domingo, 30 de maio de 2010

Entre Serra e Mar-2010







Tal como no ano passado, a história voltou a repetir-se e não foi desta que participamos na Corrida Novas Oportunidades, iniciativa com forte apoio estatal, que incute a prática da modalidade e pelo 2º. ano consecutivo as datas coincidiram para nosso descontentamento.

Tomei conhecimento acerca de 2 semanas que "Entre a Serra e Mar", iria realizar-se no mesmo dia que a prova atrás mencionada apesar de inscritos informei o Hamilton, que sem hesitações, tratou logo da inscrição e obviamente abdicarmos da prova que decorreu em Belém, mas fizemo-nos representar pela  mamy  e amigas e os amigos atletas José Melo e os Rui´s Carmo e Gameiro.:-)

Como que por magia, após uma semana com o tempo incerto, às 10H: 00 em Janes estava um calor seco e abrasador, contudo este não impediu-me que dedicassem-me  ao turismo desportivo, desde o último fim de semana, só ontem de manhã fiz um breve e ligeiro treino, e sendo assim levei companhia...máquina fotográfica para poder registar as paisagens de inegável beleza natural, borboletas a esvoaçarem,  mistura de cheiros indescretiveís, tirar constatemente insectos da t-shirt, por o pé na poça nos riachos e na areia da praia, contemplar cenários montanhosos e sinuosos e o azul do mar no horizonte...a intenção foi essa  correr ou caminhar no meio da natureza !

Esta prova  envolvente de aproximadamente 13 Km, começou em Janes, percorrendo 1 km de asfalto e depois no meio de trilhos, passando por riachos, túneis iluminados por tochas e sempre a descer em piso irregular até a areia do Guincho, passamos por falésias até Arneiro, subimos até as nuvens "escalando" o Cabeço do Vento, Peninha e regresso ao local do crime (partida).

No plano geral  competição bem traçada e ímpar, grau de dificuldade ligeiramente acima do razoável, devido ao imponente Cabeço do Vento, abastecimentos antes de entrarmos na praia, depois no início da "escalada" e no final.

Esta competição de montanha será sempre a minha/nossa primeira escolha, é daquelas provas que se aprende a gostar, foi também a prova em que mais andei até hoje, eventualmente reflexo da falta de treinos, ainda não vi a classificação, pois o fundamental era acabar, e esse objectivo foi alcançado, mas não quis acreditar demorei muito tempo para fazer 13 Km.

O Hamilton ainda disse que iria apenas passear, mas no final o tal bichinho competitivo fez com que concluísse com brilhante prestação, menos de 1 hora e 15 minutos.

Para memória futura, tive que fotografar o calçado com que andei/corri, tentando imitar  o Nené que não sujava os calções brancos, mas foi tarefa impossível, e árdua nunca tinha deixado os meus "meninos" tão sujinhos e miseráveis.

Próxima prova: Corrida do Oriente


                   
 

Mais fotos: aqui

segunda-feira, 17 de maio de 2010

III Meeting@ Blogger- eu fui!

No dia de ontem, após o evento levado a efeito pelo "O Mundo da Corrida" Meia Maratona na Areia, que foi um autêntico sucesso, realizou-se o tradicional encontro anual de bloggers que abordam a temática da corrida a pé e actividades relacionadas com o desporto.

Surgiu a oportunidade de conhecer pessoalmente outros bloguistas/blogues espalhados a nível nacional, inclusivé Açores, e o ambiente proporcionou momentos de socialização, onde a amizade, brincadeiras e partilha de experiências foram contadas na 1ª. pessoa.

Tive que "levar" com o Mário Lima o dia inteiro por causa da minha participação na Meia-Maratona de Setúbal, onde a distância que fiz foi motivo de regozijo, e por outro lado a Isabel Almeida a tentar convencer-nos a participar na Ultra da Geira... mas tal só se for em pensamento ou então a fazer turismo :-))

Da ementa constava os aperitivos, queijos e enchidos, seguido de sopa, havia dois pratos um de peixe no forno e grelhada mista, sendo que optei pela carne e depois a minha perdição, sobremessa onde provei uma deliciosa mousse de chocolate, e depois o cafézinho.

Ficamos também já a saber apesar de não ser ainda oficial, uma vez que não foi divulgado no blogue Corridas e Patuscadas, que o próximo encontro será em Constança e o voluntário vai ser o Nuno Romão.

Foi transmitida uma missiva do Profº. Mário Machado, que como o apoio da Revista Spiridon, patrocinaram a divulgação da reunião/almoço mas não consegiu estar presente devido a pertencer a organização da Corrida da Mulher que decorria em Belém.

No final da degustação estava aguardada uma agradável surpresa, um certificado dos blogues que marcaram presença no III Meeting Blogger em que o dupla de organizadores, contando com a preciosa ajuda da Susana Adelino, liam um extracto de texto e nós tentavamos adivinhar por quem tinha sido escrito.

Apesar do rico convívio, este ficou mais pobre devido a não poderem estar connosco a Henriqueta Solipa, Carlos Lopes e Luís Mota, os que conheço pessoalmente assim como o José Brito, contudo a ausência foi lembrada  em diversos momentos e do precioso contributo dos respectivos blogues.

Um palavra de agradecimento ao Fernando Andrade e ao Joaquim Adelino, que empenhados, esforçados e dedicados, não descuraram nenhum pormenor, e permitiram que tivessemos um domingo fantástico e diferente perto de amigos que têm no gosto de correr o principal elo de companheirismo e amizade.

Fotos retiradas pela  Isabel Almeida e Joaquim Ferreira.




domingo, 16 de maio de 2010

Meia-Maratona/Caminhada na Areia-2010




Decorreu hoje a II Meia-Maratona na Areia e  em simultâneo a  Caminhada de 10 Km,  no  extenso areal  da  Costa da Caparica.

Ambas provas organizadas pela Associação Mundo da Corrida, e com início previsto para as 09H: 30 e embora o  ligeiro atraso não manchou a excelente organização e empenho, a prova principal começou na Costa da Caparica em direcção à Fonte da Telha e regresso, a Caminhada percorreu algumas praias da Costa e ao 5Km retorno ao ponto de partida, cujo tiro foi dado pelo Profº. José Araújo.

Devido à proximidade de 2 meses exigentes, com provas quase todos fins de semana, optamos por fazer a Caminhada.

Contrariando as melhores expectativas a prova correu bem, chegamos isolados e destacados do restante pelotão  que ficou bem atrás de nós, para não dizer léguas de distância, mas ao menos uma vez na vida, eu por mim falo  fiquei  colocado bem à frente dos habituais companheiros da corrida...mas a diferença foi  que participei na Caminhada, e a maioria dos amigos e bloguistas com excepção do Joaquim Ferreira, fizeram a Meia-Maratona  :-))

Foi no ano passado, nesta mesma prova que tive o privilégio de conhecer pessoalmente os ilustres amigos António Almeida, Joaquim Adelino e Mário Lima.

Este ano conhecemos um mar de gente de bloguistas, pois coincidiu com o 3º. encontro de bloggers que abordam a temática da corrida, mas  este assunto voltarei a abordar posteriormente.

Logo de início encontramos com os casais Almeida e Veloso,  que nos entregaram as t-shirts técnicas oferecidas pela Spiridon para a equipa dos cyberunners, e fomos equipar para o carro, indo de imediato para  a meta uma vez que chegamos em cima da hora.

O tempo estava óptimo para correr/caminhar, um dia explêndido com sol radiante e algum calor, os kilometros estavam assinalados na areia e adesão foi bem superior ao ano passado, abastecimentos suficientes e  no final água, bebida isótonica e fruta abundante além de uma massagem de descompressão bastante reconfortante.

E depois da massagem, o Hamilton e eu fomos ao primeiro banho deste ano na água gélida da Costa da Caparica, a última vez tinha sido nas quentes águas da praia da Falésia, e depois de uma  chuveirada fomos ao encontro dos amigos e almoçar.


No final a nossa equipa dos cyberunners, consegui obter excelentes resultados, colectivamente e a nível individual onde na categoria feminina destacou-se a Susana Adelino que  subiu ao degrau mais alto do pódio, assim como o progenitor Joaquim Adelino que subiu também ao pódio na respectiva categoria, o Nuno Romão o segundo lugar e ficamos num honroso  e brilhante terceiro lugar por equipas e se eu tivesse participado decerto ganhariamos com facilidade :-))

Embora a enorme pressão exercida pelos amigos e  em particular a Isabel Almeida, para participarmos na Ultra Trail da Geira Romana, a nossa prova será já na próxima semana, mas no ...V Grande Prémio Atletismo do Grupo Desportivo Santander Totta.

Ficaremos ansiosos a aguardar pelos vossos relatos e reportagem fotográfica.

Por hoje termino mas amanhã ou depois irei fazer um texto acerca do almoço/convívio.

Até já!

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo relógio: 01:06:01"
Calorias: 793 Kcal
Heart Rate Máx: 178 bpm (99%)
Heart Rate Avg: 165 bpm(92%)
Km rápido: 9 Km-5´16"/Km

Fotos Isabel Almeida: aqui

domingo, 9 de maio de 2010

Meia Maratona de Setúbal-Costa Azul (2010)









Tentando imitar o estilo de Quentin Tarantino, começo a história desta corrida pelo final, cortei a  meta exausto, mas consegui concluir a prova... este era o objectivo primordial, sem a pressão de lutar contra o relógio, pressão essa terá o Benfica em sua casa logo à tarde/noite para tentar alegrar 6 milhões e quem sabe impulsionar a economia nacional e consequentemente agitar o mercado internacional...caso contrário será uma semana de tédio :-)) Atenção a este parágrafo !

Voltando ao que interessa, fizemos a estreia nesta 1/2 Maratona de Setúbal, após uma semana de protagonismo na blogosfera, o  meu desempenho com o adjectivo de costume, fraco, o Hamilton o habitual, sempre aplicado.

A Meia Maratona teve início, às 10H: 00 em simultâneo, com a Mini Maratona de Setúbal que tem um percurso de 4 quilómetros. 

Circuito  que percorre o centro da cidade de Bocage, e depois dirige-se para a zona industrial, tendo como cenário Tróia e retorno para o Largo José Afonso. 

O percurso segundo disseram -me é integralmente plano... aqui o motivo por ter  começado  esta narrativa pelo final e alertado para o parágrafo acima mencionado,  apesar de ter chegado a cortar a meta, só fiz 10 Km, não aguentei a falta de ritmo e em controlar a respiração, e sendo assim decidi parar e assisti no "camarote" aos vencedores masculinos e femininos, alguns companheiros do Santander, amigos, figuras do atletismo nacional, como a Luzia Dias, Lucília Soares e o  Hugo Pinto,  e tentei puxar correndo lado a lado com o  Hamilton e depois com o  Rui Gameiro, que conseguiram melhorar as marcas pessoais na distância, ao menos esta satisfação de ter contribuido para o feito.:-)) 

Parabéns para ambos, continuem assim...

Segundo fontes, e opinião generalizada prova bem organizada, abastecimentos ao 2.5 Km, 5, 10 e 15 Km., boa adesão de participantes numa manhã de Primavera que mais parecia de Outono,  onde corri com vestuário e sapatilhas Gore-Tex apropriado para a chuva.

Para a posteridade ficam as fotos que amavelmete foram retiradas pelo Carlos Viana Rodrigues.

O desfecho deste filme apesar de inesperado termina por aqui. :-O

Próximo Filme em exibição dia 16 de Maio:  1/2 Maratona na Areia e Caminhada de 10Km, sendo que iremos participar na última que referi.

Depois da realização da prova na Costa da Caparica, será o momento do  Encontro Anual de bloguistas/família e amigos relacionados com a Corrida, o único senão e que a amiga e bloguista  Henriqueta por motivos pessoais não poderá estar presente. :-(

Um abraço e até Domingo !

terça-feira, 4 de maio de 2010

Correr por Prazer- Vitor Dias


Na última quinta-feira, ao consultar o e-mail, fiquei agradavelmente surpreendido com o convite formulado pelo Vitor Dias, autor do conceituado "Correr por Prazer", site que é uma referência e sem paralelo no panorama nacional.

Confesso... nunca pensei que este simples e modesto blogue fosse despertar interesse a quem é uma referência, pela simples razão de existirem outros blogues/bloguistas com quem todos dias vou aprendendo e cuja sapiência e modo de estar, contribuem para esta vivência no mundo das corridas e dos blogues.

Para Todos os  "seguidores" bloguistas, família e  amigos, que visitam o blogue, que contribuem  com o seu cunho pessoal, fazendo comentários, apoiando, elogiando, incentivando e transmitindo aqui neste espaço aberto e sem censura as suas opiniões e críticas e deste modo ajudando a valoriza-lo sentimentalmente e com o senso comum....

Para o Vitor Dias, que amavelmente teve a delicadeza de endereçar-me prestigiante convite, e desta forma, ter oportunidade de divulgar o blogue "Amantes da Corrida"

Só tenho uma palavra...

OBRIGADO !

Link aqui: Correr por Prazer

sábado, 1 de maio de 2010

Corrida 1º. de Maio - 2010


A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, com organização técnica do Anuário da Corrida, realizaram a emblemática 29ª. edição Corrida Internacional do 1 de Maio, no dia comemorativo do Dia do Trabalhador.

Paralelamente realizou-se uma caminhada, com a extensão de 4.000 metros, com partida na Alameda e chegada no Estádio do Inatel.

A prova de percurso citadino, com distância de 15.000 metros, teve início às 10H: 00, no interior do Estádio 1º. de Maio, Avª. Rio de Janeiro; Avª. do Brasil, Campo Grande, Entrecampos, Campo Pequeno, Marquês do Pombal, que apesar de não estar com a faixa RESERVADO, espero que amanhã à noite seja uma enorme mancha vermelha e branca, Avª. Liberdade, Rossio; direcção Terreiro do Paço, a partir daqui o regresso via Martim Moniz, a interminável Almirante Reis, contornamos a rotunda do Arreiro, Avª. de Roma, Alvalade e chegada no mesmo local da partida.

Para contrariar as estatísticas, que indica que corremos, quase sempre ao domingo, desta vez decidimos correr ao sábado e até calha bem, uma vez que amanhã é o Dia da Mãe :-))

Pessoalmente e também para o Hamilton, esta prova têm um carácter especial e pela qual nutrimos simpatia, devido ao facto de ter sido aqui a  nosssa estreia na distância de 15.000 metros, recordo-me como ainda se fosse hoje, estavamos no início deste gosto por sofrer e ambos apreensivos abordamos um atleta com pinta de corredor questionando se já tinha feito muitas vezes a distância, o percurso, grau de dificuldade...blá...blá...blá!

Este acontecimento decorreu no ano de 2008 e apesar do receio inicial, concluímos bem a prova, até consegui sprintar no final e o Hamilton terminou com tempo satisfatório para quem fazia a estreia.

No ano passado por imperativos alheios, não pude participar, contudo o Hamilton efectuou a prova na companhia do ilustre Miguel Cansado, que esforçou-se mas hoje  não deu para comparecer, mas não faltará oportunidades decerto.

Após prolongada ausência sem treinar e correr, voltei literalmente às" pistas "do  Estádio do Inatel, prova com trajecto acessível, sendo o calcanhar de aquiles a Almirante Reis, mas pelo contrário temos toda a Avenida da República até ao Rossio em  plano recto e descedente, dois abastecimentos sendo o primeiro aproximadamente ao 7/8 Km nos Restauradores e o segundo a meio da Almirante Reis, trânsito parcialmente cortado, pena foi  estarem poucos os Km´s assinalados, mas atendendo ao binómio qualidade/valor inscrição, destaque nitidamente positivo.

De realçar a moldura humana de apoiantes, que constantemente apoiavam os atletas, contudo observei que na sua maioria eram turistas.

Também gostaria de destacar embora pela negativa uma situação que não sei se algum dia haverá solução ou ideia melhor que é deitar as garrafas de água para o chão, não só podendo causar acidentes, quer contribuindo para sujar as nossas ruas, o que pensam os turistas, será que no estrangeiro o comportamento é semelhante? Fica aqui a minha dúvida.  

Após atribulada procura lugar para o estacionamento, talvez 10 minutos, em parte devida a participação maciça  de atletas, quase a rondar o meio milhar e meio, logo à entrada do complexo desportivo plagiando o Vitor Dias estava a "Blogosfera Corredora", com a boa disposição que caracteriza este grupo/família...o casal Isabel/António Almeida e a Vitória, a Rute/Vitor Veloso e a Carolina, a dupla detonadora dos asfaltos,  trilhos e afins pará/comando (Joaquim Adelino/Mário Lima), Fernando Andrade, Pedro Ferreira, Rui Gameiro que fez magnífico tempo na Corrida Nocturna Rui Silva que se disputou no fim de semana passado e o José Melo que irá juntar-se a nós no almoço/convívio depois da Caminhada/Meia-Maratona das Areias que irá realizar-se no dia 16 do presente mês na Costa Caparica.

No final quando terminei a prova o mesmo grupo estava em amena descontracção e cavaqueira, na relva do estádio, a apesar de breve foi bastante agradável usufurir da companhia deste maravilhoso grupo/família e ainda  apresentaram -me o José Magro do Mundo da Corrida.

Próxima prova irá ser na terra do bom peixinho, acompanhado com um Moscatel , na terra do "Special One" José Mourinho: Meia-Maratona de Setúbal, onde faremos a nossa estreia juntamente com o José Melo e o Rui Gameiro.

Voltarei para adicionar os resultados oficiais deste ano e amanhã eventualmente, caso o BENFICA consiga consagrar-se campeão onde efectuarei um texto ou uma foto alusiva ao feito.

Tempo oficial Hamilton (2008): 01: 14:54"
Tempo oficial Hamilton (2009): 01: 06:27"
Tempo oficial Hamilton (2010): 01: 07:06"

Tempo Oficial Fábio ( 2008): 01: 27: 21"
Tempo Oficial Fábio ( 2010): 01: 37: 45"
Calorias: 1149 Kcal
Heart rate Avg: 163 bpm
Heart rate Máx: 180 bpm
Ritmo: 6: 30"  min/ Km

Classificação: aqui