajudar a resolver o problema da crise de água o Dow Live Earth Run for Water Lisboa, juntamente com centenas de outras cidades de todo o Mundo, celebridades  irão estar envolvidas, assim como milhares de atletas amadores e  profissionais irão correr/caminhar com o objectivo de angariar fundos para este bem não duradouro e escasso.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti - um gesto nosso pode fazer toda diferença...


Porque não vivemos apenas da corrida, mas também pelo Mundo que nos rodeia, é difícil ficar indiferente a catástrofe natural que assolou à poucos dias Haiti, neste pequeno e mais pobre país das Caraíbas, um terramoto 7.0 na escala de Ritcher, que quase o destruíu por completo.

O número de mortos não é conhecido com rigor, embora fontes noticiosas afirmem que pode chegar aos 140 mil e que toda a ajuda é insuficiente perante a dimensão da tragédia. O equivalente a 30 bombas atómicas, segundo os especialistas.

O terramoto que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, e outras cidades é "uma catástrofe histórica" e "a pior situação que que ONU teve de enfrentar", disse hoje uma fonte da Organização.

Não param de chegar imagens e relatos emocionantes e e comoventes, quando vemos corpos espalhados nas ruas, diária e constatemente nos noticiários de todos os canais, e as que mais impressionam-me é quando vejo crianças e bebés alguns assustados que sobriveram mas não se sabe do paradeiro dos progenitores, verdadeiramente dramático!

Os relatos e factos milagrosos de sobriventes também não param de chegar, como este que a seguir descrevo e das imagens do sorriso da criança de 2 anos salvo pelos socorristas e alegria deste ao salvar uma vida humana:

Uma adolescente já havia passado três dias sob os escombros do terramoto quando foi resgatada dos destroços do que já foi sua casa. Uma equipe de resgate retirou o corpo dela, depositando-o ao lado de outros cadáveres, em uma calçada da capital haitiana.

Um socorrista inclinou-se apalpou o pescoço da jovem e imediatamente, gritou: " Está viva!"

...

Uma pequena ajuda nossa...faz toda a diferença, não nos deixará nem mais ricos nem mais pobres, e mesmo que este post consiga apenas a contribuição de apenas uma única pessoa, já foi um sucesso, afinal a linguagem do sofrimento é universal

Aqui algumas Instituições de Apoio e Solidariedade, bastando apenas o simples gesto de pegar no telefone, como é o caso da Cruz Vermelha.

Cáritas Portuguesa – pode fazer donativos na conta "Cáritas Ajuda Haiti", com o NIB 003506970063000753053 da Caixa Geral de Depósitos

Cruz Vermelha Portuguesa – pode fazer donativos para o Fundo de Emergência da organização em vários bancos, indicados no site http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/, ou por telefone para o número 760 20 22 22 de atendimento automático (custo da chamada é de 0,60€ + IVA)

Ajude a Missão de emergência da AMI no Haiti – contribua para esta missão através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672 Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Associação Amurt – contribua para esta organização através da conta na CGD. NIB: 0035 2168 00020393630 21 ou cheque à ordem de Amurt - Associação de Apoio Social e Humanitário, enviados para Rua Visconde de Santarém, nº 71 3º andar, Sala 1 1000 - 286 Lisboa. Mais informações em http://www.amurt.pt/donativos

Angariação de Fundos "Emergência no Haiti" da Oikos – contribua para esta campanha com transferências bancárias para o NIB: 0035 0355 00029529630 85, em conta da Caixa Geral de Depósitos.

Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura – os donativos poderão ser feitos através do número bancário 0033.0000 45207093568 05 e os bens alimentares não perecíveis e medicamentos devem ser entregues na sede da associação, na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa.

Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência – foi aberta uma conta destinada a recolher donativos para respostas de emergência (0046 0017 00600031123 74).

Rede Miqueias (de igrejas evangélicas) – campanha SOS Haiti – donativos para a conta 0697 6358 596 30, da Caixa Geral de Depósitos (NIB - 0035 0697 0063 5859 63074)

As Instituições de Apoio e Solidariedade, foram retiradas do blogue do amigo Jorge Soares Freitas: oqueeojantar.blogs.sapo.pt


domingo, 10 de janeiro de 2010

Treino Sintra-Cabo da Roca: Percurso Fim da Europa






Monólogo matinal:

- Onde vais a esta hora ? (o despertador indicava 07:55)
- Vou treinar !
- O quê treinar ? Estás doido ou quê, com esta chuva, frio e doente, ligeiramente febril desde sexta-feira, já não faço mais chá de limão com mel...blá...blá...blá!
- Tchau, até ao meio-dia e despedi-me com um sorriso.

Logo a seguir liga a mamy, que já sabia do treino, a mesma conversa ... então estão agasalhados, vocês são doidos exclamou com essa chuva e frio não têm juízo !

Saímos atrasados para o encontro aprazado em Sintra às 08H: 30, ainda antes de chegarmos à 2ª. Circular, o telemóvel do Hamilton toca, era o Rui Gameiro a dizer que tinha acabado de acordar, para dirigirmo-nos para o Cabo da Roca onde pacientemente o Rui Carmo aguardava por nós, assim foi, ainda na A5 um pouco após a portagem de Oeiras, o Gameiro ultrapassou-nos e seguimos em direcção ao ponto mais extremo da Europa.

Chegados ao ponto de destino, de imediato deixou-se os carros do Carmo e Gameiro e seguimos rumo a Sintra, o carro indicava a temperatura externa de 3º.C, fizemos o percurso inverso e logo no início árvores de pequeno porte derrubadas pelo temporal, além do tempo agreste, quando por lá passamos a correr uma árvore enorme cortava a estrada.

Ao chegarmos quase à linda Vila de Sintra, Património Mundial da UNESCO, numa das muitas curvas, contra-curvas, curvas em S´, subidas e descidas íngremes, eu e o Hamilton pareceu termos visto um rosto familiar, de pronto o meu irmão abriu os vidros e gritou...MÁRIOOO ! O famoso boné é como o OMO, não engana, mas segundo o blogue See You in Boston o Mário Lima esteve no circuito do centenário do Sacavenenese, por isso deveremos ter-nos enganado.

Como quase sempre a logística foi preparada excelentemente pelo Gameiro, onde nem faltaram dois abastecimentos, colocados estrategicamente atrás de pedras, a única coisa que falhou retundamente, no seu exacto ponto mais forte, por causa dele, Gameiro, começamos 1 hora mais tarde o treino, proeza inédita que não poderia deixar de mencionar, afinal sempre existe uma primeira vez para os atrasos.:)

Vê-lá se tratas desta lesão que tens há bastante tempo no apoio do pé.

Estacionado o carro no sopé, iniciamos o treino longo e duro, que iremos todos efectuar no dia 24 do presente mês, já no ano passado tinha feito e foi óptimo voltar a fazer o reconhecimento, pois já não lembrava-me do percurso único e belo em pleno contacto com a natureza, os kilometros já estão no asfalto assinalados, apesar de considerar um circuito rural e mais aproximado a uma prova de montanhismo, é realizado quase na sua totalidade em asfalto é bastante exigente e técnico, porque quase não existem rectas só subidas e descidas, o que implica alguma técnica de corrida.

Uma palavra para o Rui Carmo, que está numa excepcional forma, foi durante todo o treino o meu reboque, ora andando aos ziguezaques, quer voltando atrás para "rebocar-me". Além disso conhece Sintra como a palma das mãos, seja estrada, caminhos de bois e cabras a trilhos que está habituado a fazer desde novo de moto e também de bicicleta...e ainda assusta-se quando as pulsações em repouso atingem 36-40 batimentos cardíacos, com os seus joviais 50 e poucos mais...melhor só mesmo o antigo ciclista Miguel Indurain!

Além do mais serviu de guia-turístico indicando zonas relevantes, a Tapada onde o rei D. Carlos caçava javalis que trazia de Mafra etc, etc...

Quanto ao Hamilton, dizer o quê? Competitivo como sempre, para ele foi um autêntico passeio de domingo.!

A meio de trajecto também tivemos a companhia do Carlos Melo que acompanhou-nos até ao final do treino, que coincidiu com a chegada à Meta.


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

domingo, 3 de janeiro de 2010

III Corrida S. Domingos de Benfica

A Junta Freguesia de S. Domingos de Benfica, em conjunto com a C.M. de Lisboa e apoio técnico da Xistarca, organizaram a denominada III Corrida S. Domingos de Benfica, com cerca de 8000 metros e não os 9000 metros que anuncia a organização.

Ano Novo, Vida Nova, só não muda o hábito de correr e as expectativas e esperanças para 2010.

Saímos cedo, até porque pensavamos que a mencionada prova, teria o seu início às 10H:00 em Sete-Rios, em frente do Jardim Zoológico de Lisboa e chegada no mesmo local.

Fomos levantar os dorsais junto dos atletas do Grupo Desportivo Santander Totta e enquanto o Hamilton ficou no carro, fui à procura de algum quiosque onde pudesse folhear ou comprar o jornal.

De regresso ao carro o Hamilton, disse-me que eu tinha deitado o chip de classificação no lixo, então tentei lembrar-me onde tinha estado e a simular onde tinha deixado o maldito envelope, andamos a remexer nos caixotes do lixo, até que encontramos o envelope já rasgado, mas nada de chip, tinha que estar em algum lado, voltamos para o carro e afinal estava no meio de uma revista que Hamilton tinha lido, lá passou a aflição.

Ultrapassado este episódio caricato, começamos a "aquecer" dentro do parque de estacionamento, abrigados da chuva, quando vimos o Joaquim "Ferrari" do Atletismo, que com a sua objectiva, retratava quem por lá estava a efectuar o aquecimento.

A partida foi dada às 10:30, pelo atleta que admiro, não só pelo que fez nas pistas quer pela simplicidade fora delas, pois já tive a oportunidade de ter privado com o campeão olímpico dos Jogos de Los Angeles, Carlos Lopes.

Percurso acessível e citadino, por vezes a fugir das poças de água, em direcção a Praça de Espanha, retorno junto ao IPO seguindo em direcção da Estrada da Luz, até ao C.C. Fonte Nova, aqui o calcanhar de aquiles, para depois no topo da subida do Alto dos Moinhos, voltarmos a descer até a longa recta na Estrada das Laranjeiras, onde fresquinho como uma alface já estava o leão de Porto Salvo o amigo e bloguista Carlos Lopes, para concluirmos no ponto onde tinhamos começado.

Na chegada o Carlos Melo já com o seu kit, estava do outro lado da "barricada", cortei a meta e estive brevemente a falar acerca da prova que iremos efectuar dia 24 deste mês e que considero das mais fascinantes a Corrida Fim da Europa.

Ao tirar o chip, estive também a falar com um atleta, cujo nome não consigo lembrar, mas reconheceu-me atráves do blogue, que ainda ontem tinha visitado.

Também no final por breves instantes falei com o Pônciano e Pedro Ferreira, onde questionamos a distância que tinhamos acabado de completar e eventuais provas que iremos participar, até que vimos o Joaquim Patrício "Ferrari" cortar a meta.

Assim termina a primeira aventura deste Anos Novo, onde no espaço de uma semana fizemos 4 provas, sendo que pela primeira vez efectuamos em dias consecutivos 2 provas, mais tarde voltarei a este "post" para adicionar os resultados oficiais e as fotos da AMMA e Joaquim Ferreira.

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo oficial Hamilton: 32:00"
Tempo oficial: 42:48"
Calorias: 620 Kcal(15%)
Heart rate Máx: 183 bpm(102%)
Hert rate Avg: 171(95%)
Km rápido: 4:51"(1e6Km)
Km lento: 5:46"(5KM)
Ritmo: 5:32"/Km