segunda-feira, 28 de maio de 2018

Tradição Baleeira reinventada com sucesso no Azores Trail Run

Tradição Baleeira reinventada com sucesso no Azores Trail Run®


Após o recente reconhecimento mundial como “Discovery Race”, a prova de Utra-Trail® que se estreou no ano passado na Ilha do Faial, reforça o seu papel na “descoberta” internacional da antiga atividade baleeira. Este fim de semana, atletas e apaixonados pela natureza vieram de todo o mundo para provar a sua valentia, comparável à dos antigos baleeiros, mas foram dois portugueses que alcançaram a vitória.

Bruno Coelho Sousa e Sofia Roquete, atletas da seleção nacional de trail running, foram os grandes vencedores da prova mais longa do Azores Trail Run®. Com mais de 100km, a Whalers Great Route Ultra-Trail® atravessa toda a ilha do Faial com uma missão: redescobrir e dar a conhecer a história baleeira aos atletas que nela participam. O desafio não é para todos e atraiu atletas internacionais de renome de todo o mundo, os quais tiveram a oportunidade de navegar num antigo bote baleeiro.

Apenas cinco provas em todo o mundo fazem parte das “corridas a descobrir”: a prova do Faial, duas na China, uma na Finlândia e outra na Polónia. Estas cinco corridas constam na ‘antecâmara’ do circuito competitivo Ultra-Trail® World Tour, no qual o Madeira Island Ultra Trail (MIUT) é o único representante português entre as 21 provas.

O Azores Trail Run® estreou a sua prova mais longa o ano passado, mas vai na sua quinta edição e é composto por várias provas, de várias distâncias, que no total contaram com cerca de 800 participantes de 30 nacionalidades. Na Whalers Great Route Ultra-Trail® participaram 61 atletas, mas nem todos conseguiram alcançar a meta no Vulcão dos Capelinhos.

O português Bruno Coelho Sousa, grande vencedor desta prova, levou 13 horas, 6 minutos e 29 segundos a percorrer os trilhos que contam e reinventam a Baleação.

Segundo Mário Leal, diretor da prova e também é membro da direção da ITRA, “o sucesso da edição deste ano comprova que os atletas querem descobrir o Faial e os Açores. O arquipélago foi marcado durante mais de um século pela atividade baleeira, e foi nesta tradição que a prova se inspirou. É uma homenagem que fazemos aos baleeiros e ao património cultural que nos deixaram. As nossas provas não percorrem apenas trilhos, contam histórias e permitem reviver essas histórias. São uma experiência que une desporto, com turismo e tradição. Esta nomeação posiciona-nos a um nível internacional de forma distintiva face às restantes provas do campeonato nacional”.

O Azores Tail Run® teve lugar ontem e hoje (25 e 26 de maio) e é composto por várias provas, sendo as mais requisitadas o “Trilho dos 10 Vulcões” – 25km que parte do Parque florestal do Cabouco com destino ao Vulcão dos Capelinhos – e o “Faial Costa a Costa” (maratona).

Destaque também para o “ Ultra Ilha Azul”, prova de 65 km, e para o Km Vertical da Ilha do Pico.
O Azores Trail Run® decorre em pleno Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (European Destinations of Excellence), tendo em 2016 arrecadado este prémio na categoria “Experiência na Natureza”.

A promoção do arquipélago pela organização do Azores Trail Run ® não se esgota na ilha do Pico e do Faial nem se restringe ao mês de maio. Em fevereiro realiza-se a Columbus Trail Run em Santa Maria, em outubro a Triangle Adventure em S. Jorge, Pico e Faial em apenas três dias e
também em novembro deste ano vai estrear uma prova na ilha das Flores, que vai fazer parte
da Taça de Portugal.

Os eventos sob a chancela do Azores Trail Run ® contam com o apoio do Governo Regional dos Açores. O evento de maio trata-se, atualmente, do mais expressivo evento de desporto de natureza realizado no arquipélago e cada vez mais desperta o interesse de muitos atletas de todo o planeta, indo desta forma ao encontro das aspirações da Região para o setor do Turismo, que passam pela exploração sustentável da natureza intacta dos Açores.