domingo, 28 de março de 2010

Corrida Solidária APAV / ISCPSI


Hoje numa excelente manhã de domingo, com um sol radioso e a temperatura do mercúrio finalmente a subir, realizou-se a 7ª. edição da Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e Marcha das Famílias, organizado em parceria com Apoio à Vítima (APAV) e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).

A corrida teve início às 10:30 em Alcântara, nas instalações do ISCPI em direcção ao Cais do Sodré, retorno em Santos e chegada no Mosteiro dos Jerónimos.

Em simultâneo com o início da Corrida na extensão de 10 Km, a Marcha das Famílias, uma caminhada de aproximadamente 3,5 km com a participação da mãe, que aprecia esta prova, em parte muito devido ao aquecimento prévio que efectua-se dentro das instalações do ISCPI, a atmosfera envolvente, o poder estar perto dos filhos e dos...pastéis de Belém :))

Este ano a mãe teve a companhia da tia Céu, e amiga Marta.

Chegamos ao nosso destino cedo, por volta das 09H:45, tendo logo visto amigos destas andanças, a Henriqueta com o seu grupo discretamente todos trajados a rigor de vermelho... cá por mim o Glorioso ontem ganhou mais uma simpatizante do clube rival da 2ª.Circular :))

Dentro das instalações, o João Fandago " Caracol", desta vez sem o Gilberto "Tarturuga" e o Gregório "Lesma". A minha mãe encontrou também amigos e colegas com quem trabalhou e que já não via há algumas décadas.

Quando finalizou o aquecimento, tivemos a companhia da nossa vizinha com nome de atleta, a Rosa Mota, acompanhada pelo marido e animado grupo.

Relativamente à minha prestação, confesso que não estava muito entusiasmado, e queria fazer desta competição um treino, contudo com o Hamilton ao meu lado não tive como fugir da preguiça e acabei por esforçar-me, e quem acabou por treinar foi o mano que fez todo o percuso comigo.

Comparativamente ao ano anterior, as condições climatéricas mantiveram-se, excelente tempo com  calor intenso, repetiu-se a desorganização no epílogo, onde para obtermos uma bebida energética e água tivemos que aguardar numa fila interminável, outro ponto fraco foi o início das duas provas em simultâneo, no ano passado este pormenor não aconteceu, a Corrida teve início às 10H: 30 e a Marcha 5 minutos depois, quanto ao resto felicitações para os organizadores, com um abastecimento ao 5 Km, percurso integralmente plano, adesão de participantes que de ano para ano vai  aumentando em ambas provas e um saco de oferta que estava tão pesado que mais parecia que tinhamos ido às compras.

Enfim sendo uma corrida solidária o que interessa é participar, e como tal no próximo ano estaremos de novo a pisar o mesmo asfalto.

Num domingo carregado de emoções fortes...o Benfica quase...quase campeão, os amigos dividiram-se pelos Trilhos do Pastor, Corrida do Pai e Corrida Salvaterra de Magos.

Próxima prova: Corrida dos Sinos

Tempo Fábio (2010) : 57:30"
Calorias: 671 Kcal
Heart rate Máx: 184 bpm
Hert rate Avg: 160 bpm
Ritmo: 5:32"min/Km


Mais fotos desta corrida: aqui
Classificação: aqui

domingo, 21 de março de 2010

Meia-Maratona de Lisboa (2010)



Desde o ano de 1990 que anualmente, decorre a Meia-Maratona de Lisboa, organizada pelo Maratona Clube de Portugal, e que ostenta o título de "Gold Label" estatuto que foi criado recentemente pela IAAF, e que confere uma grau de qualidade e distinção às provas de estrada, e no ano do vigéssimo aniversário voltou a ser um estrondoso sucesso no panorama popular e desportivo.

Apesar de algumas vozes discordantes de amigos, atletas e bloguistas, a meu ver esta competição de estrada é uma das melhores do Mundo, embora ainda não tenha participado em nenhuma a nível internacional, trata-se de uma autêntica festa e simbiose perfeita entre Lisboa e milhares de atletas e caminheiros que aproveitam a oportunidade única de passar a majestosa obra de engenharia, a Ponte 25 de Abril a pé, cartão postal da prova e da capital. Sendo que também, tal como referi num “post” anterior parecia estarmos na Torre de Babel, devido à generosa participação de atletas de diversas nacionalidades destacando em particular a presença maciça dos irmãos brasileiros, além  da inglesa, francesa, espanhola, irlandesa …onde a linguagem universal é apenas exclusivamente correr !

O sucesso deste ano veio a confirmar-se, pois cerca de 35.000 atletas amadores e de elite participaram nas duas provas, a mini-maratona com aproximadamente 8 Km e a distância de 21.042Km, onde a fina nata marcou presença para tentar melhorar o tempo na distância, feito este alcançado pelo eritreu Zersenay Tadese, que assim ofereceu uma prenda à prova e levou o cheque de 50 mil euros e também com este record mundial consegui dar ainda mais projecção à competição.

A prova em relação ao ano anterior, alterou ligeiramente o percurso, partida efectuada às 10H:30 nas portagens da Ponte 25 de Abril desta vez já mais perto da travessia, viramos à direita para a 24 de Julho em direcção ao Cais do Sodré, Terreiro do Paço, e retorno no Campo das Cebolas, Cais do Sodré,  Avenida da Índia, no sentido Algés novo retorno na Avenida Marginal e meta instalada à frente do património da UNESCO, Mosteiro dos Jerónimos.

Apesar da sempre atribulada viagem, uma vez que requer alguma logística, tivemos que madrugar para deixar um carro no Restelo e outro em Entrecampos. Fomos ter com o Carlos Lopes aos pastéis de Belém mas devido a imprevistos  não foi possível o encontro e rumamos para junto dos meus  colegas de trabalho para a habitual foto da família Hovione.

Já no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, estive a confraternizar um pouco com o Luís Mota que no ano passado ficou classificado no 77º . lugar e mesmo tendo enviado um e-mail para a organização para partir à frente como era justo e compreensível, nem resposta obteve! Logo de seguida o inconfundível boné, o estimado Mário Lima com habitual boa diposição aproximou-se de nós e  estivemos até o tiro de partida em amena cavaqueira...ao fundo o CCD. Loures em peso, o Joaquim Adelino, Costa e restante equipa.

A prova correu-me de feição...até ao 5/ 6Km, segundo o Carmo com aquele andamento o tempo seria bastante inferior ao pretendido (menos de 2 horas era o objectivo) fariamos cerca de 01:50, contudo estava confiante por ter feito um treino de 60 minutos na quarta-feira,  esforcei-me, não sei se devido à projecção mediática da prova ou a motivação de estarmos constantemente a passar atletas, mas estourei por completo no Cais do Sodré, onde tive a companhia do "GPS" Miguel, que em todas situações até as impossíveís acabamos sempre por nos encontrar. 

Perto do CCB ainda gritei pelo Vitor Veloso, que estava acompanhado pelo também amigo António Almeida.

No plano pessoal considero a prova positiva, percuso razoavelmente com alguns kms assinalados, 3 pontos de controlo de tempo/chip, abastecimentos suficientes e bons a partir do 5 Km, as mesas onde além da água, com bebidas energéticas, frutas, a elevada participação de atletas, percurso lindo e totalmente plano, contudo apesar da evidente melhoria no prólogo, na meta de chegada autêntico caos,  desorganização notável o pior é que de ano para ano a situação permanece inalterável...oportunamente terá que ser revisto.

Antes de terminar, não poderia deixar a minha palavra de agradecimento ao amigo Rui Carmo, porque a minha prova era para finalizar  logo ao 15 Km quando passamos pelo Mosteiro dos Jerónimos, mas de todos os modos impediu-me, quer pondo-se à frente tendo como única alternativa a linha dos comboios, quer a fornecer-me constatemente gel, ou com palavras de apoio e ânimo...obrigado amigo e se não fosses tu, definitivamente é garantido não tinha acabado esta meia, que para mim foi a mais dolorosa e sofrida para concluir.

Em linguagem futebolistíca tenho que confessar, falhei um dos objectivos para esta época, traçado no princípio do ano, mas não interessa já no próximo domingo estarei na Corrida de Solidariedade ISCPI/APAV.

Que se lixe no próximo ano levo o cheque de 50 mil euros e esqueço rapidamente a desastrosa participação deste ano :))

Voltarei a este "post" para acrescentar os tempos e adicionar eventuais fotos, e atenção que todos participantes vão ter 20 segundos de fama, pois haverá um vídeo da chegada dos atletas da Meia-Maratona. que também tentarei adicionar.


Tempo oficial Hamilton (2009): 01:35:03"
Tempo oficial Hamilton (2010): 01:47:23"

Tempo oficial Fábio (2009): 02:02:48"
Tempo oficial Fábio (2010): 02:20:31"
Calorias: 1365 Kcal
Heart rate Máx: 170 bpm
Heart rate Avg: 159 bpm
Ritmo: 6:34"min/Km

Classificação no site da prova.
Fotos aqui.

domingo, 14 de março de 2010

Corrida das Lezírias- 2010



Decorreu mais uma edição da Corrida das Lezírias, organizada pelo Município de Vila Franca de Xira e Xistarca. A prova principal com distância de 15 Km com partida e chegada ao Parque Urbano Cevadeiro, misto de circuito citadino e rural, onde corremos no asfalto, terra batida, e relva, na cidade e no campo.

Das melhores provas na distância de 15 Km,  é uma prova que antecede quase sempre a Meia-Maratona de Lisboa.

Devido aos ossos do ofício, tive que acordar cedo e ir trabalhar (já equipado a rigor) felizmente as instalações estavam vazias, mês de Março sempre crítico com o encerramento do ano fiscal, toca a labutar e sendo assim, o Hamilton e o Rui Gameiro foram buscar-me imperativamente às 09: 00  para deslocarmo-nos para Vila Franca de Xira.

Fiz esta prova pela primeira vez no ano anterior na companhia do Hamilton, dos amigos Jorge F. e Miguel C. com uma abismal diferença em relação às condições climatéricas,  no ano passado havia um calor seco e fustigante na lezíria, este ano cheguei a temer  pelo frio glaciar, contudo o pensamento pessimista não se concretizou, apesar do vento bem ligeiro a manhã esteve bastante soalheira, o que também  permitiu que corresse pela 1ª. vez este ano de calção :))

Nesta corrida, após longo jejum sem ver os amigos, eis eles de novo  a "atacar" o asfalto, cada vez mais revigorantes e excelente forma, logo no levantamento dos dorsais o amigo e comunicativo António Almeida , pareceu-me que desta vez com um heterónimo (havia 2 Antónios Almeidas) e  logo a frente estava o Vitor Veloso, pena não ter tido a oportunidade de o cumprimentar, ficará para a próxima certamente, conheci foi a Henriqueta Solipa que aplicadamente fazia o aquecimento/alongamento, o Luís Mota  que como sempre deve ter feito um excelente tempo assim como o Carlos Lopes, carismático, que no final andou a tirar-me fotos, o Joaquim Adelino alcançei-o na Ponte Marechal Carmona, logo no início para rapidamente fugir da minha vista o Gilberto "Tartaruga" , e muitos, muitos mais amigos e caras conhecidas... ainda tentei ver o  estimado Mário Lima , mas nada, quem o viu foi o Hamilton e o Gameiro, tenho que pensar em começar a correr mais rápido :))

Excelente organização, cerca de 1500 participantes, partida efectuada conforme o previsto às 10:30, apesar da agitação e alguma algazarra, percurso ímpar com campinos  em locais estratégicos, 3 abastecimentos incluído o final, t-shirt técnica cor de laranja, massagens pela EMMA, contudo um pequeno reparo fácil de melhorar, ao contrário do ano passado os Km´s não estavam assinalados, eu pelo menos não vi...relativamente às massagens houve quem não prescindisse das massagens, vai-lá saber-se o motivo, vejam a cara de satisfação do Gameiro, durante às massagens... disse-nos que gostou imenso e sentia-se leve como uma pena :))

Fiz esta prova apenas com intenção de treinar/ ganhar resistência, naquela que para mim é das mais belas provas do panorama mundial e que gosto de fazer pela particularidade de constantemente estarmos a passar e ser passado por outros corredores, o que a nível psicológico e motivante,  e onde se prevê cerca de 40.000 atletas amadores e de elite,  com elevada participação de estrangeiros parecendo a Torre de Babel  e tornando também esta prova uma autêntica festa  a Meia Maratona de Lisboa, que será a minha/nossa próxima Prova.

Tempo oficial Hamilton (2009): 01:06:56"
Tempo oficial Hamilton (2010): 01:03:09"

Tempo oficial Fábio (2009): 01:26:48"
Tempo oficial Fábio (2010): 01:34:32"
Calorias: 875 Kcal
Heart rate Máx: 169 bpm
Hert rate Avg: 152 bpm
Ritmo: 6:32"min/Km

Mais fotos desta corrida: aqui

Vídeo da Prova: aqui