quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Caminhada Solidária para celebração do Dia Mundial das Doenças Raras


O Dia Mundial das Doenças Raras celebra-se anualmente a 28 de Fevereiro. A data é comemorada em mais de 60 países e visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam.

A Aliança das Associações das Doenças Raras vai promover no próximo dia 1 de Março uma Caminhada Solidária.

Data: 01 Março 2014
Hora: Encontro 10h00 | Partida 10H: 30
Local da Partida: Largo do Coreto de Amora: Marginal de Amora, Avenida Silva Gomes
Chegada | Parque Qt. dos Franceses, Seixal: Marginal do Seixal, Avenida da República.

Objectivos da iniciativa:

• Divulgar a Aliança e a causa das doenças raras ao maior número de pessoas possível;

• Promover a actividade conjunta entre doentes raros (com e sem limitações de mobilidade) e população em geral, porque todos somos diferentes, mas todos temos capacidades, desejos e vitórias;

• Possibilitar uma manhã num local privilegiado.

Público-alvo: Público em geral

Inscrição: Entrada livre, mas recomenda-se a inscrição prévia (preferencial); a inscrição é gratuita e o apoio a esta causa poderá ser efectuado da seguinte forma:

• 1 rara - 1 porta-chaves;
• 2 rara - 1 boné;
• 3 rara - 1 porta-chaves + 1 boné.

Transporte gratuito Lisboa – Seixal – Lisboa: Está disponível mediante indicação na ficha de inscrição (O transporte é limitado aos lugares disponíveis).

Saiba mais: aqui

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carlos Sá na Ultramaratona Solidária com o povo Tarahumara


Ultramaratona Solidária com o povo Tarahumara
                                                                                              
Carlos Sá participa na Ultramaratona “Caballo Blanco” no México


O (nosso) ultramaratonista Carlos Sá, atleta da Berg Outdoor, vai participar na 12ª edição da Ultramaratona “Caballo Blanco”, no México. Com início a 2 de Março, trata-se de uma icónica corrida com a extensão de 80 quilómetros, em Urique, no estado de Chihuahua, distinguindo-se por ser uma prova com uma forte componente solidária de apoio ao povo nativo Tarahumara.

De carácter anual, a corrida foi fundada em 2003 pelo lendário ultramaratonista norte-americano Micah True – conhecido por “Cavalo Branco” –, com o objectivo de homenagear e preservar a cultura e o legado histórico do povo Tarahumara, célebre pela sua notável capacidade de correr longas distâncias para caçar, cansando as suas presas até as apanhar.

A prova tem uma única etapa de 80 quilómetros em trilhos montanhosos entre os 500 e 1800 metros de altitude. Os corredores do povo Tarahumara (também conhecidos como Rarámuri) que participam na prova e completem circuitos estabelecidos pela organização recebem produtos como milho, feijão, arroz ou farinha para as suas famílias. São ainda distribuídos gratuitamente cobertores e alimentação para todos os corredores do povo Tarahumara e para as suas famílias.

Para esta prova, Carlos Sá vai utilizar um conjunto de produtos desenvolvidos e produzidos pela Berg Outdoor com a colaboração do atleta e de acordo com as especificidades da prova, valorizando questões de impermeabilidade, respirabilidade, leveza e conforto.

Aos 40 anos, o atleta português natural de Barcelos participa pela primeira vez na Ultramaratona “Caballo Blanco”. É o segundo grande teste de Carlos Sá em 2014, depois da sexta posição alcançada na Coastal Challenge, prova que decorreu em Rain Forest na Costa Rica, no início de Fevereiro.

Recorde-se que Julho de 2013, Carlos Sá alcançou o maior feito de um atleta português em corridas extremas de longa distância com a vitória na ultramaratona Badwater – uma das mais duras e seletivas provas mundiais da modalidade, com uma distância total de 217 quilómetros, percorridos numa única etapa, anualmente disputada na zona do Vale da Morte, na Califórnia.

No dia 24 de Fevereiro, Carlos Sá foi também distinguido com o troféu “O Minhoto” na categoria de Atletismo. Este prémio tem como objectivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, treinadores, árbitros, dirigentes e eventos desportivos que mais se destacaram no seio das suas modalidades na região Minho.

Declarações de Carlos Sá:

“Será um prazer conhecer ao vivo esta cultura de ultra corredores [do povo Tarahumara], considerados os mais resistentes do planeta. Ali respira-se a essência da Ultra Corrida e os seus valores. Os Tarahumara são um povo que nos mostra a atitude que devemos ter com o desporto. A cultura de partilhar experiências de vida uns com os outros utilizando como meio a corrida. A competição é trocada pelo desafio de correr quilómetros sem fim nos trilhos inacessíveis das suas agrestes montanhas.”

Nova Colecção Reebok Training - Fit Generation

(Treino) EM'Força - Corremos com a Esclerose Múltipla.


Finalizado o primeiro treino da EM'Força no Porto, seguimos já para o próximo: desta vez, em Lisboa - o segundo na capital -, no próximo dia 8 de março, a ter lugar no Estádio Nacional. A coordenação deste treino estará a cargo de Henriqueta Solipa e João Campos, ambos atletas da EM'Força.

Henriqueta Solipa e João Campos disseram "sim" a mais este desafio e, desta vez, levarão os nossos atletas que marcarem presença no treino da EM'Força do próximo dia 8 de março ao Estádio Nacional.

Como tem sido hábito nestes primeiros treinos, a sessão será distribuída entre duas distâncias: uma em caminhada ou corrida menos intensa (cerca de 5 Kms) e outra mais extensa, de cerca de 10 quilómetros em corrida.

Esta será uma excelente oportunidade para mais um treino de preparação rumo à Meia Maratona de Lisboa, por exemplo, ou para quem vai participar na BES Run Challenge (a começar no final de março).

Todos os atletas da EM'Força estão convidados a participar, preferencialmente com a camisola que nos une.

O convite é extensível a todos aqueles que se queiram juntar a esta iniciativa, sendo que incentivamos todos os atletas que vão marcar presença a levar amigos, familiares e conhecidos.

Mais informações: aqui

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"Benefícios das Actividades Físicas"


Benefício das Actividades Físicas

Actividades Físicas, como a corrida, podem trazer  inúmeros benefícios ao corpo humano. São tantas as vantagens, que o desporto já é considerado uma cura e aconselhado por médicos para os mais diversos problemas e doenças. A sua prática, com a rotina, faz com que o corpo liberte endorfina, produzida pelo cerébro, considerada um analgésico natural , que aumenta a sensação de bem-estar.

Do mesmo modo, actividades físicas, estão directamente relacionadas com a redução do stress (responsável por doenças cardiovasculares, insónias, doenças cutâneas como a psoríase e até mesmo a falta de memória) deste modo fortalece o sistema, cria imunidades, ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, acelera o metabolismo, aumenta a resistência dos ossos e ainda reduz a ansiedade.

Como se isso tudo fosse pouco, também ajuda a melhorar a imagem corporal, aumenta a auto-estima e promove uma maior interacção social. Afinal não é à toa porque gostamos tanto de correr !

Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e Marcha das Famílias



No dia 23 de Março realiza-se a 11ª edição da Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e Marcha das Famílias, entre Alcântara e Belém (Lisboa).

Esta é uma iniciativa solidária promovida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

A Corrida da Solidariedade ISCPSI/APAV é uma competição de atletismo com um percurso de 10 quilómetros aferido oficialmente pela Federação Portuguesa de Atletismo - Comissão Nacional de Estrada e Corta Mato. A Marcha das famílias, com 3,5 quilómetros, não tem cariz competitivo.

A inscrição na corrida ou marcha implica o pagamento de 8€, que revertem na totalidade para a APAV. Além da angariação de fundos, a Corrida da Solidariedade tem também como objectivo incentivar a população para a prática de desporto como forma de combate ao sedentarismo, na conquista de um maior bem-estar e de uma vida mais saudável.

O tiro de partida será dado às 10:30 junto ao edifício do ISCPSI (Rua 1º de Maio, Alcântara), estando a meta situada junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

Já confirmamos a presença do atleta olímpico Carlos Lopes! Vem também correr por quem não consegue fugir.

Este ano temos um novo prémio para o grupo mais numeroso. Partilhe e inscreva os seus amigos! Refeições grátis na Go Natural para o grupo vencedor.

As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas, em nome individual ou colectivo, no site ou no facebook da corrida:

Venha correr ou caminhar e ajude!


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Corrida da Árvore - 2014


Haverá algo melhor do que correr no pulmão de Lisboa, numa bela manhã de Domingo?

A Revista Atletismo e a Xistarca, levaram a cargo, no dia de hoje, uma prova de 10.000 metros, "Corrida da Árvore" e uma Caminhada de 3.000 metros e que por esquecimento não inscrevi a minha querida mamã, contudo para compensar vou tratar de inscrevê-la esta semana para a Corrida Solidária ISPCI/APAV,  no próximo mês.

Quando me lembrei já era tarde a inscrição tinha aumentando de valor, quase o equivalente à corrida principal e embora pudesse fazer a inscrição no próprio dia da prova, 15 euros é um exagero.

Inscrições limitadas a 1500 participantes, mas cada vez há mais gente a aderir e a gostar de correr, só este Domingo, enquanto decorria no Parque Florestal de Monsanto este evento, apesar da ausência de muito atletas e amigos que se deslocaram para o Trail Terras de Sicó em Condeixa-a-Nova e a Sevilha para participarem na mítica distância, Maratona de Sevilha, a mais plana do Mundo, havia muita "malta" nova a correr.

Ao contrário de Sevilha, esta prova é um subir e descer constante, começámos por subir ligeiramente ao primeiro quilómetro e meio, depois quase três sempre a descer, que permitia por o pé no fundo do acelerador, depois voltamos a subir até ao abastecimento, a meio do percurso, de novo volta-se a descer e aproximadamente ao oitavo quilómetro e meio até ao cortar da meta, uma subida que obriga a abrandar e de tirar o fôlego a qualquer atleta.

Uma prova engraçada, devido igualmente à originalidade de oferecem além da habitual t-shirt técnica, uma árvore para plantarmos, este ano um (bonito) sobreiro.


A nível pessoal, mais do mesmo, nada a acrescentar em relação às provas anteriores em que participei.

Mesmo assim, venha então a próxima, já no próximo Domingo.

Site da Prova: aqui
Classificação geral:aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha  (fraca)"perfomance": aqui

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Reebok Yogis - Viva (sempre) com estilo.




Primavera e Yoga são decididamente uma combinação perfeita
Aproveita o bom tempo para relaxar corpo,mente e renovar energias.
Inspira-te nos modelos de Yoga da Reebok para esta estação, onde as cores suaves e padrões
se aliam ao conforto e qualidade dos materiais.

Oikos Desafio (solidário) 100 - Vamos Correr Contra a Fome em Portugal.



OIKOS DESAFIA PORTUGUESES A CORRER CONTRA O


DESPERDÍCIO ALIMENTAR


• “Oikos Desafio 100” é o nome da iniciativa da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento que convida os portugueses a serem saudáveis e solidários.

• A prova realiza-se em Portugal pela primeira vez, depois do sucesso alcançado noutros países europeus.

• O objectivo principal é a angariação de fundos para a criação de uma plataforma digital que permita ligar localmente pequenos produtores de hortofrutícolas portugueses, com os pequenos retalhistas locais e os consumidores locais, incluindo nestes os utentes das instituições de solidariedade locais.



Nos dias 5 (Dia Internacional da Actividade Física) e 6 de Abril vai realizar-se o “Oikos Desafio 100”, uma prova física de 100 km com partida marcada na Lourinhã e chegada prevista ao Jamor (Oeiras), no dia seguinte à partida. O percurso será dividido entre os dois dias, com os participantes a percorrem 50 km em cada dia, sendo a prova interrompida durante a noite. As equipas de 5 ou de 9 elementos podem fazer a prova em modalidade de estafeta. Para as equipas participarem deste desafio físico, terão que superar o primeiro desafio: a angariação de fundos em equipa: Os participantes são desafiados a angariar 1000€, em equipa, até à data em que a prova se irá realizar através de uma plataforma de crowdfunding fornecida pela organização.

O "Oikos Desafio 100" conta já com alguns padrinhos da iniciativa, como a jornalista Andreia Vale, a atleta para-olímpica Simone Fragoso e o músico Tiago Bettencourt, e tem como parceiros as Câmaras Municipais de Lourinhã, Torres Vedras, Mafra, Sintra, Cascais e Oeiras, entre outros.

O objectivo do “Oikos Desafio 100” é o de angariar fundos para a construção duma plataforma digital que permita, em Portugal, a ligação entre os pequenos produtores agrícolas, os pequenos comerciantes e o consumidor final desses produtos (incluindo as Instituições de Solidariedade) para reequilibrar a respectiva cadeia de valor, ampliar a escala da agricultura familiar local (neste ano de 2014 que é o Ano Internacional da Agricultura Familiar) e assegurar a soberania e segurança alimentar e nutricional, em causa no Portugal de hoje.

O Director de Desenvolvimento da Oikos, Pedro Krupenski explica que “O fenómeno da fome e da má nutrição alastra em Portugal e a Oikos acredita que grande parte da solução para este problema passará por evitar o enorme desperdício de milhares de toneladas de produtos alimentares que são deixados apodrecer nos campos, devido a um desfasamento entre a oferta e a procura” e adianta que “esta iniciativa surge na comemoração do 25º aniversário da Oikos, com o objectivo de envolver a sociedade portuguesa no desafio contínuo que é a mudança para uma consciência mais global e solidária, bem como mobilizar e sensibilizar para o trabalho que a Oikos desenvolve, em particular em Portugal”.

Todos podem participar nesta prova, desde famílias, amigos, empresas, instituições públicas e privadas, grupos desportivos ou estudantes universitários e o único requisito é ter idade mínima de 18 anos aquando da realização da prova física (ou 16 ou 17 anos de idade autorizados pelos encarregados de educação). Os interessados devem criar uma equipa de 5 elementos (4 elementos que farão a prova física e 1 elemento de apoio) que queiram percorrer a prova dos 0 aos 100km em conjunto, dividir-se em duplas que percorrem 50km cada ou dividir-se em elementos individuais e cada um percorre 25km.

Os interessados poderão, também, constituir uma equipa de 9 elementos (8 elementos que farão a prova física e 1 elemento de apoio) que poderão fazer a prova dos 0 aos 100km em conjunto, ou fazer o percurso de 100km em modalidade de estafeta: dividir-se em dois grupos de 4 elementos que percorrerem 50km; dividir-se em duplas que percorrerem 25kms ou dividir-se em elementos individuais e cada um percorrer 12,5km.
Após a inscrição da equipa, os elementos terão acesso a uma plataforma de crowdfunding à sua disposição, através da qual deverão angariar fundos, bem como a um Manual de Angariação de Fundos e um Manual de Treino com várias dicas e sugestões.

Os interessados podem encontrar toda a informação, materiais de apoio e incentivo à superação de ambos os desafios em www.oikosdesafio100.pt




CADA KM É UM PASSO CONTRA A FOME.


Sobre a Oikos:

A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento é uma das mais antigas ONGD portuguesas (1988) e desenvolve projectos de Acção Humanitária e Desenvolvimento em cerca de 9 países do mundo incluindo Portugal. As áreas principais do seu trabalho centram-se na redução da pobreza extrema promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Wings for Life World Run - CORRER POR AQUELES QUE NÃO PODEM!

TODOS AO MESMO TEMPO, NUM SÓ DIA EM TODO O MUNDO
 
 
A Praia da Comporta vai ser o ponto de partida, em Portugal, da primeira edição da corrida solidária “Wings for Life World Run”, a 4 de Maio. As inscrições revertem a favor da Fundação Wings for Life.
 
A “Wings for Life World Run” é uma corrida mundial, com partida simultânea em 35 países, que se destina a “recolher fundos para a investigação da cura para as lesões na espinal-medula”, conforme comunicado da organização.

Apadrinhada pelo piloto de automóveis, António Félix da Costa, a corrida terá também outros embaixadores como Rúben Faria, Hélder Rodrigues, Tiago Pires, Naide Gomes, Telma Monteiro e Salvador Mendes de Almeida, entre outros.

A “Wings for Life World Run” é um corrida de resistência “com um formato único” que a distingue de outras provas de atletismo. 

Com partida simultânea em locais como Barcelona (Espanha), Kerry (Irlanda), Verona (Itália), Flórida (EUA), Cancun (México), Cidade do Cabo (África do Sul), Florianópolis (Brasil), Auckland (Nova Zelândia) ou Haryana (Índia), este é o primeiro e único evento que permitirá a todos os atletas partirem ao mesmo tempo, às 11 horas de Portugal Continental.

Em Portugal, a prova vai iniciar-se na Comporta e passar por Melides, Santo André, Sines, Porto Covo e Vila Nova de Milfontes. Segundo o comunicado “o enquadramento ambiental, a diversidade de paisagens por onde os atletas irão passar e a possibilidade de visitar espaços conhecidos numa perspetiva nova, através da prática de corrida” são os atrativos da prova que não terá uma meta física.

Os participantes vão ser seguidos por um carro-meta, que arranca do ponto de partida, meia-hora depois do início da prova. Quando o carro-meta alcança um atleta, este termina a sua prova. Os dois últimos concorrentes, um homem e uma mulher, vencem a corrida e vão receber um convite para participarem na edição seguinte da “Wings for Life World Run”, no local que escolherem.

A Wings for Life é uma Fundação sem fins lucrativos, que se dedica à pesquisa da coluna vertebral, de forma a encontrar a cura para as lesões na espinal-medula e, consequente paralisia. As receitas da corrida serão aplicadas em estudos e investigações científicas nesta área.


Em Portugal, as inscrições devem ser feitas até às 13 horas do dia 20 de abril, ou até às 13 horas de 4 de abril, para quem optar pelo pagamento através de transferência bancária. O valor da inscrição é de 25 euros.

Segundo dados da organização, calcula-se que existam mais de três milhões de pessoas, em todo o mundo, que sofram destas lesões. Anualmente, surgem 130 mil novos casos, muitos derivados de acidentes de viação.

Site Oficial: aqui 
Página Facebook: aqui
Inscrições: aqui

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Gerês Trail Adventure - 2014


Philipp Reiter um dos nomes em maior ascensão do trail mundial estará presente no Gerês Trail Adventure

No passado dia 15 de Fevereiro decorreu na Vila do Gerês a apresentação pública da prova Gerês Trail Adventure, com o anúncio surpresa da presença de uma das maiores estrelas internacionais, e em ascensão na modalidade, na prova por etapas que se realiza a 25, 26 e 27 de Abril no único Parque Nacional de Portugal.

Perante um auditório cheio, curioso, e ávido de mais novidades sobre a prova que sem dúvida está a deixar marcas no panorama do trail nacional, ainda antes da sua primeira edição, Carlos Sá anunciou a presença de Philipp Reiter, atleta do Team Salomon que fará dupla com Armando Teixeira. Para os mais desatentos o alemão Philipp Reiter tem estando debaixo da atenção dos media internacionais fruto da sua juventude, e dos enormes sucessos que tem alcançado nos últimos tempos.

Referindo apenas alguns resultados deste jovem promissor de apenas 22 anos, salientam-se os grandes feitos em provas de etapas. Se já este mês foi 3º na mais competitiva edição de sempre da The Coastal Challenge (prova com cerca de 235 km’s disputada em 6 etapas na selva da Costa Rica), é impossível ficar alheio às suas presenças naquela que é provavelmente uma das mais emblemáticas e míticas provas por etapas na Europa, e no Mundo, a Gore-Tex Transalpine-Run  (8 etapas realizadas nos Alpes e em equipas de dois elementos). Reiter alcançou 3 pódios em 3 anos consecutivos, sempre com companheiros diferentes do Team Salomon. No Gerês Trail Adventure o companheiro será Armando Teixeira vice-campeão nacional de Ultra Trail em título.

Além desta dupla de peso já haviam sido anunciados previamente a presença de Nuno Silva (3º classificado no campeonato nacional de ultra Trail) e Pedro Marques (4º classificado nos 101 km’s de Ronda), como dupla, assim como Susana Simões e Ester Alves, respectivamente campeã e vice-campeã nacional de Ultra Trail em título. Teremos portanto presentes os pódios masculino e feminino do campeonato nacional, salvaguardando que Carlos Sá, sendo organizador, não participará na prova.

Estes serão seguramente outros aliciantes extra para a competição, que será de festa recuperando o que de melhor tem o trail running, o convívio entre todos os participantes, permitindo de forma natural a partilha de experiências durante os 3 dias de prova (25, 26 e 27 de Abril), seja para enfrentar os 35 km’s, os 75 km’s, ou os 105 km’s.

Está será seguramente uma prova única, num local único!

As inscrições continuam abertas em http://carlossanatureevents.com/

Palmarés resumido (e mais recente) de Philipp Reiter:

Gore-Tex Transalpine-Run (Prova com 8 etapas – Alpes)
2013 - 3º com Tofol Castaner Bernat (ESP)
2012 – 1º com Iker Carrera (ESP)
2011 – 3º com Julien Chorier (FRA)

2014
3º The Coastal Challenge (6 etapas - Costa Rica)

2013
4º Kilian's Classik 45 km Passion (FRA)
3º Ice Trail Tarentaise (FRA)
2º Transgrancanaria Advanced (ESP)
1º  Zugspitz Ultratrail (ALE)

2012
5º Cavalls del vent (ESP)
1º Salomon 4 Trails Etappenlauf (ALE)
1º  Zugspitz Ultratrail (ALE)
1º La Maxi Race du Lac d'Annecy (FRA

Trilhos de Mogadouro Amendoeiras em Flor - 2014


Realiza-se no próximo dia 23 DE MARÇO DE 2014 o 12º TRILHOS DE MOGADOURO - AMENDOEIRAS EM FLOR.

Único trail do Nordeste Transmontano os TRILHOS DE MOGADOURO, na distância de 19,2 km, têm este ano um novo percurso na sua parte final, com meta instalada no centro de Mogadouro, coincidindo com a Mostra dos Produtos da Terra e Festas das Amendoeiras em Flor que nesse dia enche de cor esta vila transmontana.

Paralelamente ao percurso competitivo realiza-se uma caminhada de 11 km, entre Valverde e Mogadouro, bem como corridas de atletismo para os mais novos, a disputar no centro de Mogadouro.

Após as competições ou caminhada a Organização, a cargo do Município de Mogadouro, oferece almoço a todos os participantes, no decurso do qual proceder-se-á à cerimónia de entrega de prémios a todos quantos se destacarem na manhã desportiva.

Como habitualmente o evento fará parte do calendário do CIRCUITO NACIONAL DE MONTANHA 2014, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.

Para consulta do regulamento, informações e Inscrições - http://mogadouro.terrasdeaventura.net.
                              
Prazo limite de inscrições - 19 de Março de 2014

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Grande Prémio do Atlântico - 2014





É uma prova que não gosto de faltar...

Apesar de organizada pelo Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica, tirando este aparte, que apenas aqui surge por (mera) brincadeira, é uma prova que se realiza na margem sul, no mês de Fevereiro e que faço questão de participar, todavia no ano passado, estive a alguns bons quilómetros daqui, concretamente no país de "nuestros hermanos", na capital da Andaluzia, uma vez que o dia desta prova coincidiu com a Maratona de Sevilha de onde trouxe boas recordações.

Vai-se lá saber ou entender o porquê, mas tal como já tinha referido é daquelas provas em que participo com agrado, por vezes não encontramos respostas para as nossas perguntas e nem para as nossas preferências, até porque só fico unicamente com a medalha, a t-shirt verde, bonita por sinal e com o símbolo da colectividade que organiza a prova, não é garantidamente para mim, desta vez a sorte coube à Sandrinha, leõa que este ano lá vai rugindo, com excepção da última terça-feira... e depois fomos dar um pequeno passeio.


Este ano, devido à instabilidade climatérica do tempo, não passámos pelo percurso mais bonito da prova, o paredão onde as restrições no acesso às praias de forma a prevenir ou evitar acidentes devido à agitação marítima costeira, que esteve sempre presente até ao dia da prova, mas eram imensos as pessoas que vi que estavam nesta plataforma a caminhar, a correr ou puro lazer.

Tirando este facto alheio à organização, não gostei de como o trânsito foi cortado e de apesar do começo da prova, às 10H: 00 ter sido na  hora certa, com cerca de 1500 atletas, talvez muitos mais, houve alguma confusão, porque que não se ouviu o tiro de partida, ou melhor não foi dado, eu pelo menos não me apercebi. De resto tudo normal, abastecimento a meio da prova e no final a dita t-shirt técnica e medalha.

Nesta prova, participei pela minha equipa o Grupo Desportivo Santander Totta e hoje com a companhia especial do mano, que como claro, esteve um autêntico relâmpago.

No plano pessoal, no texto da minha última prova realizada, no dia 2 deste mês, Corrida São Domingos de Benfica, tinha escrito que iria treinar afincadamente e com regularidade, contudo e se bem se recordam também escrevi que por volta do oitavo quilómetro, não me tinha sentido (nada) bem, para não dizer desconfortável, hoje com mais serenidade, posso dizer que tive um forte aperto no peito, que deixou-me (bastante) apreensivo, mas que por via de certas contigências que se pode observar na foto, não queria, nem poderia alarmar as pessoas que me são próximas, mas fui consciente abrandei, impedindo-me de realizar um óptimo registo.

Devido a isto fui submetido a uma "bateria" de exames, e encontro-me de perfeita saúde, o que tive foi uma contractura muscular no peito e por esta via durante a prova estive sempre receoso, limitando-me apenas a simplesmente concluir a prova.

Despeço-me desejando a  todos os amigos/atletas e aos 1.000 participantes luso que no próximo Domingo, "invadirão", Sevilha, que tudo corra bem e essencialmente que se divirtam e já agora aproveitando a ocasião, gostaria de escrever a palavra/asneira que não escreverei, mas que direi baixinho e que é sinal de sorte!

Site da Prova: aqui
Classificação Geral: aqui
Fotos Amantes da Corrida: aqui
A minha prova: aqui

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Douro Ultra Trail e Transrockies Run, equipa de sucesso!



"A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembro de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares." - Wikipédia
 
Novidades recentes, nesta primeira edição do Douro Ultra Trail, recentemente foi fechada uma parceria entre as organizações do DOURO ULTRA TRAIL e da TRANSROCKIES RUN.

A TRANSROCKIES RUN é uma prova por etapas nas Montanhas Rochosas do estado do Colorado nos EUA. É uma competição de grande prestigio e que atrai participantes de todo o mundo. Terá a sua 8.ª edição em 2014 o que demonstra que se trata de uma organização experiente.

Os vencedores da geral feminina e masculina garantem a sua presença na TRANSROCKIES RUN  2015. Com um prémio desta relevância o que irá certamente atrair mais atletas e subir o nível da competição.

Podem consultar a publicação sobre este tema aqui:

http://www.douroultratrail.com/2014/02/dut-2014-transrockies-run-eua.html

http://transrockies-run.com/great-events/

Também está confirmada a parceria com o Hotel Régua D'Ouro, sendo este o Hotel oficial do DUT 2014. É uma parceria que em muito nos honra dadas todas as qualidades que este espaço de referência da cidade reúne.

http://www.douroultratrail.com/2014/02/regua-douro-hotel-oficial-douro-ultra.html


Muitas outras novidades serão entretanto divulgadas através do site do evento e através da página oficial no facebook. O trabalho continua, a paixão pelo Douro aumenta cada vez mais. Partilhar o que a região tem em modo de corrida e caminhada enche-nos de orgulho.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Programa Porto Anti-Stress - 2014



O Porto Antistress está de volta neste ano de 2014 e é já no dia 16 de Fevereiro.

O Porto Antistress consiste num programa de corrida e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física, contando com o acompanhamento de técnicos de saúde, em locais próprios para a pratica de exercício físico.

Stress é uma doença moderna que afecta grande parte da população, provocando desequilíbrio no corpo e na mente, caracterizando-se por agitação e tipos de angústia em que nos sentimos desprotegidos e inseguros.

Uma das formas de combate a esta doença do século XXI é a pratica de exercício físico acompanhado.
Assim este programa Porto Antistress visa sobretudo dar um contributo à sociedade civil para o combate a este problema, fomentando o desporto e a pratica de hábitos de vida saudáveis em convívio com um ambiente agradável.

As primeiras edições do Porto Antistress de 2014 já estão marcadas para Fevereiro e Março (ver programa) e serão realizadas no novo Parque Oriental da cidade do Porto, em Campanhã. 

A participação é totalmente GRÁTIS.

Para participar, não é necessário se inscrever antes, basta aparecer no dia marcado e vir com vontade de se divertir.

Transportes:

De Carro:

- Via de Cintura Interna (VCI) saída para Mercado Abastecedor.
- Na rotunda do Mercado Abastecedor sair para S.Roque da Lameira
- Seguir em frente por baixo do viaduto
- Na rotunda sair para Parque Oriental

De metro:

 

- Estação de Campanhã e apanhe o autocarro gratuito do Porto Antistress.
Horário autocarro Porto Antistress.
9h às 10h (estação - parque)
11h30 às 12h (parque - estação)

Parque Oriental - Campanhã


Não hesite...simplesmente APAREÇA!

1ª. Corrida Análises Clínicas e Saúde Pública-APTAC


Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública-APTAC, tem por objectivos promover, por si e ou em conjunto com outras organizações, a formação e valorização científica, cultural e profissional dos seus membros, fomentar e defender os interesses da profissão, zelando pela função social, dignidade e prestígio destes profissionais.

A APTAC, com a colaboração técnica da Xistarca, organiza neste dia uma prova com 10.000 metros, designada por "1ª Corrida Análises Clínicas e Saúde Pública-APTAC".

 A prova incluirá  também uma caminhada de 4000 metros.

A APTAC promove esta corrida no mês em que se comemora o “International Biomedical Laboratory Science Day”, com o intuito de divulgar e promover a profissão tanto a nível Nacional como Internacional.


Esta corrida não estaria completa se não incluísse uma vertente social. Como tal, por cada inscrição, a APTAC doará 1€ à Operação Nariz Vermelho, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que leva alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nova colecção da linha desportiva (ADIDAS) e solidária AKTIV

Adidas com nova colecção solidária

Linha Aktiv ajuda a apoiar a prevenção e tratamento de doenças cancerígenas



Desde 2009 que a Adidas tem desenvolvido uma linha de vestuário desportivo que tem a finalidade de apoiar a fundação com o mesmo nome. 

A nova colecção Aktiv apresenta como novidade uma linha masculina que virá juntar-se a um conjunto de peças femininas, todas elas com um denominador comum: 2 % do valor de cada peça vendida será doado pela Adidas à instituição.

Criada em 2007, na Noruega, por Grete Waitz e Helle Aanesen, a Fundação Aktiv visa promover a actividade física como forma de prevenir e tratar doenças cancerígenas. Grete Waitz é uma ex- titular do recorde mundial e nove vezes vencedora da maratona de New York, contudo perdeu esta luta contra o cancro em Abril de 2011.

Todas as peças da colecção têm o logotipo do organismo. As cores e o design são inspirados na fundação. Para a temporada primavera/verão 2014, esta linha de running aposta em três tons e inclui t-shirts, calções, leggings, tops bra e casacos.


Para os homens mais solidários, a Adidas também desenhou uma linha de peças técnica em tons de azul e cinza. Já nos materiais, a marca privilegia um design ergonómico em tecido Climalite, facto que facilita a sudação, aumentando a liberdade de movimentos bem como a adaptação gradual durante a corrida. A desportista espanhola Isabel Macías Chow dá a cara pela nova colecção.

Em 2013, a Fundação AKTIV expandiu o seu apoio para incluir o maior fundista de todos os tempos, Haile Gebrselassie, que juntou-se a luta como embaixador Adidas, com a doação de 2 % das vendas geradas a partir da colecção masculina de apoio a um programa de intercâmbio de oncologistas na Etiópia.


sábado, 8 de fevereiro de 2014

REEBOK apresenta colecção Primavera/Verão - 2014


REEBOOK APRESENTA UMA COLECÇÃO COMPLETA E INTEIRAMENTE PENSADA PARA AS DISTINTAS MODALIDADES DE FITNESS: TRAINING, RUNNING, AERÓBICA, CROSSFIT...


A Reebok, marca de desporto, foi criada em 1890 por um jovem de 14 anos, Joseph William Foster, que decidiu colocar pregos nos sapatos de desporto para conseguir correr mais rápido (inventando assim o primeiro modelo de sapatos de corrida), continua a sua evolução como uma referência no desporto. A marca propõe uma visão completa como manter a forma, oferecendo soluções e produtos pensados para os que treinam para viver...mais do que viver para treinar.

A Reebok convida-o a treinar para a vida com uma colecção de running pensada e concebida para prporcionar o melhor rendimento aos fitness runners, entusiastas do fitness que veem na corrida uma forma de entretenimento, que combinam com outras actividades.

A nova colecção de Primavera-Verão 2014 de Reebook  foi criada para os amantes das diferentes modalidades do Fitnesss, bem como para os que praticam algumas destas modalidades de forma complementar, dentro e fora do ginásio. É composta por peças versáteis com novidades técnicas, que combinam comodidade, funcionalidade e técnica. Destaca-se ainda o design, com cores florescentes, estampados e degradês irrestíveis, a grande novidade é a nova linha dedicada ao Spinning.

REEBOK TRAINING

Especialmente concebida para os entusiastas do Fitness, a Reebok apresenta produtos desportivos com um toque casual e sofisticado. Pensados para os que gostam de realizar actividades funcionais sem descurar o look. As peças de Training são feitas com matérias técnicos próprios que proporcionam durabilidade, leveza, flexibilidade, naturalidade nos movimentos e respirabilidade
Short Reebook Training (Women) -38  euros
Top Reebook Training (Women) - 28  euros

Rebook Realflex Fusion TR4.0 (Women) - 90 euros

Corta-vento Reebok Training (Men) - 70 euros
Reebok realflex Advance TR2.0 (Men) -80 euros
Boardshort Reebok Training (Men) - 50 euros

REEBOK RUNNING

A linha Reebok Running foi criada a pensar nos entusiastas do Fitness que veem na corrida uma forma de entretenimento e que combinam com várias actividades. A nova colecção oferece produtos versáteis e com várias novidade técnicas.

T-shirt Reebok Running (Women) - 35 euros
Calças largas Reebok Running (Women) - 58 euros
Reebok One Cushion (Women)  - 100 euros

Nesta estação a Reebok continua a apostar nos sapatos de corrida One Series, um modelo revolucionário desenhado por zonas, para garantir uma fluidez nas três fases da passada. Outra das grandes apostas é a linha Delta, que inclui modelos que incorporam os últimos avanços tecnológicos do mercado desportivo.

Corta-ventos Reebok Running (Men) - 55 euros
Calções Reebok Running (Men)  - 40 euros
Reebok One Cushion (Men) - 100 euros


Reebok Studio


Os anos 80 converteram a Reebok na marca de referência do estilo aplicado ao desporto.Os seus produtos  e iconografia transformaram a Reebok na marca de excelência, definindo a forma de viver o exercício como parte do estilo de vida, algo que se prolongou até aos nossos dias.

Esta estação, a Rebook renova esta aposta através de peças cuidadas e funcionais que se adaptam perfeitamente ao movimento. Por um lado, temos as peças de Dança inspiradas nos bailes latinos: a colecção combina cores chamativas e pequenos detalhes com um design sensual e feminino: e, por outro lado os modelos de Yoga com peças comódas e funcionais.

Desta linha fazem ainda parte os modelos da colecção de Aeróbica: peças que combinam comodidade e técnica em cores estampados frescos e divertidos. A principal novidade desta estação são as peças desenhadas para praticar Spinning. Esta é uma das modalidades com mais seguidores no ginásio, para a qual a Reebok oferece peças muito técnicas com os tecidos mais adequados para conjugar movimento, resistência e respirabilidade.

Top para aeróbica de Reebok Studio (Women) - 24 euros
Calça para aeróbica de Reebok Studio (Women) - 38 euros
Reebok Dance Urtempo Mid (Women) - 80 euros


REEBOK CROSSFIT


Para a modalidade mais exigente do Fitness, são necessáios os melhores produtos. Criada por CrossFitters para Crossfitters, esta colecção evolui de estação em estação, adaptando-se ás exigências da modalidade.

A principal novidade é a evolução do modelo de calçado Crossfit Nano, versão 3.0, que melhora as suas perfomances sapatando-se às necessidades de quem pratica esta actividade. A Reebok apresenta ainda uma colecção de roupa maior, mais técnica e cok novos estampados como o camuflado.


T-shirt Reebok Crossfit (Men) - 43 euros
Reebok Crossfit Nano 3.0 (Men) - 110 euros

A Reebok Internacional, com sede em canton, Massachusetts (USA) é uma das empresas líder a nível mundial no design, comercialização e distribuição de calçado, peças e equipamento desportivo, de fitness e casual. Subsidiária do Grupo Adidas.