domingo, 11 de março de 2012

Corrida das Lezírias - 2012



Num dia especial* para nós, decorreu em Vila Franca de Xira a emblemática Corrida das Lezírias, prova de atletismo, com percurso de 15 Km, onde 2.000 participantes desfrutam da beleza da planície ribatejana.

A Corrida da Lezírias é uma organização a cargo do pelouro de desporto da C.M. de Vila Franca de Xira e colaboração técnica da Xistarca.

Início às 10:30 no Parque Cevadeiro da prova principal e posteriormente a Caminhada denominada "Mini-Corrida" e a "Corridinha" para os mais pequenos.

Prova de percurso misto, citadino passando pelo centro de Vila Franca e rural no meio das lezírias,  asfalto e terra batida, onde a ponte é o elo de ligação entre a cidade e o campo, sendo que a imagem típica desta prova são os campinos em cima dos cavalos e a imensidão da lezíria já colorida pelas flores a anunciar a entrada da primavera.

Esta semana (quase) que portei-me bem, na segunda-feira treinei cerca de 10 km, o que prometia ser uma semana auspiciosa, rapidamente esfumou-se, na terça-feira uma (valente) gripe que derrubou-me por completo, além de febril, fortes dores musculares , quase que me deixaram de cama, só 5ª. feira para meu desespero recuperei, mas no final do dia um pé (mal) colocado num buraco provocou-me um entorse no tornozelo, o que condicionou-me até ao dia de hoje, felizmente não me ressenti, caso contrário iria sofrer ainda mais, visto ter sido uma prova penosa devido ao calor abrasador, nada próprio para esta época.

Oportunidade de (re)ver amigos e uma boa prova para o exigente desafio que se aproxima, mas antes do prólogo, uma surpresa (bastante) agradável, os Amigos: Henriqueta Solipa, Carlex, Jorge Branco e José Carlos Melo  ofereceram-me um bonito troféu que guardarei religiosamente com carinho... Obrigado:-)
Esta prova marca igualmente a despedida do responsável pela Secção de Atletismo, o Srº. Mário Almeida e a sua simpática esposa D. Deolinda, de quem vamos ter imensas saudades e que eu e o Hamilton, além do restante grupo estamos muito gratos pelo esforço, empenho e dedicação em prole do Grupo Desportivo do Santander Totta ao longo destes longos anos.

Aspecto negativo da prova, a meu entender o 1º. abastecimento tardio e alguma confusão na chegada para entrega do "kit", de resto, nada tenho a apontar.

Contrariamente aos anos anteriores, desde que começamos a correr, este ano não iremos participar na prova rainha do Atletismo nacional, a Meia Maratona de Lisboa, iremos fazer pela primeira os Trilhos do Pastor.

*especial porque o nosso pai hoje faz anos:-)

Percurso e Altimetria: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos AmantesdaCorrida: aqui (mais tarde)
Fotos AMMA: aqui