quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

21ª. São Silvestre dos Olivais

A São Silvestre dos Olivais na sua 21ª. edição, foi mais uma vez organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e apoio técnico da Xistarca.

A noite estava fria e chuvosa, mas nada que impedisse que 1200 atletas inscritos corressem os 10 Km, naquela que é considerada das mais emblemáticas corridas de fim de ano na capital.

Devido às condições climatéricas e com o objectivo de continuar a árdua tarefa de queimar os doces que ingeri na ceia e almoço de Natal, fui com equipamento apropriado para a ocasião, meias longas, calças e t-shirt compridas e gorro.

Depois da Meia-Maratona de Lisboa, voltei a correr com as cores do Santander Totta, fomos levantar os dorsais com o Srº. Mário Almeida, responsável pela Secção de Atletismo e Hamilton e eu dirigimo-nos para a partida.

Se fossse dar o nome de uma música a esta edição seria, Singin'In the Rain, Serenata à Chuva do Gene Kelly, bastava mudar o refrão de eu danço e canto, para eu corro na chuva, venha lá a chuva, só me faz sorrir, enquanto corro a chuva...

Mal iniciou a prova antes da 1ª.rotunda começou a chover, parou ligeiramente para depois passados cerca de 20 minutos quando corria em direcção a Expo ao 4 km voltar a chover copiosamente, quando estava aqui, do outro lado da estrada assinalava o 8 km e já o atleta que ía em 1º. lugar tinha ido até ao final da longa avenida principal onde está o Centro Vasco da Gama (Avª.D João II).

Continuei a desfrutar e como tinha o outro objectivo de terminar sem olhar para o relógio e com medo que o joelho direito ressentisse ía na maior das calmas, quando por mim passou o trio composto pela Susan, o Costa e o Joaquim Adelino que deram-me a corda e assim puxaram por mim de modo a cumprir a prova. Consegui ir ao ritmo deles até ao final e não fossem a ajuda teria ficado no relax:)) Obrigado!

O percurso deste ano foi diferente do ano passado, para melhor, mais acessível e contemplativo (Expo), apesar do carossel, desce e sobe logo no início até ao C.C dos Olivais, onde ao 1 Km estava um ajudante com um apito e sino, que fazia com que as pessoas fossem para as janelas e parapeitos gritarem palavras de incentivo, percurso assinalado, contudo aquele último km mais parecia que tinha o dobro, talvez por ser sempre a subir, no final com o valor de 5 euros da inscrição um Kit com a medalha, t-shirt técnica, água e bebida isotónica.

No final a satisfação de ter acabado bem a prova e ainda melhorei o tempo em relação a última edição, hoje irei à S.S. Amadora fazer a estreia nesta competição onde participarei com o Hamilton para divertimento e reconhecimento da mesma.

Tempo Hamilton 2008: 43:33
Tempo Fábio 2008: 01:05:29
Tempo Fábio 2009: 01:01:50

Rectificação: reposição da verdade desportiva, na S.S. Lisboa quem puxou a carroça de modo a melhorar o tempo foi o próprio Carmo, e ainda teve que dar apoio ao Gameiro. :))





domingo, 27 de dezembro de 2009

II- El Corte Inglés Corrida S.Silvestre de Lisboa-Guerra dos sexos

A Corrida El Corte Inglés São Silvestre*de Lisboa é uma prova competitiva e lúdica organizada pelo Clube Olímpico de Oeiras em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o apoio técnico da HMS Sports Consulting, paralelamente outra iniciativa de aplaudir nesta quadra natalícia a S. Silvestre da Pequenada, onde o valor reverteu para a Associação Acreditar, de apoio social a crianças com cancro e respectivas famílias.

Nesta 2ª. edição da S. Silvestre de Lisboa um desafio aliciante, Guerra dos Sexos, as atletas femininas partiram com 3:32 minutos de vantagem para os homens, a diferença entre os vencedores do ano passado - Rui Pedro Silva e Jéssica Augusto, que devido a gripe que contraiu não compareceu. No final a vencedora absoluta foi Dulce Félix, sendo José Ramos o vencedor no sector masculino, no próximo ano a guerra continuará e nós homens iremos vencer esta batalha e demostrar afinal quem é o sexo forte! :))

Cerca de quatro mil pessoas em ambiente de festa marcaram presença na prova principal e na destinada aos "pequenos" e o público presente e entusiasta não deixou de apoiar os atletas de elite e amadores.

A partida foi dada às 18H:03 na Praça do Rossio, sentido Sul-Norte, para um percurso de 10 mil metros de duas voltas entre a Avenida da Liberdade e o Cais do Sodré, ida até ao Marquês do Pombal(800m a subir) com passagem pela Rua da Prata e do Ouro. A meta também estava instalada no Rossio junto ao café Nicola, em relação ao ano transacto houve ligeira alteração desta vez fomos até ao Campo das Cebolas, devido às obras na Praça do Comércio.

Ponto de encontro às 17H:20 numa transversal da Avenida da Liberdade, com o Rui Carmo e Gameiro, no mesmo local do ano passado, onde corremos (aquecimento) debaixo de uma chuva diluviana, tendo o Carmo levado um plástico para se proteger, contudo desta vez só o frio marcou presença tendo sido feito o aquecimento a andar até a Praça D.Pedro V, o aquecimento foi realizado entre o Rossio -Praça do Comércio-Rossio, para depois irmos à procura do António... que uma vez mais não conseguimos encontrar.:)

No final o Carmo com a ajuda do Gameiro consegui alcançar o objectivo de melhorar o registo na distância...parabéns agora será sempre a melhorar.

Durante a competição que participei com intuito de divertir-me, assim como o Hamilton pois no espaço de uma semana iremos fazer 4 provas, vi alguns amigos , o José Lopes, Gilberto"tartaruga", Gregório "lebre", Pedro Ferreira, Carlos Dias e o Mário Lima, todos em boa-forma.

Eu é que no final, fiquei com uma arreliadora dor de joelho, que resolve aparecer de vez em quando sem ser chamada...a mesma surgiu em 1991, ao fazer um exercício denominado queda da máscara que foi efectuado a noite e bati com o joelho direito numa pedra. Espero que fique melhor pois quero fazer a S.S.Olivais e especialmente a S.S.Amadora que dizem ser das mais carismáticas não só a nível nacional, como internacional, e uma vez mais irei divertir-me para tentar redimir-me dos excessos cometidos no Natal.

Nota final para excelente organização, tendo incluído treinos de preparação no Anfiteatro Keil do Amaral em Monsanto durante 3 fins de semana anteriores ao da prova, Workshops teóricos e prácticos dedicados ao Running, dicas enviadas por e-mail aos inscritos, pace makers para marcação do tempo, percurso bem assinalado e no final não foi o caos na meta de chegada... enfim a capital já merecia uma prova desta dimensão e não deverá ter ficado nada atrás daquela que é considerada a "rainha" nas corridas de fim do ano a S.Silvestre de São Paulo , que cumpre no último dia deste ano a sua 85ª.edição.

Até já, pois ainda deverei voltar a este post para adicionar fotos da Revista Atletismo.

Dados e estatísticas pessoais:
Tempo não oficial: 01:02:01"
Calorias: 939Kcal(15%)
Heart rate Máx: 180 bpm(100%)
Hert rate Avg: 174(97%)
Km rápido: 5:34"(8Km)
Km lento: 8:54"(4KM)
Ritmo:6:37"/Km




*S.Silvestre- É o santo do dia 31 de Dezembro, daí o nome atribuído as corridas, que se realizam na última semana do ano.

domingo, 13 de dezembro de 2009

52º.Grande Prémio do Natal de Lisboa


Ocorreu hoje no centro da cidade de Lisboa, já com a tradicional iluminação e enfeites das principais avenidas e artérias alusiva à época natalícia o 52º.GRANDE PRÉMIO DE NATAL, prova já com mais de meio século, carismática e carregada de simbolismo -organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa, embora aqui tenha ficado com sérias dúvidas e patrocinada pela Sportzone.

A ideia original de criar esta competição foi do Professor Moniz Pereira, talvez devido a este facto, a persistência em continuar com a realização deste G.P. que de ano para ano vai piorando a qualidade organizativa, devido em parte aos fracos apoios e recursos, esta prova veterana no calendário merecia mais atenção da organização(A.A.L.)ainda mais quando há a participação de tantos atletas e clubes federados.

Configura na lista de vencedores, nomes como Carlos Lopes, Fernando Mamede, António Leitão, Luís Jesus, Carla Sacramento...

Inicialmente prevista para o dia 20, mas devido aos problemas de trânsito na altura do Natal, a prova foi antecipada uma semana.

Recordo-me que a primeira vez que fui fazer esta prova, foi em 2007, com o Hamilton e ficamos fascinados, partida perto do Hospital da Luz e com passagem pela 2ª.Circular, prova com percurso relativamente fácil, óptima para melhorar a marca na distância de 10 Km, e no final até hoje foi a que mais brindes e lembranças ofereceu, além da clássica medalha e t-shirt um saco quase igual ao do Pai Natal, onde tinha tudo mais alguma coisa, desde fruta, maionese, leite, bolachas... no início chegaram a oferecer lâminas de barbear... No ano transacto já não foi assim, talvez prenúncio da tão falada crise mundial:)

Então este ano...é melhor mudar de assunto, só recebemos a t-shirt, pelos vistos a retoma económica ainda vai ter que esperar por melhores dias(anos).

Mudança da partida e horário, início às 11: 00 na Praça Duque de Saldanha, no sentido do trânsito, em direcção ao Campo Grande e retorno seguindo para Entrecampos, Avª. da República, Saldanha, Av.Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, Avª. da Liberdade, Rossio e epílogo nos Restauradores.

Após ausência prolongada, regresso em apoteose do Hamilton, que sem esforçar-se faria a melhor marca na distância, cerca de 40 minutos e não corre nem treina desde a Corrida do Tejo, então se tivesse tempo para treinar não sei, teriamos o Hamilton da Fórmula 1 e do Atletismo. :))

Eu também consegui melhorar a marca na distância, embora muito sinceramente tenha dúvidas em relação à certificação da medição oficial, o percurso não têm nunca 10 km, tive agora a confirmar pelo Google Earth e o caminho indica 9.70Km.

Já participei em provas, algumas até com fracos apoios, mas este G.P. é minha opinião, só desprestigia o nome da Associação de Lisboa é de lamentar, falta de indicação dos kms, abastecimento feito só de um lado da estrada, e no final desorganização completa semelhante a do ano passado, com tanto espaço, anda-se às voltas do caracol... mais de 10 minutos até saírmos do cordão/barreiras para recebermos água e a t-shirt.

Agora aguardar pela São Silvestre de Lisboa em que sou totalista ( ainda só houve uma edição), excelente e oportuna para queimar as calorias dos excessos do Natal.

Desde já desejo à Todos um Feliz Natal e um 2010 com tudo de BOM, principalmente no campo desportivo e da saúde.


Dados e estatísticas pessoais:
Tempo não oficial: 51:05"
Calorias: 740 Kcal(15%)
Heart rate Máx: 180 bpm(100%)
Hert rate Mín: 171(95%)
Km rápido: 5:29"(3e7Km)
Km lento: 5:54"(4KM)
Ritmo:5`:30"/Km

Tempo Oficial 2008:
Hamilton Dias: 42:10
Fábio Dias: 53:47

PS: Ainda tive tempo de ver /televisionar a equipa feminina de Portugal, que consagrou-se campeã da Europa de Corta-Mato, que decorreu em Dublin.



domingo, 6 de dezembro de 2009

24ª. Maratona de Lisboa



Na 24ª. Edição da Maratona Internacional de Lisboa, elevado número de participantes nas várias provas que integra o programa desportivo: Maratona, Meia Maratona, Maratona por Estafetas e a Prova Aberta, contribuíram para que este evento se tenha tornado um êxito desportivo.

Face às obras na Praça do Comércio, e indo ao encontro do desejo de muitos atletas em ter uma Maratona que percorra o interior de Lisboa, a organização da prova desta vez foi obrigada a mudar de casa e alterar o percurso com partida e chegada no Parque de Jogos 1º. de Maio (INATEL) e com esta decisão imperativamente as restantes provas, excepto a Meia-Maratona, onde participei cuja partida foi dada às 10H:30, precisamente no local onde supostamente tinha sido motivo da mudança do percurso.

Mais uma vez, sem a presença do mano Hamilton, enfim ser paciente …por enquanto nada a fazer até o cardiologista decidir, mas talvez no Grande Prémio de Natal esteja de regresso ao asfalto.

Este sentimento contudo foi esquecido temporariamente, substituído pela estreia na equipa do Grupo Desportivo Santander Totta, cujas cores (vermelho & branco) à Benfica, passarei agora a correr/"defender".

Início fulgurante, num percurso plano e acessível em direcção ao Cais do Sodré, Avª. 24 de Julho, Avª. da Índia em Alcântara, tendo sido dada a volta de regresso pouco depois de termos passado em baixo da Ponte 25 de Abril na antiga FIL, até novamente à Praça do Comércio (11 Km), sentido Estação Santa Apolónia na Avª. Infante D. Henrique, até uma rotunda enorme na Praça 25 de Abril, apartir daqui cerca de 1 Km sempre a subir, uma autêntica "travessia no deserto" até a Avª. António Spínola, Avª. Estados Unidos da América e finalmente na Avª. Rio de Janeiro entramos para dentro do Estádio 1º. de Maio, para meia volta de honra na pista tartan antes de cortarmos a meta da consagração.

Geralmente neste tipo de provas, componente competitivo e popular aprecio imenso e farei questão de participar sempre que possível, tal é a motivação proporcionada pela participação de milhares de atletas, na sua maioria estrangeiros oriundos de 59 países segundo dados da organização, quando cheguei ao estádio parecia a Torre de Babel o denominado Turismo Desportivo, e que deverá ter mais apoios e incentivos da parte da C.M.de Lisboa e outras entidades competentes da capital.

A organização teve nota excelente, em termos meramente pessoais considero que foi e é a mais bem conseguida Meia-Maratona na capital, refiro-me a Meia-Maratona de Lisboa e a de Portugal, disponibilizou ainda bebidas isotónicas de uma marca que desconhecia e como tal não bebi, barras de cereais, fruta e abastecimentos de água de 5 em 5Km.

Na véspera deixei tudo preparado fartei-me de comer hidratos de carbono no almoço e jantar foi um pacote de esparguete, acordei tomei um breve duche e arranquei, parei no posto de gasolina para comprar o jornal e cheguei às 08:10 ao estádio, tendo logo arranjado estacionamento. Fui ter com o Mário Almeida responsável pela secção de Atletismo, coloquei o dorsal e fiquei na entrada, tendo tido a companhia do ilústre Mário Lima do "Hoje Corro Eu", o privilégio de conhecer pessoalmente outros bloguistas, o Fernando Andrande do "Cidadão da Corrida" e o Luís Mota do "TomarAcorrida", estivemos com o Mário Almeida do "Palavras de Corredor"posteriormente tivemos a presença da família desportista dos " Ferreiras" o Joaquim Patrício"O que leva as pessoas a correr" e o Pedro Ferreira e Rui Santos "See You in Boston"que foram fazer a Maratona por Estafetas.

Igualmente quem foi fazer a Maratona por Estafetas foi a dupla imbatível os (R&R) Rui Carmo e Rui Gameiro, que tiveram a preoucupação de perguntar pelo Hamilton, não os voltei a ver durante e no final da prova mas decerto deverá ter corrido bem.

Para a próxima o objectivo já está definido, fazer menos de 2 horas e será já em Março de 2010, não fosse o incidente da paragem forçada para ir regar uns canteiros teria alcançado.

Relativamente ao próximo ano, eu vou voltar, mas desta vez para fazer nem que seja apenas uma única vez a MARATONA!

Dados e estatísticas pessoais:

Tempo não oficial: 2:01´07"
Calorias: 1739 Kcal (20%)
Heart rate Máx: 180 bpm (100%)
Hert rate Mín: 169 (94%)
Km rápido: 5:03" (7KM)
Km lento: 08:52" (19KM)
Ritmo:5`:34"/Km

Tempo Oficial 2008:
Hamilton Dias: 01:43:49
Fábio Dias: 02:27:48