domingo, 24 de março de 2013

Meia Maratona de Lisboa - 2013

Equipa do GCDH

Festa na ponte...

A capital vestiu fato de gala (azul) para receber o maior evento do atletismo em território nacional - Meia Maratona de Lisboa.

Este evento é constituído por duas provas: Mini Maratona Vodafone com cerca de 8 Km e a prova rainha Meia Maratona EDP com a extensão de 21.097 Km.

Naturalmente a  minha opção só poderia ser a segunda e como em todas as provas há sempre um objectivo delineado, fácil ou difícil, simples ou complexo, fazer um bom registo ou terminar, queimar calorias ou apenas conviver/participar, pois para esta prova o meu único e claro objectivo foi ajudar a colega/amiga Lurdes Alves a finalizar a sua primeira meia-maratona.

Para esta "missão" ter sucesso tive a preciosa colaboração dos amigos Miguel Cansado, mas apenas de nome e o inevitável Marco Cruz.

Miguel Cansado e a estreante Lurdes Alves
Inscritos pela empresa Hovione Farmaciência, esta edição atingiu o maior número de participantes de sempre, 37.000 participantes numa manhã de Domingo agradável para passear ou correr!

Acordei cedo e depois de uma semana em que até consegui treinar, facto extraordinário e como faço questão de estar presente antes da hora marcada, deu para no carro dar uma breve leitura ao jornal e ouvir na  rádio, a notícia do dia que foi a vitória do Bruno de Carvalho, para presidente do clube rival.

Depois da foto da praxe, apanhámos o comboio para o local de partida, tabuleiro da ponte 25 de Abril, onde nos separámos dos colegas que iam fazer a distância mais curta e estivemos a aguardar pelo tiro de partida dado às 10H: 30 pelo edil da cidade de Lisboa o presidente António Costa.

Os primeiros 10 Km, foram fáceis de fazer, em Alcantâra viramos para a esquerda, em direcção ao Caís do Sodré e retorno na Praça do Comércio, cumprimos rigorosamente com os abastecimentos a cada 5 quilómetros e aproximadamente a meio do percurso ingerimos gel de energia rápida, juntamente com água.

Ao 15 Km, o calcanhar de Aquiles, a terrível tentação de junto ao Mosteiro dos Jerónimos, virarmos à direita, onde está instalada a meta, mas perseverantes, determinados e sempre em ritmo constante, fomos até ao Dafundo e fizemos o regresso no Aquário Vasco da Gama, para apoteoticamente cruzarmos a linha de chegada, todos de mão dada.

Parabéns Lurdes, agora que venha a próxima... mas agora maratona, que os desafios foram feitos para serem superados!

Nota final elevada, apesar de ter nitidamente notado sinais de austeridade que o país atravessa, abastecimentos com água, quando no passado e final havia igualmente bebidas isotónicas com abundância e fruta, mantendo-se deste modo só a medalha participativa e um gelado!

Os corredores iniciantes e os experientes muitas vezes cometem erros que podem custar a "perfomance" ou arranjar lesões, pois contrariado o que é uma regra de ouro nesta prova estreei a minha nova coqueluche o "meu" Adidas Boost, sendo que esta semana darei uma opinião pessoal deste novo modelo que pretende revolucionar o "mundo das corridas"

o meu "Boost"
Site Oficial da Prova: aqui
Página no Facebook: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos Marathonfoto: aqui
A minha prova, tempo/percurso/altimetria: aqui

domingo, 17 de março de 2013

12 Km Salvaterra de Magos - 2013



Desde o começo deste século, ano de 2000, em Salvaterra de Magos, realizam-se os 12 Km de Salvaterra de Magos, também designada por prova Profº. António Lopes, que segundo pesquisa efectuada, foi um grande impulsionador do atletismo local.

Paralelamente integrada nesta prova, decorreu a Caminhada" Mexa-se como Nós", de carácter não competitivo com aproximadamente  5.000 metros.

Organização a cargo da associação Amigos de Salvaterra de Magos, apoio técnico da Xistarca e colaboração de entidades oficiais, respectiva Junta e Câmara Municipal, além do comércio local, que também em simultâneo ajudam a divulgar o mês da enguia, especialidade gastronómica deste concelho no mês de Março.

Partida em "ponto" às 10H:30 no Largo do Lopes e chegada no mesmo local.

Percurso plano, onde os dois primeiros quilómetros correm-se numa pequena volta pela localidade, dando-se depois a incursão pelo campo ( lezíria ribatejana), abastecimentos ao quarto e nonos quilómetros e no final oferta de t-shirt técnica, um pequeno prato decorativo alusivo ao evento e em alguns sacos com envelopes premiados, que só soube por acaso quando o Manuel António  informou-me:-)

A nível pessoal foi (mais uma vez) a prova possível, sem treinos já vi que a "coisa" não funciona, mas com um novo alento, pode ser que encontre (pouco a pouco) o caminho certo.

Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova /tempo/percurso e altimetria: aqui

segunda-feira, 11 de março de 2013

Corrida Solidária ISCPSI/APAV - " Correr para Proteger"


"Desde 2004, de forma ininterrupta, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, temos vindo a organizar esta prova de atletismo, já de referência nacional, à qual está associada uma caminhada que denominamos de marcha das famílias. Este ano, pelas ruas da cidade de Lisboa, terá lugar a 10ª edição da Corrida, sob o lema Correr para Ajudar.

É com natural regozijo, enquanto Diretor do ISCPSI, que assisto à disponibilidade e capacidade organizativa dos nossos cadetes-alunos e futuros Oficiais da Polícia de Segurança Pública, apoiados pelos Oficiais do Corpo de Alunos deste Instituto, para a realização de uma ação solidária de tanta visibilidade e importância social, à qual se têm vindo a associar atletas de renome e cidadãos anónimos que, ano após ano, se juntam a esta iniciativa conjunta.

Trata-se de um evento desportivo, que permite trazer as pessoas para a salutar prática desportiva, mostrando ao mesmo tempo, como duas instituições com fins complementares de apoio social a grupos sociais vulneráveis, num clima festivo, dão corpo à sua responsabilidade social.

A crescente adesão de atletas e patrocinadores e as palavras de apoio de vários sectores da sociedade incentivam-nos e mostram-nos que estamos a trilhar um bom caminho. "

Venha correr para proteger! 

Inscrições no site: aqui

domingo, 10 de março de 2013

Corrida das Lezírias - 2013



Organizada pelo Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e apoio da Xistarca Eventos, decorreu nesta agradável, manhã de Domingo, onde São Pedro deu tréguas a clássica  prova Corridas das Lezírias.

Paralelamente também houve a  Caminhada denominada " Mini Corrida" pelo caminho ribeirinho  e outra prova dedicada aos mais pequenos, dentro do Parque Urbano do Cevadeiro.

Prova com início às 10H: 00  na parte exterior do Parque Urbano Cevadeiro e chegada no mesmo local.

Percurso plano de 15.000 metros e alguma coisa, onde a Ponte Marechal Carmona faz a ligação entre a cidade e o campo e que devido às fortes chuvadas que têm assolado a região local e não só, teve-se que alterar o trajecto.

Abastecimento ao quinto e décimo quilómetros, percurso assinalado e no final uma medalha de participação alusiva ao evento.

Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
Fotos Atletismo Magazine: aqui
A minha prova /percurso/altimetria: aqui

quinta-feira, 7 de março de 2013

Lançamento Adidas Boost


Tendo sido convidado pela Adidas (Portugal) para apresentação do novo modelo, no Parque das Nações, na primeira loja exclusivamente dedicada à corrida, Pro Runner, as expectativas não saíram defraudadas, antes pelo contrário, fiquei bastante entusiasmado pelo lançamento destes ténis que prometem revolucionar  o mundo das corridas.

Estiveram presentes  os nossos atletas nacionais desta conceituada marca alemã, desde a recente campeã dos 3.000 metros de pista coberta Sara Moreira, o recordista nacional de peso Marco Fortes, o campeão olímpico no triplo salto, Nelsón Évora, representando o Sporting Clube de Portugal a consagrada Naide Gomes e a campeã Dulce Félix que em Helsinquia, nos Campeonatos da Europa conquistou a medalha de ouro nos 10.000 metros.

"Toda a gente quer mais energia, quer esteja a correr uma maratona, a treinar para uma nova prova ou apenas para se manter em forma, a tecnologia de amortecimento Boost fornece e promove um maior retorno de energia que qualquer outro produto de Running. É assim que a Adidas ajuda cada atleta a tornar-se ainda melhor...

A combinação de material suave pode potencialmente, permitir que os atletas corram mais depressa e em   maiores distâncias. Outro benefício da espuma Adidas Boost é o facto de ser três vezes mais resistente à temperatura que o material EVA standard, funcionando de uma forma mais consistente em temperaturas variáveis – foram realizados testes em que os novos ténis estiveram expostos a temperaturas entre os -20 e 40 ºC.

A reivindicação da Adidas de que o retorno de energia será melhor parece ser verdadeira, pelo menos nos curtos testes de estrada iniciais realizados em distâncias de 10 km. Os Boosts são extremamente confortáveis e irradiam sofisticação discreta à medida que suavizam a sua passagem sobre o solo.

A gáspea do sapato é de um material de malha respirável e elástica, que oferece um ajuste muito confortável – tipo meia – e, nesta fase inicial, está disponível em preto.

O Boost é um material revolucionário que combina os geralmente incompatíveis benefícios de suavidade e confortabilidade, por um lado, e do amortecimento firme e responsivo, por outro, para ter a corrida mais confortável de sempre.”

Estou ansioso para experimentar estes novos ténis, para poder dar uma opinião meramente pessoal, avaliando alguns parâmetros que considero fundamentais para um atleta, mas à primeira vista foi "love at first sight" e com este modelo a Adidas Running atingiu a perfeição.

Voltarei em breve para adicionar algumas fotos do evento e acrescentar alguma outra informação que considere de interesse relevante.

Para encerrar fica aqui o meu agradecimento à Sónia Fernandes da  marca desportiva Adidas pelo lisonjeiro convite.

Até breve!

domingo, 3 de março de 2013

Corrida da Árvore - 2013


De volta a casa...

O "regresso" a território nacional deu-se numa prova (bem) organizada pela Revista Atletismo e com o apoio técnico (sempre) imprescindível da Xistarca - Corrida da Árvore.

A prova decorreu em Monsanto, local preferido pelos lisboetas para passear ao fim de semana e durante a semana para fugir ao rebuliço e tédio da cidade, espaço verde com diversos caminhos pedonais e trilhos, que convida a agradáveis passeios e à prática de diversos desportos, especialmente para atletas e ciclistas, onde o ar que se respira é puro e fresco.

Prova de 10.000 metros com começo às 10H: 00 na Estrada dos Penedos e chegada no Parque Keil do Amaral.

Prova com selo de qualidade, bastantes corredores e caminhantes, também houve uma caminhada de 3.000 metros, placas identificativas dos quilómetros percorridos, abastecimento a meio do percurso e no final, sorteio de prémios e diversos brindes, oferta de t-shirt técnica de côr branca e um pinheiro que ofereci à Sandra Oliveira, a responsável pelas fotografias retiradas no dia de hoje.

Tal como referi no início foi a prova/regresso possível, depois de na semana passada ter feito a maratona sem nenhuma paragem a não ser abrandar o ritmo nos abastecimentos, nem sei quantas vezes parei nesta prova, fiz um "tempo" paupérrimo que já não fazia há bastante tempo, mentalmente não me encontrava preparado e pior fiquei quando esqueci-me de levar/utilizar o Ventilan, o que se notou em alguns momentos quando fiquei com pieira, enfim melhores dias virão e o objectivo principal que é o terminar foi alcançado.

Por vezes penso que  para mim é muito mais fácil desistir numa prova de 10.000 metros que numa prova de longa distância, tenho que trabalhar mais esta vertente.

Ao oitavo quilómetro a surpresa do Marcelino Almeida o fotógrafo dos famosos que esperava por mim, para tirar-me uma foto:-) Obrigado!

Termino por aqui, mas quero deixar aqui um agradecimento especial  a quem não está intimamente ligado ao "mundo louco da corrida", mas que teve papel dinamizador no "Amantes da Corrida" o colega e amigo Mário Gomes, que contribuiu e tem quota de responsabilidade para a existência deste blogue de corrida, quando criou o " Vamos a Eles"  que se destina a uma brincadeira da Liga Record na qual participo e outro para os pecados da gula " O Nosso Outro Prazer".

Esta semana, haverá novidades que deixaram-me bastante satisfeito e lisonjeado, mas que só saberão na 5 ou 6ª. feira!

Uma boa semana, continuação de excelentes treinos/provas!

Classificação Geral/Equipas: aqui
A minha prova/percurso e altimetria: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui/ algumas só amanhã:-(
Fotos Atletismo Magazine: aqui