segunda-feira, 26 de março de 2012

domingo, 25 de março de 2012

Trilhos do Pastor - 2012


Os Trilhos do Pastor que vai na sua 4ª. edição, realizou-se no dia de hoje em São Mamede, com organização a cargo da colectividade Atlético Clube de São Mamede, colaboração do Município da Batalha e das Juntas de Freguesia de Sº. Mamede e do Reguengo do Fetal.

Prova de trail, numa distância aproximada de 29 Km, em plena natureza, percorrendo serras, vales e ribanceiras em terreno acidentado, no Parque Natural de Serra d' Aire e Candeeiros, passando pelas Grutas da Moeda eventualmente o ponto (mais) alto da prova, mas considerar tal facto, seria ingrato pois toda a prova é de uma beleza espectacular e envolvente.

Início às 09: 00 com partida e chegada frente da Junta de Freguesia de Sº. Mamede, no final oferta de uma t-shirt técnica, prémios de presença, uma miniatura de uma ovelhinha e almoço no final da prova.

Uma prova para os Amantes da Corrida e da natureza pois é disputada longe do asfalto e da dita "civilização" em pleno equilíbrio e harmonia que este meio proporciona.

Nada comparável  como correr em contacto permanente com o verde, que contrasta com a paisagem  colorida das flores e  da vegetação diversificada, o alegre chilrear dos passáros, a terna brisa dos eucaliptos, os picos a teimarem em "beliscar" as pernas, o cuidado de olhar para o chão para desviarmo-nos das pedras  e pedregulhos, borboletas a esvoaçarem, o constante afugentar dos insectos e os reptéis para corrermos  (ainda) mais depressa...

Logo de início contemplamos as maravilhosas Grutas das Moeda, para logo de seguida rumarmos em direcção aos Moinhos do Cassaca, sendo que de imediato começamos a descer vertiginosamente até a aldeia Pia de Urso, local de excepcional tranquilidade e beleza, após este ponto de passagem, voltamos a correr no meio da densa floresta, onde me perdi pelo menos três vezes e após outras tantas tentativas de beijar o chão, felizmente tal nunca aconteceu...mas em piso (tão) acidentado, inevitavelmente perto do quilómetro 17 Km  coloquei mal o (maldito) pé, e se estão recordados na Corrida das Lezírias já tinha corrido com uma ligadura no tornozelo, pois não é que voltei a  torcer novamente...

Ainda tentei correr e estava com (imensa) vontade de cortar a linha de chegada, mas a dor insuportável impediu-me de realizar este feito, foi a "morte do artista", acabei por fazer apenas 20 Km,  logo quando ia iniciar a parte mais radical da prova na descida da Gruta Pia da Ovelha...

Acredito que mesmo estando parado à 15 dias, se não fosse esta lesão inoportuna, a nível psicológico estaria preparado para a concluir, mas uma vez que o Hamilton também desistiu, no próximo ano voltaremos para ajustar umas (valentes) contas...

Palavra final, para destacar a elevada qualidade deste evento, celeridade na entrega dos dorsais, dorsais personalizados, partida à hora marcada, na entrada para levantamento dos mesmos uma mesa composta com fruta, água, ginjinha e marmelada no início e final da competição, simpatia e amabilidade dos voluntários, disponibilização de balneários, entrega rápida dos prémios, um elemento/atleta ligado à organização que fazia o papel de "vassoura" não deixando nenhum atleta para trás, e foi ele o responsável para a vinda rápida para me prestarem apoio, demonstraram eficácia, profissionalismo e rigor.

Próxima prova em Mafra: Corrida dos Sinos, onde espero estar recuperado, caso contrário farei os Sininhos!


Fotos Amantes da Corrida:  Aqui

domingo, 11 de março de 2012

Corrida das Lezírias - 2012



Num dia especial* para nós, decorreu em Vila Franca de Xira a emblemática Corrida das Lezírias, prova de atletismo, com percurso de 15 Km, onde 2.000 participantes desfrutam da beleza da planície ribatejana.

A Corrida da Lezírias é uma organização a cargo do pelouro de desporto da C.M. de Vila Franca de Xira e colaboração técnica da Xistarca.

Início às 10:30 no Parque Cevadeiro da prova principal e posteriormente a Caminhada denominada "Mini-Corrida" e a "Corridinha" para os mais pequenos.

Prova de percurso misto, citadino passando pelo centro de Vila Franca e rural no meio das lezírias,  asfalto e terra batida, onde a ponte é o elo de ligação entre a cidade e o campo, sendo que a imagem típica desta prova são os campinos em cima dos cavalos e a imensidão da lezíria já colorida pelas flores a anunciar a entrada da primavera.

Esta semana (quase) que portei-me bem, na segunda-feira treinei cerca de 10 km, o que prometia ser uma semana auspiciosa, rapidamente esfumou-se, na terça-feira uma (valente) gripe que derrubou-me por completo, além de febril, fortes dores musculares , quase que me deixaram de cama, só 5ª. feira para meu desespero recuperei, mas no final do dia um pé (mal) colocado num buraco provocou-me um entorse no tornozelo, o que condicionou-me até ao dia de hoje, felizmente não me ressenti, caso contrário iria sofrer ainda mais, visto ter sido uma prova penosa devido ao calor abrasador, nada próprio para esta época.

Oportunidade de (re)ver amigos e uma boa prova para o exigente desafio que se aproxima, mas antes do prólogo, uma surpresa (bastante) agradável, os Amigos: Henriqueta Solipa, Carlex, Jorge Branco e José Carlos Melo  ofereceram-me um bonito troféu que guardarei religiosamente com carinho... Obrigado:-)
Esta prova marca igualmente a despedida do responsável pela Secção de Atletismo, o Srº. Mário Almeida e a sua simpática esposa D. Deolinda, de quem vamos ter imensas saudades e que eu e o Hamilton, além do restante grupo estamos muito gratos pelo esforço, empenho e dedicação em prole do Grupo Desportivo do Santander Totta ao longo destes longos anos.

Aspecto negativo da prova, a meu entender o 1º. abastecimento tardio e alguma confusão na chegada para entrega do "kit", de resto, nada tenho a apontar.

Contrariamente aos anos anteriores, desde que começamos a correr, este ano não iremos participar na prova rainha do Atletismo nacional, a Meia Maratona de Lisboa, iremos fazer pela primeira os Trilhos do Pastor.

*especial porque o nosso pai hoje faz anos:-)

Percurso e Altimetria: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui (mais tarde)
Fotos AMMA: aqui

domingo, 4 de março de 2012

Corrida da Árvore- Monsanto (2012)


Mais uma vez, como tantas outras provas que ocorrem em pleno pulmão da cidade, Parque Florestal de Monsanto, decorreu a  Corrida da Árvore, prova organizada em parceria com a Revista Atletismo e colaboração técnica da Xistarca.

Inicío da competição principal de 10 Km às 10H: 00 e ainda uma Caminhada de 3 Km, com adesão impressionante e cada vez maior de (novos) atletas, atirando por alto, quase que atreveria a  arriscar o belo número de milhar e meio de participações em ambas as provas.

Conhecendo as irregulariedades do piso, não se adivinhava uma prova fácil, antes pelo contrário, até cheguei a pensar se a maioria das sete colinas da nossa Lisboa não estariam aqui em Monsanto, tanto os declives que tivemos que percorrer, mas o prazer de correr com a natureza supera qualquer dificuldade, percurso de excpecional beleza, onde o verde se misturou com o colorido dado pelos atletas.

Abastecimento a meio do percurso, (alguns) quilómetros identificados em placas e além da oportunidade de correr neste belo cenário paisagístico a originalidade de oferecerem um pinheiro...qualquer dia tenho que comprar uma herdade para os plantar:-)

Voltando à lenga-lenga do costume, sem treinar desde a Costa da Caparica, até que não desgostei da minha prestação não foi mau de todo e no final até estava contente!

Esta prova para mim ficará marcada pelo gesto de afecto e carinho de um amigo recente, de seu nome Carlos Oliveira, com quem cruzei por mero acaso no ano passado, quando treinava no "paredão"  junto às praias da Costa da Caparica, desde então apesar de nem sempre nos vermos criamos laços de amizade e ele sabendo que tenho (ligeira) paixão por fotografia, ofereceu-me um lindo livro ilustrado de fotografias a preto e branco...Obrigado fiquei muito sensibilizado e não esquecerei :-)

Carlos Oliveira e outro Atleta
Nesta prova o Hamilton, acompanhou-me do princípio ao fim e foi o fotográfo de serviço, "tiro o meu cavalinho da chuva" qualquer reclamação com as fotos a ele devem reportar:-)

Um forte Abraço e até ao próximo domingo, em Vila Franca de Xira.

Próxima Prova: Corrida das Lezírias. 

Classificação Geral: aqui
Fotos AMMA: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui
Percurso de Altimetria: aqui